Feito a cirurgia de RTU o problema pode retornar Ou não?

2 respostas
Feito a cirurgia de RTU o problema pode retornar Ou não?
Olá, tudo bem? A cirurgia de RTU de próstata, pelo que entendi da pergunta, é segura e eficaz se bem indicada - com efeitos duradouros, até 10-15 anos. Em próstatas maiores pode sim acontecer de os sintomas retornarem mais precocemente, por tecido residual.
Algumas complicações frequentes também podem gerar sintomas, como a estenose de uretra ou de colo vesical.
Te recomendo sentar com seu urologista, analisar o melhor tratamento para o seu caso e esclarecer todos os riscos e benefícios de cada método!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ressecção transuretral da próstata (RTU de próstata) é um procedimento comum para tratar sintomas de hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição não cancerosa em que a próstata aumenta de tamanho e causa dificuldades urinárias.
Mesmo após a RTU de próstata, os sintomas podem retornar em alguns casos.
A recorrência dos sintomas varia de acordo com o indivíduo e a extensão do crescimento prostático após a cirurgia. Estudos indicam que cerca de 10-15% dos homens podem necessitar de uma nova intervenção cirúrgica dentro de 10 anos após a RTU.
Para minimizar o risco de recorrência, é importante seguir as orientações médicas pós-operatórias, realizar check-ups regulares e adotar hábitos de vida saudáveis. Se você tiver sintomas persistentes ou recorrentes após a RTU de próstata, consulte seu urologista para uma avaliação adequada e opções de tratamento adicionais

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Pyridium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.