Faz 2 meses que eu tomo ritalina, faz uma semana que comecei com tratamento da sertralina + ritalina

2 respostas
Faz 2 meses que eu tomo ritalina, faz uma semana que comecei com tratamento da sertralina + ritalina, só que nesse período que eu estou tomando sertralina eu senti uma piora no tdah , isso teria alguma relação ou seria o período da adaptação?
Em alguns casos, o aumento da atividade serotoninérgica pelo uso de inibidores seletivos de recaptura de serotonina, como a sertralina, pode levar a uma diminuição da atividade dopaminérgica, em algumas regiões do cérebro e, eventualmente, isto poderia levar a dificuldades cognitivas. Mas, não é um efeito frequente e, além disto, a sertralina é levemente dopaminérgica, o que diminuiria ainda mais estes riscos. Pioras dos sintomas de TDAH são mais frequentemente decorrente de outros fatores, como transtornos psiquiátricos associados (você deve ter algum, já que foi prescrito com sertralina), habituação do organismo ao efeito do metilfenidato, levando a necessidade de aumento da dose e fatores contextuais como, por exemplo, sono insuficiente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Um dos efeitos adversos possíveis nos primeiros dias ou semanas após a introdução da sertralina é um aumento transitório da ansiedade. A ansiedade sabidamente pode causar problemas de concentração, então essa é uma possibilidade para explicar o ocorrido. Caso seja mesmo essa a causa, esses efeitos tendem a melhorar com o passar das semanas, mas outras possibilidades também devem ser consideradas. Recomendo ter uma reavaliação psiquiátrica.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2677 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.