Fazia uso do Efexor 300 mg dia, meu psiquiatra está fazendo a retirada. Já estou só com 150 mg dia,

3 respostas
Fazia uso do Efexor 300 mg dia, meu psiquiatra está fazendo a retirada. Já estou só com 150 mg dia, mas tenho sentido muita sonolência pela manhã! Seria isso síndrome de abstinência? Obrigada!
Boa tarde,
é importante você comentar esse sintoma com o seu psiquiatra.
A sonolência diurna pode ser um sinal de que o quadro piorou com a redução da medicação.
É necessário segui avaliando com o seu médico e observar.
Atenciosamente,
Renata Carvalho.

A sonolência tanto pode ser um sintoma da retirada como pode ser sinal de que está havendo um recrudescimento da depressão com a redução da dose. Quando isso acontece normalmente a orientação é voltar para a dose anterior em que ainda estava sem sintomas e continuar a retirada de forma mais lenta e gradual. Discuta o assunto com seu médico para juntos encontrarem qual a melhor conduta a seguir no seu caso em particular.
Letargia e fadiga podem ser sintomas de retirada, embora não sejam os mais comuns na prática. A síndrome de retirada em geral começa entre 2 a 4 dias da interrupção da medicação ou diminuição da dose, e tende a durar não mais do que 2-3 semanas. No seu caso, a sonolência pode ser tanto sintoma de retirada quanto piora do transtorno psiquiátrico, embora isto dependa também de qual diagnóstico foi feito em seu caso e com que objetivo a medicação foi prescrita. Você tem a opção de esperar algumas semanas e ver se isso se resolve, sempre informando seu psiquiatra sobre a evolução dos sintomas e buscando atendimento se houver piora.

Um sintoma mais comum da síndrome de retirada/descontinuação é insônia - se o seu padrão de sono piorou, seja com insônia inicial (dificuldade para dormir), intermediária/de manutenção (acordar várias vezes à noite), ou terminal (acordar antes do horário planejado e não conseguir voltar a dormir) você vai ter um sono não reparador e se sentirá mais cansado e sonolento nas primeiras horas do dia.

Importante atentar que para muitas pessoas a venlafaxina tem um efeito ativador, isto é, pode dar mais energia e disposição, e com a retirada ou diminuição da medicação isto pode desaparecer.

Finalmente, embora seja controverso na literatura, eu não me referiria a estes sintomas como abstinência, mas sim como sintomas de retirada/descontinuação, pois os antidepressivos não causam adição/dependência química. Essa distinção, na minha opinião, é importante para que as pessoas não fiquem com a impressão de que os antidepressivos viciam.