Fazer exames de audiometria em crianças pequenas pode ser prejudicial? Ou seja, é um exame que se feito

4 respostas
Fazer exames de audiometria em crianças pequenas pode ser prejudicial? Ou seja, é um exame que se feito com certa periodicidade, pode causar algum malefício?
Olá!
A Audiometria é um exame simples, indolor e sem nenhuma contra-indicação. Não há nenhuma publicação que aponte algum grau de risco ou prejuízo para pacientes que fazem o exame com freqüência.
No entanto, precisa ser avaliado o motivo das repetições. Existem exames mais "detalhados" e eficientes para um diagnóstico auditivo.
Converse com seu especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada (o) internauta,
a audiometria é um exame com riscos desprezíveis em relação a audição em si. Existem alguns tipos de hipersensibilidades auditivas ("hiperacusia", por exemplo) que a realização de "parte da audiometria" pode gerar desconforto considerável na criança portadora dessa doença. Ela tem muita sensibilidade a sons de leve-moderado volume e por isso o incômodo com a audio. Isso pode ser identificado pelo médico numa boa anamnese (história do paciente) e é bem mais raro de se encontrar. Além disso, a criança muito pequena nem sempre responde de maneira adequada numa primeira tentativa e a audiometria precisa ser repetida. Em outros casos ainda, diferentes tipos de exames de audição podem ser solicitados para confirmação dos limiares que a criança ouve. A criança é um ser particular e precisamos entrar em seu mundo com muito cuidado e extrema gentileza. Procure o seu "médico otorrinolaringologista" e discuta isso com ele. Não fique com medo. Boa sorte.
Olá amigo,
o exame de audiometria é simples e básico, não é capaz de ocasionar a perda auditiva porque o que se mede é o limiar da audição, isto é, o mínimo que uma pessoa escuta. Porém, deve-se avaliar a necessidade de periodicidade desse exame. Existem fatores hereditários para a perda (familiares com problemas de audição)? A criança tem dificuldades de ouvir ou a dificuldade é de focar a atenção? Existem inflamações de ouvido recorrentes? Pode ser que outros exames de audição sejam mais efetivos e completos para se ter um diagnostico, porém se a periodicidade é devido a outros fatores, como por exemplo, renovação de matrícula na escola, não vejo problemas.
O exame de audiometria não trás prejuízos a audição pois o que se avalia são limiares auditivos. O que precisa ser analisado é o motivo das realizações para que haja uma conduta adequada para cada caso. Um diálogo com seu especialista é importante.

Especialistas

Renata Medrado

Renata Medrado

Otorrino

Campo Grande

Agendar uma visita
André Torreão Machado

André Torreão Machado

Otorrino

São Paulo

Audiometria .

Audiometria .

Técnico em radiologia

Nossa Senhora Do Socorro

Agendar uma visita
Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 134 perguntas sobre Audiometria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.