Faz 5 dias que parei de toma sertralina é tô tendo tontura é enjou, isso pode ser por causa do medic

22 respostas
Faz 5 dias que parei de toma sertralina é tô tendo tontura é enjou, isso pode ser por causa do medicamento que não estou tomando?
Olá! É possível sim, pois seu organismo estava acostumado com uma medicação e, assim como algumas podem provocar reações na adaptação do início do uso, na retirada pode ocorrer o mesmo. Converse com o médico que receitou a medicação para ele ver contigo uma retirada gradual. Por enquanto, evite dirigir ou operar máquinas/equipamentos até a tontura e mal estar passarem. Um abraço, psicóloga Natália K.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Um medicamento psiquiátrico precisa de acompanhamento e orientação para sua retirada para que tais efeitos relatados sejam minimizados. Sugiro que busque um médico psiquiatra para maiores orientações.
Olá! A retirada da medicação é um momento importante que pode sim causar reações. A primeira pergunta importante é se a retirada da medicação está sendo feita com acompanhamento médico. Caso a resposta seja não, a orientação imediata é que busque um médico, pois retirar medicação deve de forma gradual. Num segundo momento, após resolvida a questão da medicação, é indicado dar início a um acompanhamento com psicóloga para poder buscar alternativas para lidar com as emoções, pensamentos e comportamentos indesejados. Me coloco a disposição caso você queira mais esclarecimentos ou queira dar início ao tratamento.
Olá, toda medicação que será interrompida, muitas vezes é necessário o "desmame", ideal seria entrar em contato com seu médico para que ele possa orientar você da melhor maneira.
Abraço.
Esses medicamentos (da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina) e todos os outros medicamentos que são fornecido por receituários controlados só podem ser começados ou retirados com prévio conhecimento e prescrição do médico. Pois dependendo da dosagem, a retirada da medicação é feita ao longo de semanas ou meses gradualmente, para minimizar tais efeitos. Na sua pergunta, você não diz o porquê parou o medicamento e qual a dosagem que usava...de todo modo recomendo fortemente que você entre em contato com seu médico, porque esses efeitos da retirada podem permanecer por vários dias, podendo lhe causar sofrimento.
Não é indicado interromper a medicação sem orientação médica e nem fazer o uso de medicamentos para ansiedade ou depressão sem fazer psicoterapia com psicólogo! Sugiro que volte a o médico e converse sobre os efeitos físicos e procure ajuda psicológica.
Os sintomas podem ser devido a ansiedade (em ter deixado de tomar o medicamento) ou até mesmo reações da falta dele no organismo. Quem saberá te informar melhor sobre isso é seu médico. Na sua questão , você não mencionou se parou por conta própria ou se está fazendo o "desmame clínico" com orientação do seu psiquiatra. De qualquer forma, reporte os sintomas para seu médico.
Você relata que faz 5 dias que parou de tomar a medicação? Por orientação de quem você começou a tomar e por orientação de quem você parou de tomar? Foi pelo seu médico? Te recomendo urgentemente procurar um médico para uma melhor análise da sua situação.
Olá ! Início e suspensão de medicamentos apenas devem ser realizadas com orientação médica. E, lembre-se, medicação é parte da estratégia de cuidado. Tratar traumas e dores em psicoterapia é primordial. Um grande abraço!
Olá! Respondendo a sua pergunta, pode sim. Nosso corpo é um universo químico que ao introduzir uma medicação precisa se acostumar, e não devemos desistir nessa etapa de adaptação quando ocorrem reações leves, é apenas uma fase de adaptação química. Quando alcançamos o objetivo (efeito desejado com a medicação) não devemos parar, simplesmente por 'achar' que estamos curados. Tudo deve ser cuidadosamente causado com muita responsabilidade e a mesma seriedade que precisa em um cuidado com a mente. No desmame (fase em que se reduz e deixa o uso da medicação com acompanhamento médico) é fundamental que a orientação médica ocorra para que não tenha prejuízos nem corra riscos de voltar para a 'estaca zero' do tratamento. Outro aspecto é que organismo se acostuma, sim e algumas medicações têm impactos no estômago podendo causar sintomas como estes. Mas sugiro que além de ir ao médico psiquiatra, que faça exames para descartar outras possibilidades, acredito que é melhor ter certeza do que está ocorrendo. Espero ter ajudado, e me coloco a disposição! Abraços!
olá! Pode ser efeito da retirada da medicação. Você retirou a medicação por conta própria? Retirou de forma gradual? Sugiro que procure seu médico psiquiatra para avaliar e ajudá-la nesse momento.
Olá, pode ser sim. Início e retirada de medicamento sempre pode causar efeitos colaterais. Busque seu médico novamente, o ideal é passar por diminuição aos poucos, chamado de "desmame", para reduzir os impactos. O acompanhamento psicológico deve te ajudar nesse processo!
Olá! Um dos problemas atuais da retirada das medicações antidepressivas, é o efeito de descontinuação (ou abstinência) da medicação, que pode demorar algum tempo para passar. É importante que a retirada da medicação seja gradual, para evitar efeitos colaterais. A descontinuação medicamentosa ocorre ao longo de algumas semanas. Para tais efeitos indesejáveis, sugiro que a retirada da Sertralina, seja acompanhada e orientada pelo seu médico. Desse modo, ele irá avaliar durante e após a retirada para perceber como se mantém sem a medicação, se há a presença de recaída, rebote ou abstinência ou se é possível manter a retirada. A Psicoterapia também pode te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite. Abraço!
Olá!
É possível sim. Seria muito importante seguir as orientações do médico que prescreveu a medicação e falar para ele sobre estes sintomas.
Um abraço!
Boa tarde. Muito provavelmente seja, mas mesmo assim retorne ao seu médico para melhores orientações. Atenciosamente
Olá! Pode sim, o desmame pode causar efeitos colaterais, por isso a importância do acompanhamento do médico psiquiatra. Um abraço!
Olá é possível, a interrupção da medicação deve ser feita com a acompanhamento. Este cuidado e importante pois o psicólogo irá acompanhar possíveis alterações de humor e reações fisiológicas.
Olá, você interrompeu o medicamento sob orientação médica? Você pode estar tendo efeitos de abstinência à substância, não se deve interromper de uma hora para a outra o medicamento, é necessário um desmame. Procure seu médico e peça uma orientação.
Olá. Você não colocou, mas a retirada foi feita por orientação de seu psiquiatra? Se não, o adequado é que você esteja falando com ele, pois a retirada tende a ocorrer de forma gradativa justamente para que você não sinta mal estar. Minha sugestão é que você esteja falando com o psiquiatra. Um forte abraço e melhoras.
Olá! É impressindivel que a retirada do medicamento seja acompanhada por um médico psiquiatra. Além dos sintomas colaterais, você pode estar retirando em momento indevido. Também há riscos de recaída caso oque causou o início do tratamento precise mais tempo. Consulte um médico da área e veja se não precisa algo intermediário. Tente iniciar psicoterapia de manutenção com psicólogo para revisão também.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, toda medicação deve ser efetivada com o conhecimento de um médico e a retirada da medicação também precisa ser feita pelo médico, que muitas vezes vai diminuir a medicação ate sua total retirada. Nunca se deve tomar medicação por conta própria, nem parar seu uso sem o conhecimento de seu médico, pois isso pode ser muito prejudicial a sua saúde. Procure seu médico e converse com ele sobre o que esta acontecendo. Cuide-se. Abraço.
Olá, boa tarde. É muito importante que você busque o seu médico para saber ao certo o que está acontecendo, não se deve parar um medicamento sem orientação médica. Cada corpo reage de uma forma diferente e não consigo te dar um diagnóstico somente com essas informações.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2676 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.