Figado apresenta acentuado aumento difuso da sua ecogenicidade, esteatose hepatica acentuada. Com esse

3 respostas
Figado apresenta acentuado aumento difuso da sua ecogenicidade, esteatose hepatica acentuada. Com esse resultado é necessário realizar biopsia? Uma vez que já tive problema de figado?
Complementando o que o Dr. Rafael Kahwage já explicou muito bem, nos casos de esteatose hepática é importante determinar a causa do problema. Além da associação com excesso de peso, distúrbios do colesterol e diabetes, a esteatose pode acontecer por outras causas, como ingestão de bebidas alcoólicas, hepatites virais, medicações (como amiodarona e corticóides por exemplo) e outras doenças hepáticas mais raras. Como você citou que já teve problema de fígado, pode haver relação entre esse problema e a esteatose.
Sobre a biópsia, ela realmente pode ser necessária para saber o estágio da doença e também na dúvida diagnóstica, sendo indicada especialmente quando há suspeita que a esteatose esteja causando inflamação e fibrose no fígado (doença conhecida como esteato-hepatite não-alcoólica e que pode levar a complicações mais graves, como cirrose e tumor de fígado).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A esteatose hepática ou "gordura no fígado" é encontrada muito frequentemente após a realização de ultra-sonografias de abdômen por diversos motivos. É um problema muito comum atualmente devido aos nossos hábitos modernos de alimentação, e também ao sedentarismo, que levam ao excesso de peso, distúrbios no colesterol, diabetes e à "gordura no fígado".
A biópsia hepática somente é realizada pensando-se na "gordura no fígado" em alguns casos, quando há dúvida na doença ou necessidade de classificação do "estágio" da doença no fígado.
Há a necessidade de melhor avaliação e acompanhamento por um médico especialista no assunto que pode ser um endocrinologista ou gastroenterologista ou hepatologista.
Concordo com a opinião do Dr. Rafael Kahwage e Rafael Ximenes. Só para acrescentar, vale apena realizar uma avaliação nutricional, uma alimentação adequada ajuda a melhorar a qualidade de vida.

Especialistas

Cecília Gonçalves

Cecília Gonçalves

Nutricionista

Rio de Janeiro

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Bárbara Sant'Ana

Bárbara Sant'Ana

Nutricionista

Blumenau

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Luciano Flores Fernandes

Luciano Flores Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Maria

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 210 perguntas sobre Fígado gorduroso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.