Fatores de risco para a doença de Alzheimer como a insônia crônica e a depressão, são fatores de ris

2 respostas
Fatores de risco para a doença de Alzheimer como a insônia crônica e a depressão, são fatores de risco para a doença antes dos 50 anos em sua forma precoce, ou após os 60 anos?
Olá, prazer!
A Doença de Alzheimer tem uma fisiopatologia complexa e, assim como outros quadros demenciais, tem fatores de risco que não podemos modificar (como os genéticos, por exemplo), e fatores de risco modificáveis, como os deficits sensoriais (audição e visão), o tabagismo, o sedentarismo, os transtornos do humor, entre outros. Sabemos que esses fatores de risco são maléficos não só para a Doença de Alzheimer, mas para diversas outras doenças. Quanto ao Alzheimer, podem estar ligadas às duas causas, porém se sabe que o Alzheimer na forma precoce tem uma carga genética, ou seja, tem nos fatores de risco genéticos algo bastante importante em termos de fator de risco, estando mais ligada a essa questão.
Caso haja alguma queixa de memória ou outras duvidas, recomendo que procure um médico para uma consulta, para que possam ser investigados possiveis quadros existentes e sanadas todas as dúvidas.

Olá! A insônia crônica e a depressão são fatores de risco para a doença de Alzheimer, mas costumam estar mais associados à forma que aparece após os 60 anos. A forma precoce, que surge antes dos 50 anos, geralmente tem uma relação maior com fatores genéticos. Ainda assim, tanto a insônia quanto a depressão são condições que precisam de atenção, pois podem impactar a saúde do cérebro a longo prazo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!