Fazia o uso de venlafaxina e então descobri que estou grávida e interrompi o uso assim que soube. Já

2 respostas
Fazia o uso de venlafaxina e então descobri que estou grávida e interrompi o uso assim que soube. Já estou fazendo o uso do q me foi recomendado no caso de engravidar, mas esse uso do venlafaxina antes de eu descobrir, pode ter feito algum mal para o bebê?
Existe esta possibilidade, mas não há como prever. A incidência de malformações é bastante baixa, porém real. Vai depender do tempo que usou durante a gravidez (que desconhecia), da dose e de fatores individuais que não é possível calcular. Mas, de qualquer forma, agora o dado já está lançado, não fique se martirizando. Daqui para a frente tome todas as condutas seguras, vá ao obstetra com regularidade e, quando a criança nascer, ela deverá ter um bom neonatalogista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A verdade é que até hoje não houve um estudo consistente em que os antidepressivos estão relacionados à malformações ou algum outro dano. Estudos preliminares mais antigos disseram que sim, mas hoje j
já surgiram novos estudos (melhores) indicando que provavelmente não. Ou seja, os estudos são até hoje inconsistentes e cada vez mais se demonstra que talvez não faça mal. Mas o que sabemos que é consistente é que depressão materna na gestação está ligada a maiores chances de aborto espontâneo, baixo peso ao nascer, maior chance de nascer pequeno para a idade gestacional entre outros. Logo, deve se pesar o risco e benefício do uso de antidepressivos. Ou seja, dependerá da gravidade do quadro provavelmente. Em relação ao que tem maior evidencia de prejudicar o bebê é a paroxetina, clomipramina e mais recentemente foi visto a fluoxetina. A venlafaxina entra como terceira linha de tratamento de depressão na gestação, e não possui riscos consistentes de maiores problemas gestacionais.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1091 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.