Faz 6 meses que meu médico pediu pra encerrar o tratamento com as 10mg de Paroxetina que tomei por 1

9 respostas
Faz 6 meses que meu médico pediu pra encerrar o tratamento com as 10mg de Paroxetina que tomei por 1 ano mas não consigo parar! Sinto muito mal. Tem como dividir no meio pra parar mais lentamente?
O "desmame", da medicação é feito gradativamente. Verifique com seu médico qual a melhor forma de diminuir a medicação.
Mas imagino que se ele indicou a retirada, você ja está em remissão dos sintomas . Se nao consegue parar, devem discutir oi que esra acontecendo com o prognóstico do quadro.
Grande abraço
Rita costa, psicóloga

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As 10 mg é uma dose bastante baixa. Converse com ele sobre a dificuldade de encerrar: efeitos colaterais?, abstinência? Insegurança? Creio que um psicoterapeuta poderá auxilia-lo nesse desmame, analisando pensamentos e crenças distorcidas e negativas que o dificultam a viver sem a medicação. Procure ajuda de um psicólogo e explique tudo que sente.
Bom dia. Embora a dose de 10 mg da paroxetina seja baixa, voce pode, sim, dividir o comprimido ao meio antes de suspender a medicacao completamente, ok. Grande abraco.
Conversa com o seu médio sobre os sintomas que vem apresentando e solicite um encaminhamento para um psicólogo, pois, nesse momento que chamamos de "desmame" você precisa de acompanhamento psicológico para a retirada da medicação.
Olá, converse com seu médico sobre isso. Diga tudo o que você está sentindo e pergunte como fazer essa retirada de uma maneira melhor para você. Procure também um psicólogo. Uma psicoterapia vai te ajudar a entender os motivos de você estar assim. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços.
Olá! Terapia EMDR tem um alto índice de sucesso para transtornos de ansiedade. Abraço!
Olá, a resposta para sua pergunta é sim, vc pode cortar a dose aí meio para fazer o desmame da medicação. Se vc já tem um psiquiatra e gosta dele, não deixe de conversar com ele sobre esses sintomas e sobre a diminuição da dosagem. Caso não goste ou não confie nele (a), procure um outro com quem vc se sinta à vontade para falar o que sente. Vc e seu médico tem que ser parceiros em qualquer tratamento.
Espero ter ajudado
Olá! Quando se faz uso por muito tempo de um certo medicamento, deve haver o "desmame". Isso significa que a retirada deve ser aos poucos, com uma dosagem menor do que atual para que o organismo não sinta essa retirada abrupta. Como você toma 10mg e é uma dosagem baixa, também deveria ser retirado o medicamento aos poucos. Quando você relata que "não consegue", tem também toda questão psicológica que também faz parte.

Converse com seu psiquiatra sobre seu receio e se poderia ser retirado aos poucos.


Quem acompanhou seu tratamento é o seu médico e só ele poderá checar se você poderá manter se com essa dosagem baixa por um bom tempo sem retirar por completo ou se dividindo o medicamento poderá auxiliá lo na retirada. Será que houve retirada bem gradativa? Verifique com o seu médico!

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.