Fico incomodada com qualquer coisa que saia dos planos a muitos anos. Isso atrapalha o meu cotidiano

13 respostas
Fico incomodada com qualquer coisa que saia dos planos a muitos anos. Isso atrapalha o meu cotidiano. Diagnosticada com TAG, tem haver?
A relação com a imprevisibilidade faz bastante sentido em casos de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Esse transtorno pode fazer com que situações inesperadas ou fora do planejado gerem um desconforto intenso, pois a ansiedade frequentemente busca previsibilidade e controle como uma forma de “segurança”. Quando algo foge dos planos, essa sensação de falta de controle pode ativar os sintomas de ansiedade e gerar o incômodo que você mencionou. A terapia pode ajudar a construir estratégias para lidar melhor com essas mudanças e fortalecer a aceitação da imprevisibilidade no cotidiano.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, sua dificuldade em lidar com mudanças inesperadas pode estar relacionada ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Pessoas com TAG frequentemente sentem uma necessidade de controle e podem ficar mais ansiosas quando as coisas não saem como planejado. Essa preocupação constante pode interferir no dia a dia, tornando situações comuns mais estressantes.

Trabalhar em estratégias de enfrentamento e flexibilidade pode ser útil. Se sentir que isso está afetando muito sua vida, considere buscar a orientação de um profissional. Estou aqui se precisar de mais apoio ou quiser conversar sobre isso!
Olá! Sim, geralmente os sintomas ansiosos surgem da tentativa de manter o controle, ter o planejamento de todas as situações que estão ao redor, esse esforço se presentifica muito nos pensamentos que aparecem como forma de mapear as possibilidades, mas gera sofrimento, diante disso, caso esteja enfrentando essa dificuldade aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e investigação para essa questão. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Pode-se dizer que sim, esse incômodo tem relação com o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Pessoas com TAG tem uma tendência a experimentarem uma sensação de insegurança ou incerteza com relação ao futuro, o que pode tornar difícil lidar com mudanças ou situações inesperadas. Isso ocorre porque o TAG envolve uma tendência a ter uma preocupação excessiva, e essa preocupação pode levar a um desejo forte de controlar as coisas para minimizar a possibilidade de que algum tipo de imprevisto aconteça. Esse mecanismo de tentar controlar tudo pode causar um impacto no cotidiano, uma vez que nem sempre conseguimos prever ou planejar cada detalhe da nossa vida. A psicoterapia pode ajudar a trabalhar esses sentimentos e, aos poucos, desenvolver estratégias para lidar melhor com as incertezas e flexibilizar a forma como lida com as situações fora do teu controle.
Olá! Pode sim ter relação! Muitos pacientes com TAG relatam isso, geralmente sentem que estão “perdendo o controle” das coisas, e apresentando aumento da ansiedade.
Olá! Sim, o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) pode estar relacionado ao seu desconforto com mudanças nos planos. Pessoas com TAG frequentemente sentem uma preocupação excessiva e, às vezes, desproporcional sobre várias situações, o que pode incluir um desconforto intenso com qualquer alteração de seus planos. Esse nível de rigidez e a dificuldade em lidar com imprevistos podem realmente impactar o cotidiano e aumentar o seu estresse e a ansiedade. Trabalhar com um psicólogo pode te ajudar a desenvolver estratégias para lidar com essas situações de maneira mais flexível, reduzindo o impacto da ansiedade na sua vida diária. Espero que tenha te ajudado! Conte comigo caso queria conversar sobre o assunto, fico à disposição!
Sim, esse incômodo com mudanças de planos pode estar diretamente relacionado ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Pessoas com TAG geralmente têm uma necessidade de controle e uma dificuldade maior em lidar com incertezas e imprevistos. Esse transtorno faz com que a mente antecipe preocupações e imagine cenários negativos, o que pode fazer alterações na rotina ou nos planos especialmente desafiadores.

Uma abordagem que costuma ajudar é aprender a flexibilizar os pensamentos e desenvolver estratégias para enfrentar imprevistos com menos ansiedade. Terapias como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) são eficazes para TAG, ajudando a reduzir a sensibilidade às mudanças e a melhorar a capacidade de adaptação no dia a dia.
Querido paciente, lembrando que TAG, O transtorno de ansiedade generalizada é comum, afetando cerca de 3% da população. A prevalência é duas vezes mais alta em mulheres do que em homens. A doença começa mais comumente na idade adulta, mas pode começar em qualquer idade. TAG normalmente tem um curso crônico e muitas vezes está associado a incapacidade funcional significativa e diminuição da qualidade de vida. Por isso é muito provavel que esse sintoma tenha sim relacao com a TAG.
Sim, faz sentido! A TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) pode realmente estar ligada a essa sensação de incômodo quando algo sai do planejado. Isso acontece porque a ansiedade tende a buscar controle e previsibilidade para aliviar o desconforto. Na TCC, trabalhamos estratégias para entender essa relação e também para lidar com a flexibilidade e o inesperado de forma mais leve.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Sim... pessoas com TAG tem muita preocupação - A preocupação é uma cadeia de pensamentos duradouros, repetitivos e incontroláveis que se concentram principalmente na incerteza de algum futuro desfecho negativo ou ameaçador e na qual a pessoa ensaia diversas formas de resolver o problema, mas não consegue reduzir a sensação elevada de incerteza sobre a possível ameaça. Por isso, tem a necessidade de controlar, planejar tudo, como forma de reduzir sua preocupação e ansiedade. E quando não saem como planejaram, tendem a ficar muito frustradas e ansiosas. Se sofre, procure ajuda. A psicoterapia poderá ajudar com técnicas apropriadas para reduzir sua ansiedade e aprender a lidar com sua frustração quando algo não sair como planejou. Procure ajuda!
Olá!
Pode ser relacionado, sim, pois a ansiedade pode aumentar com o que sai do controle, consequentemente, com o que sai dos planos ou mudanças não planejadas. Porém, com acompanhamento terapêutico, isso pode ser olhado com mais cuidado para que você consiga criar recursos para lidar com isso.
Fique bem! Qualquer coisa estou por aqui
Pode ter ligação sim, às vezes pessoas com ansiedade ficam conectadas com o futuro, querem antecipar os eventos e acontecimentos e tendem a querer controlar as coisas.
Boa noite! Sim, pode haver relação entre esse incômodo com mudanças nos planos e o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada, embora seja importante avaliar outros fatores para entender melhor o que está acontecendo.
Pessoas com TAG frequentemente apresentam uma necessidade de controle e uma preocupação excessiva com situações futuras, o que pode fazer com que mudanças inesperadas gerem desconforto, estresse ou até mesmo sensação de incapacidade de lidar com a situação, percebe essas características?

Esse comportamento pode ser explicado pelo fato de que o TAG muitas vezes está associado a pensamentos automáticos negativos e um medo intenso de que algo "saia errado". Quando algo foge ao planejado, pode ativar esse sistema de alerta exagerado, levando ao incômodo e dificultando a adaptação a novas circunstâncias.

No entanto, é importante também considerar outras possibilidades, como traços de personalidade mais rígidos ou até características de outros transtornos que podem coexistir, como Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou Transtorno de Personalidade. A melhor forma de compreender essa relação é discutindo com o profissional que acompanhe seu caso, pois ele pode ajudar a identificar os gatilhos e propor estratégias terapêuticas que ajudem a lidar melhor com imprevistos no dia a dia.

A boa notícia é que, com psicoterapia, especialmente abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é possível trabalhar esses padrões de pensamento e comportamento, ajudando você a se sentir mais tranquila e flexível diante de situações inesperadas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.