Faz. 8 anos q tomo sertralina,faz1 mês q deixei de tomar sem orientaçao medica ,to sentindo dores de

1 respostas
Fazem 8 anos que tomo sertralina e há 1 mês deixei de tomar sem orientação médica, porém estou sentindo dores de cabeça e ansiedade , pode ser abstinência da medição? O mais adequado é voltar a medicação ou procurar um médico?
Bem, primeiramente sempre é bom lembrar e ter em mente que NENHUM MEDICAMENTO DEVE SER SUSPENSO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA, sendo essa um prática muito perigosa e que, não raramente, tem consequências graves. A suspensão abrupta dos antidepressivos como a Sertralina pode ter como consequência sintomas de retirada, que são parecidos com os de abstinência, incluindo dor de cabeça, náuseas, tonturas, mal-estar geral, distúrbios de consciência, palpitações, ansiedade, etc. Os antidepressivos devem ser retirados sempre gradativamente e sob orientação do psiquiatra, não apenas para evitar esses sintomas de retirada, que podem ser muito desagradáveis, como também para prevenir uma recaída no quadro anterior de ansiedade ou depressão que motivou o início do tratamento, sendo que o quadro de recaída causado por suspensão abrupta pode ser até mais grave que o quadro inicial, podendo, entre outras coisas, em alguns casos, vir acompanhado de ideação suicida, que pode até mesmo levar o paciente a, eventualmente, fazer uma tentativa de suicídio ou até mesmo chegar a ter sucesso nisso. Portanto, fazer a retirada por conta própria é sempre algo muito perigoso e que pode ter consequências graves. No seu caso sugiro que volte a usar a medicação em dose baixa, pode ser 1/2 cp de 50 mg, e procure imediatamente um psiquiatra para acompanhar a retirada de modo a prevenir essas consequências. A interrupção precoce e não orientada do tratamento é a principal causa de agravamento dos transtornos de ansiedade e depressão ou qualquer outro transtorno mental. O principal objetivo do tratamento, além da melhora do quadro inicial é o de prevenção de recaídas, pois a cada recaída o quadro tende a se agravar e a se tornar crônico, podendo levar inclusive a uma situação em que a doença não responde mais adequadamente aos medicamentos, fazendo com que tenham de ser usadas doses mais altas ou à necessidade de se associar dois um mais fármacos diferentes para lograr o controle dos sintomas.