Faz mas de ano que eu tomo sertralina, hoje tá 6 dias que parei por conta própria, não aguento mais

17 respostas
Faz mas de ano que eu tomo sertralina, hoje tá 6 dias que parei por conta própria, não aguento mais tomar essa medicação, tô sentindo muito tremores, ansiedade e fico chorando do nada, será se vai passar com decorrer dos dias.
Olá, eu entendo sua resistencia a tomar a medicação, mas qualquer medicação psi tem que ser descontinuada com auxilio médico. Veja a medicação equilibra a quimica cerebral, a descontinuidade rapida pode bagunçar tudo, mas a sertralina fica no organismo ainda por um tempo. Não sei se é efeito da descontinuidade ou nao, também nao sei o motivo pelo qual vc toma a medicação. Alguns tratamentos sao a longo prazo e depende da cronicidade do quadro. Retorne ao médico e converse com ele. Veja, nao sei se vc faz psicoterapia mas ela pode ajudar e muito a superar mais rapidamente as dificuldades em conjunto com a medicação. Enquanto a medicação altera a quimica cerebral aumentando a disponibilidade de neurotransmissores no cerebro, a psicoterapia faz novas conecções entre os neurônios o que permite novas aprendizagens de como lidar com as situações e pensamentos. Temos que entender que a depressao, ansiedade, etc, nao sao problemas emocionais, sao alteraçoes organicas, que vem de uma genetica, mais ambiente, mais personalidade e que forma um conjunto final. Assim como um diabetico toma insulina, alguem que tem um transtorno psiquiatrico pode precisar da medicação. Ai voce pode questionar... Mas eu vou ter que tomar isso para sempre? Ou sou obrigada a tomar a medicaçào... depende... cada caso é um caso, mas nao acredito que somente a medicação resolva, ela melhora sua quimica e vc se sente bem, mas se nao muda a forma de encarar a vida e os pensamentos, isso pode alterar novamente a quimica cerebral. A historia do ovo e da galinha. O melhor dos mundos é combinar psicoterapia e medicaçao. Aconselho você a retornar no medico e explicar suas angustias e sua necessidade, ele vai entender e se for o caso ajudar a descontinuar a medicaçao, mas voce corre o risco de que os sintomas voltem... A psicoterapia pode te ajudar muito nesse processo também. Espero que dê tudo certo pra voce e se tiver alguma duvida pode perguntar. Abraço.

Olá! Sempre converse com o seu médico antes de parar de tomar seus medicamentos. Só ele poderá lhe ajudar com remédios.

Recomendo que paralelamente faça terapia para compreender quais são as questões por trás disso.

A Terapia Integral Sistêmica pode ajudar com esta insegurança. A Hipnoterapia Integral Sistêmica é a integração de várias abordagens terapêuticas para diferentes tratamentos, seja de patologias ou mesmo de problemas psicossomáticos com intuito de lhe trazer o equilíbrio físico, mental e emocional.
Seria importante que você retornasse no seu médico e explicasse as reações que está sentindo ao tomar esta medicação. Assim ele poderá trocar a medicação.
Outra alternativa seria procurar um terapeuta que irá junto com você entender o que está acontecendo e lhe mostrará caminhos para melhorar sua qualidade de vida. Se precisar estou à disposição para lhe ajudar!
Não se pode parar a medicação por conta própria e bruscamente. Se você não se sente bem com a medicação, converse com seu médico, peça para trocar, ou tente o tratamento com homeopatia e terapia alternativa, além de Psicoterapia.
Você pode complementar seu tratamento com terapia integrativa para identificar as causas dos sintomas atuais. Muitos dos nossos sintomas têm origem emocional. Após identificada a causa o seu médico poderá reduzir a medicação gradativamente até que você não precise mais.
Há riscos de complicar seu quadro com a suspensão do medicamento sem orientação do seu médico.
Primeiro passo para a melhora da saúde é encontrar profissionais de saúde em quem você confia e com quem marque consultas para que o tratamento seja feito de modo comprometido e discutido em conjunto para sanar dúvidas e traçar caminhos. A psicoterapia pode ajudar.
Olá. Cada corpo age de uma maneira diante do uso da substância e também com relação a interrupção da mesma. Mesmo para parar um medicamento deve ser feita a consult com o profissional especialista para orientação de como proceder. O ideal é que agente uma consulta com médico psiquiatra para acompanhamento do desmame do medicamento por que cada remédio possui uma maneira diferente de se proceder na interrupção.
O tratamento medicamentoso somente seu médico poderá lhe recomendar a suspensão ou alterar a posologia do mesmo. Parar de uma forma súbita, como você relatou, gera bastantes efeitos adversos.
Para questões emocionais como Ansiedade, depressão entre outras, é muito importante aliar o tratamento medicamentoso com a Terapia para tratar as causas e gatilhos associados.
A hipnoterapia trabalha com esse foco, onde usando a hipnose como uma ferramenta para auxiliar a terapia, se chega de forma rápida as causas, possibilitando um trabalho direto na raiz do problema, o que geralmente tem resultados bastante efetivos.
Esse tipo de problema muitas das vezes esta associado à questões emocionais. Te recomendo buscar um médico especializado para verificar sua química, e se principalmente tiver ansiedade, medos bloqueios ou traumas busque um terapeuta com a abordagem de preferência com a hipnose clínica que é um método rápido e científico. Hoje em dia existem técnicas mais eficientes que vão reprogramar a sua mente e ressignificar traumas do passado associados à depressão.

Vale a pena também pesquisar se sua vitamina D, B12 e saúde do intestino estão em dia. Caso estejam busque acompanhamento psicológico pois assim irá eliminar esse problema de vez. Recomendo a hipnose clinica pois é científica e possui 93% de taxa de sucesso em apenas 6 sessões em média
Olá! Todo medicamento prescrito e de uso contínuo deve ter acompanhamento médico para a suspensão do mesmo. O que você está sentindo são sintomas relacionados a falta que o remédio está fazendo em seu organismo. Entre em contato com seu médico e relate sobre seus sintomas e do seu desejo de descontinuar a medicação. Ele poderá lhe ajudar e também lhe tranquilizar sobre o processo de interromper o uso da medicação.
Ao interromper o uso de um medicamento como a sertralina, é comum que possa surgir os efeitos colaterais, como os que você está relatando, como tremores, ansiedade e choro. Isso é conhecido como síndrome de abstinência, e pode ocorrer quando o medicamento é interrompido abruptamente.

É importante lembrar que a sertralina e outros medicamentos antidepressivos devem ser interrompidos gradualmente, com a supervisão de um médico. Se você parou de tomar a sertralina por conta própria, é importante consultar um médico o mais breve possível, para que ele possa avaliar sua condição e recomendar a melhor forma de interromper o medicamento.

Os sintomas de abstinência podem variar de pessoa para pessoa e podem durar por um período de tempo variável. Se você estiver sentindo sintomas graves ou se preocupa com sua saúde, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Em geral, os sintomas costumam desaparecer em alguns dias ou semanas, mas em alguns casos podem durar mais tempo. Se você estiver preocupado com os sintomas que está experimentando, é importante falar com seu médico para obter orientações e apoio.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Quando se decide parar de tomar remédios se faz necessário realizar o desmame, pois, o corpo está acostumado com a droga e se para de repente o efeito é como o de abstinência. Seria interessante procurar ajuda de um profissional naturopata ou que trabalhe com fitoterapia para auxiliá-la com as ervas medicinais naturais para serem aplicadas de acordo com seu caso. Espero ter ajudado. Abraços
Recomendo fortemente que você volte ao seu médico especialista para que possa ser avaliada sua condição atual e estabelecida uma estratégia para que você realize o desmame por indicação médica. Dado esse passo, procure uma terapia complementar para auxiliar você a retomar o controle de sua saúde mental, é possível com profissionais qualificados através de atendimento personalizado.
É importante enfatizar que a interrupção de qualquer medicamento antidepressivo, como a sertralina, deve ser feita sob orientação médica, e não por conta própria. Uma interrupção abrupta dos antidepressivos pode levar a sintomas de abstinência e piorar os sintomas originais de ansiedade e depressão.

Os sintomas que você está experimentando, como tremores, ansiedade e choro fácil, podem ser efeitos da interrupção da sertralina. Esses sintomas geralmente são temporários e tendem a diminuir com o tempo. No entanto, a intensidade e a duração dos sintomas de abstinência podem variar de pessoa para pessoa.

É fundamental que você entre em contato com seu médico imediatamente para discutir sua decisão de interromper a medicação e receber orientações sobre como proceder. Se for necessário parar de tomar sertralina, o médico pode sugerir um plano de desmame gradual para minimizar os sintomas de abstinência.

Além disso, é importante discutir seus sentimentos e preocupações com o médico, pois eles podem ser indicativos de sua condição subjacente de ansiedade ou depressão. O médico poderá ajustar o tratamento ou oferecer outras opções terapêuticas adequadas para o seu caso. Não hesite em procurar ajuda profissional para garantir que você receba o suporte adequado para sua saúde mental.

Olá!! nunca pare sem fazer desmame indicado pelo seu médico, é perigoso, a naturopatia pode te ajudar muito nessa questão, estou a disposição, sem mais fique com Deus!!!!
Não se deve interromper medicamentos controlados abruptamente, pois pode haver piora do quadro, como você mesmo está relatando.

Procure o médico prescritor, informe seu descontentamento com a medicação, verifique se há outra medicação alternativa para o seu caso e converse sobre um planejamento de acompanhamento integrado, visando a não dependência medicamentosa através de acompanhamento nutricional e psicológico.
Ola, ha chance do seu organismo se recuperar sim, de qualquer forma podemos iniciar o reprocessamento emocional para encontrar a raiz do problema.