Farei um agulhamento seguido de uma setorectomia para retirada de microcalcoficacoes agrupadas. Li que

3 respostas
Farei um agulhamento seguido de uma setorectomia para retirada de microcalcoficacoes agrupadas. Li que o mais indicado seria a mamotomia, porém como não tem onde moro, foi optado então, este procedimento. Minha dúvida é, qual a chance (porcentagem) de acusar um falso negativo? Muito obrigada.
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça todas as suas dúvidas antes da cirurgia.
A biópsia excisional estereotaxica guiada por mamografia e a mamotomia são formas de avaliar as calcificações suspeitas. A biópsia estereotaxica tem que ser realizada em centro cirúrgico sob anestesia locorregional ou geral, gera uma cicatriz maior e a recuperação é mais demorada. No entanto, esta biópsia retira toda lesão e todas as calcificações e o falso negativo é pouco provável.
A mamotomia pode ser realizada ambulatorialmente, com anestesia local, com minima cicatriz, com rápido retorno as atividades habituais e rápida recuperação. Na mamotomia, a lesão pode não ser totalmente retirada. É deixado um clip metálico para a marcação do local da biópsia, se necessidade de abordagem posterior.
Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! No caso de setorectomia com agulhamento (estereotaxia), as chances de falso negativo dependem de vários fatores, como por exemplo o tamanho da lesão, o volume mamário retirado, o tipo de lesão no exame anatomo-patológico... ou seja, não existe um percentual fixo e pré estabelecido, depende de cada situação.
Espero ter ajudado!
Abraço
Concordo com os colegas, mas tenho ressalvas.
A Mamotomia é uma marca registrada da Johnson e Hohnson) ( o nome correto é punção à vacuo. sempre será um procedimento diagnóstico, mas se der benigno, nada precisa fazer. Se der positivo precisa abrir e fazer uma resseção ampla, por isso se coloca um clip de titânio, como marcador para a o centro da lesão. Lembrem-se que este clip pode migrar até 2.5cm e confundir o cirurgião que for fazer a ressecção.
Nas ressecções guiadas por estereotaxia, coloca uma agulha guiada pela Mamografia, bem como no ROLL (método com medicina nuclear) são eficazes.No primeiro método precisa retirar um segmento maior e precisa ser bem agulhada. O ROLL é mais caro e menos disponível. Alcides Santos

Especialistas

Lays Aline Appolinario

Lays Aline Appolinario

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Santo André

Alice Tonak

Alice Tonak

Ginecologista

São Paulo

Graziela Couto de Carvalho

Graziela Couto de Carvalho

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Letícia Quinane

Letícia Quinane

Oncologista

Rio de Janeiro

Lais Helena Dumbra Toloni dos Santos

Lais Helena Dumbra Toloni dos Santos

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Débora Azevedo

Débora Azevedo

Oncologista

Salvador

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 236 perguntas sobre Câncer de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.