Faz tempo que não consigo me relacionar com homens, já namorei meninas mas sempre pareceu mais amizade.

9 respostas
Faz tempo que não consigo me relacionar com homens, já namorei meninas mas sempre pareceu mais amizade. Sinto atração por homens mas apenas sexual, parece que a figura masculina/machismo me repreende com isso só penso em mulheres, porém ao mesmo tempo sinto medo de assumir isso. O que pode ser?
É possível que esteja preso (a) em um conceito "certo" e "errado" cultural. A psicoterapia pode ajudar a olhar com mais curiosidade para seus desejos e fantasias e menos "repressão" e, tal fato, pode contribuir muito para a aceitação e com ela, experimentar uma melhora no seu modo de sentir e explorar sua sexualidade. Quando construimos um senso de aceitação de quem somos, vivemos com melhor qualidade de vida, pois fazemos melhores escolhas. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.

Sendo raso, parece que algo ai circula em torno dessa questão que "Repreende", sobre também o "Machismo", e de modo geral sobre a representação da figura masculina sobre sua vida (levando em conta o pouco que disse). Provavelmente sua história como sujeito construiu sentidos que fizeram você lidar com essa questão tal como lida hoje, não sendo algo "inexplicável". Novamente, sendo raso com esse comentário, sendo necessário saber mais. O ponto é você explorar justamente porque isso acontece e o que faz com que você não lide de outra forma. Saber que quer algo diferente já é um passo, mas é preciso investir energia para explorar essa questão e permitir que apareça como que um leque de reflexões. Permita se explorar. A psicoterapia pela psicanálise poderá lhe oferecer oportunidades de reflexão. Procure por um bom profissional.
Atenciosamente, Leandro Winter.
Olá, sinto pelas suas palavras que você se sente confusa e angustiada com questões de sua sexualidade. É muito importante que você faça psicoterapia para poder se conhecer melhor e poder ter uma vida que lhe satisfaça.
Olá! Através de nossas histórias de vida únicas e do fato de que somos construídos em um ambiente social, aprendemos várias regras/crenças que vão aos poucos moldando nossa visão sobre o masculino e o feminino. Às vezes, adquirimos esses conceitos através de instruções verbais diretas, por exemplo, quando nossos pais nos dizem como devemos ou não pensar sobre um determinado tema. Às vezes, esses conceitos são apreendidos através da simples observação. Outras vezes, nós mesmos construímos esses conceitos através de conclusões que tiramos sobre aquilo que vemos. Cada pessoa constrói seu modo de ver a si mesma e aos outros de maneira muito singular e esse conjunto de percepções costuma apresentar tanto visões realistas, como também distorcidas sobre a realidade. Através do processo de psicoterapia, o psicoterapeuta irá ajudar você a fazer as modificações necessárias, para que você possa fazer melhores escolhas em sua vida. Outros processos de psicoterapia também são aplicados. Boa sorte!
Olá,
Nossa sexualidade não se resume em generalizações como: hetero, homossexuais, ou bisexual, somos sujeitos muito complexis para tal. Iniciar uma análise com psicólogo orientado pela psicanálise te ajudará a compreender a gênese dos seus questionamentos e a maneira como vc se relaciona.
Abraços
Olá! Pelo que relatou há uma dualidade entre o afeto com mulheres e o desejo sexual por homens. Precisa entender sua história e os conceitos e sentimentos que foi construindo frente à estas duas figuras (Homem e Mulher). Como já foi orientado pelos colegas, o ideal é que procure um profissional na sua região para que o acompanhe e então possa entender o que de fato está "por trás" destes desejos e fantasias, pois somente "se entendendo" será capaz de abrir a possibilidade para lidar com seus medos, desejos e fantasias.
Abraço!
Psicóloga Cristina Leandro
Ao relatar essas dificuldades quanto ao seu objeto de desejo sexual ,os homens, assim como o de amor romântico, as mulheres, você já apresenta uma hipótese de porque o seu interesse pelos homens se limita a isso, o machismo, assim como o porquê não se interessa mais pelas mulheres, a questão de falta de desejo, sendo algo mais próximo a uma amizade. Além disso, tem o medo de assumir isso, provavelmente devido a algum tipo de repreensão externa. Ao meu ver alguns passos no seu processo de autoconhecimento já foram dados e merecem ser reconhecidos e valorizados. Para continuar esse processo recomendo a ajuda de um profissional, se possível um psicólogo psicanalista.
Procure essas questões para poder vivenciar a vertente do seu desejo sem culpas. Um Psicanálise pode lhe auditar com o esclarecimento dessas questões. Procure um profissional na sua região.
Eu gostaria de entender qual é a questão que de fato te preocupa. Parecem haver diversas inquietações e uma grande confusão entre seu desejo, suas frustrações e regras sociais externas. Inicialmente, você demonstra um desejo de se relacionar com homens, mas uma impossibilidade de realizar isso, mas termina demonstrando uma insatisfação por ser incapaz de assumir o seu amor por mulheres. Qual o real objeto de seu desejo? Homens? Mulheres? Os dois? O que te faz não ir atrás do seu real desejo? Convenções sociais? Crenças pessoais? Essas e outras questões serão respondidas por vc mesma ao longo de uma análise. Portanto, mediante tantas inquietações, eu apenas posso aconselhar que procure um analista de qualidade.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Letícia Pedroso Anelo

Letícia Pedroso Anelo

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 124 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.