Faz 6 meses que fiz artrodese da lombar L4 L5, um dos pinos quebrou por uma suposta pseudoartrose, médico

3 respostas
Faz 6 meses que fiz artrodese da lombar L4 L5, um dos pinos quebrou por uma suposta pseudoartrose, médico diz necessário nova cirurgia. Há o mesmo risco disso acontecer novamente ? A cirurgia é mais simples ou mais complicada?
A suposta pseudoartrose, devido a micro movimentação ou movimentação cíclica no local da cirurgia ( artrodese L4-5), sobrecarregou o sistemas de fixação (hastes e parafusos), "fadigando" ou "estressando" esse sistema ocorrendo a fratura do implante (exemplo de um clips - onde você fica entortando até ele quebrar). Os riscos de uma revisão são os mesmo de uma cirurgia de coluna acrescido de um chance maior de infecção e sangramento, além de poder ser mais demorada e complicada, pelo fato de ser uma revisão, onde já existe tecido fibrotico e cicatricial. O risco de nova falha do material existe também.
Uma consulta com especialista em cirurgia de coluna ou seu médico assistente é necessário para
Maiores esclarecimento e definição .
Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
6 meses não é um tempo muito longo. Pode ser uma pseudartrose (não fusão da artrodese) ou simplesmente o parafuso ter quebrado porque não foi feita a artrodese.
Muitas pessoas pensam que parafuso é artrodese; na realidade se não for colocado enxerto ósseo, o parafuso pode quebrar.
Outra causa para a quebra é a qualidade do material (da resistência dele).
Se vc sente dor ou há instabilidade o certo é reoperar, trocar o material e revisar a artrodese (ver se está ou não consolidada). Se não há muitos sintomas precisa ser bem conversado com o seu médico. A 2a cirurgia é sempre mais difícil que a primeira por conta da fibrose (cicatriz).
A fratura do sistema de fixação provavelmente ocorreu por conta de paeudoartrose, que pode ser definido como uma movimentação que não deveria existir. Nestes casos, deve ser avaliada a cirurgia para real fixação do segmento da coluna. Converse com o médico responsável pelo procedimento e esclareça todas as dúvidas.

Especialistas

Adenilson Lopes

Adenilson Lopes

Neurocirurgião, Especialista em dor

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Agendar uma visita
Thiago Gomes Barbosa

Thiago Gomes Barbosa

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 477 perguntas sobre Artrodese da coluna lombar por via anterior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.