Falo constantemente sozinha, e às vezes sem nem perceber. Isso é normal?? Passo muito tempo sozinha,

16 respostas
Falo constantemente sozinha, e às vezes sem nem perceber. Isso é normal?? Passo muito tempo sozinha, tanto na escola quanto em casa ou em qualquer outro lugar.
obs.: tenho 15 anos.
Olá, espero que esteja bem!
Então é difícil responder a sua pergunta só com base nessa informação; precisamos entender desde quando você tem percebido isso? É desde a infância ou é mais recente? Você acredita que possui outros sintomas, como ansiedade ou algum tipo de medo/fobia? Enfim, compreender toda a sua história e as relações familiares. Por isso de início se faz necessário uma avaliação psicológica mais detalhada para criar uma linha de entendimento e possível diagnóstico.
Hoje você está em um período delicado que é a adolescência e seria muito importante buscar a ajuda de um profissional; caso queira conversar, fico à sua disposição.

Olá, espero que esteja bem. Talvez o fato de falar sozinha seja pelo simples motivo de querer se ouvir, de ter a percepção do que está fazendo ou querendo dizer pra si mesma.
Já o fato de passar muito tempo sozinha pode ser uma fase que você esteja vivenciando muito comum na adolescência onde o adolescente fica mais introspectivo ou então pode ser alguma questão social que precisa ser tratada.
Aconselho buscar a ajuda de um profissional da psicologia para entender melhor tudo isso.
Estou à disposição.
Oi! falar sozinha pode ser um forma de mecanismo de defesa pq vc disse que passa muito tempo sozinha. Entenda que todos falamos sozinhos, mas o mais comum é falar sem emitir sons, tipo só com pensamentos. Esse seu comportamento te trás sofrimento? Se sim, não se sinta mais sozinha. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! É comum falar sozinha ou, como o famoso provérbio: "falar para com os seus botões", por apontar para uma reflexão, um pensamento ou até mesmo uma tomada de decisão interna. Entretanto, se você vem percebendo que esse comportamento tem apresentado algum prejuízo, atrapalhando sua rotina, com impacto significativo em sua vida, principalmente no meio social, seria um bom momento para você procurar por uma ajuda profissional, sendo a Psicoterapia um importante recurso. Espero ter contribuído de alguma forma.
Olá! Falar sozinha, por si só, não é um problema, é algo natural, afinal nossa maior companhia somos nós mesmos. Te convido a tentar se perceber o porquê o falar sozinha vem te incomodando, como é esse incômodo e se você consegue nomeá-lo. Você disse que passa muito tempo sozinha, onde mais isso está te incomodando e como você percebe esse tempo só? Como é para você ficar tanto tempo sozinha? Reflita um pouco e se sentir necessidade procure ajuda! Fica bem.
Olá. Tudo depende do contexto em que isso acontece. É necessário fazer uma avaliação com um especialista em primeiro lugar. Todos nós temos diversos traços de personalidade, reagimos a diversas experiências de maneira única e peculiar, mas isso não nos classifica como pessoas fora dos padrões normais. Falar sozinha pode ser apenas uma forma de se expressar, pelo fato de se sentir sozinha e necessitar falar. Ressalto que o seu incômodo com este fato deve ser resolvido. Indico que faça terapia para desenvolver o autoconhecimento o que torna a vida mais leve.
A verdade é que todo mundo algumas vezes fala sozinho. Mas o importante é entender os motivos pelos quais você faz isso. É por solidão? Você se sente sozinha e acaba falando consigo mesma? E se é, por que essa solidão ocorre? Na escola, em casa. Não é possível ter amigos? Você tende a se isolar? Isso te traz sofrimento?
Creio que são perguntas importantes a se fazer e certamente penso que vc poderia ser ajudada por um psicólogo em um psicoterapia individual.
Olá! É normal falarmos sozinhos, até porque não estamos na companhia de alguém 24 horas por dia. O que precisa levar em conta é o início deste comportamento, se fica muito tempo sozinha por decisão própria, ou porque não tem relacionamentos interpessoais, amigos, familiares com quem possa conversar. Se esta situação está trazendo sofrimento sugiro que busque um psicólogo para avaliação e possível psicoterapia, que é um trabalho de autoconhecimento e poderá ajudá-la com estas questões e outras que podem se manifestar. Sou especialista em saúde mental e atuo com adolescentes. Fico à disposição. Abraços.
Olá, digamos que sim, que é normal, mas ao me ver, isso lhe incomoda. Digamos, que falar sozinha, pode ser uma forma que você encontrou para te fazer companhia, já que você citou que passa muito tempo sozinha. Estamos sempre pensando, algumas vezes externamos esses pensamentos, mas vamos deixar para lá, o padrão "normal ou anormal", seria muito interessante você compreender através da análise, porque isso ocorre com frequência, e porque isso te chama atenção. Através do autoconhecimento, podemos entender melhor esse comportamento.

Espero ter ajudado.
Abraços!
Olá! Julgar oque é normal é complexo, o que pode ser normal para uma pessoa pode não ser para outra. Óbvio que não podemos banalizar as coisas e achar que sempre tá tudo bem! Creio que isso esteja te incomodando, nesse caso seria bom investigar em um ambiente de terapia, você iria se autoconhecer, expor suas preocupações e teria o acolhimento de sua queixa com um profissional. Agende uma consulta.Estou à disposição!
Olá! Muitas vezes, quando nos percebemos falando sozinhos, estamos, na verdade, pensando em voz alta – aberta ou privadamente. Isso se torna ainda mais comum quando passamos grande parte do nosso dia a sós, isolados do convívio social. Contudo, talvez seja bacana observar que quando uma pessoa fala, ela reflete melhor. De algum modo, ela organiza de maneira otimizada os pensamentos, o que ajuda em sua tomada de decisão. Nesse sentido, as palavras servem como guia ou como ponderação para comportamentos futuros. Além disso, falar também auxilia na memória e na expressão das emoções. Que bom!
Olá, tudo bem?
Você acha que isso é normal?
Conforme meus colegas explicaram acima, principalmente quando se é muito sozinho pode acontecer de refletir e pensar em voz alta. Seria essa a situação? Ou quando você fala em voz alta você está falando com outra pessoa (uma voz, etc.)?
De qualquer forma, o que mais me chamou a atenção na sua fala é a solidão da qual comenta. Nessa idade é importante ter amigos com quem você se identifica e com quem pode dividir suas questões. Gostaria de investigar isso mais afundo? Fico a disposição, grande abraço.
Depende. Se isso for somente você pensando em voz alta, então não tem problema. Agora se você considera como se fosse uma outra pessoa (ou pessoas) que conversam com você, como se fossem pensamentos de outras pessoas ou algo fora de você, então seria bem importante procurar ajuda médica.
Olá como vai?
Falar sozinha ocasionalmente, especialmente quando você está passando muito tempo sozinha, não é necessariamente incomum ou motivo de preocupação. Muitas pessoas, de todas as idades, falam sozinhas como forma de pensar em voz alta, organizar seus pensamentos, praticar conversas ou simplesmente expressar suas emoções.

Na sua idade, é especialmente comum que os adolescentes explorem diferentes maneiras de se expressar e compreender o mundo ao seu redor, e falar sozinho pode ser uma forma natural desse processo.

No entanto, se você estiver falando sozinha de forma excessiva ou se isso estiver interferindo nas suas atividades diárias, relacionamentos ou bem-estar emocional, pode ser útil explorar outras formas de expressão ou buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo . Ele pode ajudá-la a entender melhor suas necessidades emocionais e oferecer estratégias para lidar com qualquer ansiedade, solidão ou outras questões que possam estar contribuindo para o hábito de falar sozinha. Te desejo um feliz dia!!!

Olá! Antes de tudo, é importante refletirmos sobre o conceito de "normalidade". O que é normal e o que é patológico? nos últimos anos, a mudança nos critérios diagnósticos e o efeito disso no pensamento comum afetou nossa percepção do que é normal e de como devemos nos agir (para alcançar essa normalidade).
Isto posto, podemos investigar partindo de dois fatores: contexto e impacto. Essa fala atrapalha seu dia-a-dia? Há quanto tempo e em que momentos ela ocorre? À primeira vista me parece algo corriqueiro e comum à maioria das pessoas, falamos em voz alta para organizar nossos pensamentos. Porém, se isso é algo que te incomoda, procure um(a) psicólogo(a) para falar sobre em uma psicoterapia individual. Lá você vai explorar a fundo questões que podem estar implicadas (é relacionado ao fato de estar muito tempo sozinha? e etc.).
Olá! Saiba que é comum as pessoas falarem sozinhas. Em algumas etapas da vida tendemos a ter mais esse comportamento e em outras isso não é percebido, mas isso varia de pessoa pra pessoa. Algumas costumar falar e outras não. Creio que o importante nesse caso é você avaliar se o comportamento de falar sozinho está afetando sua vida e prejudicando de alguma forma ou se esse falar sozinho é um mecanismo de defesa, pois como você informou acaba ficando muito tempo só e o falar sozinha acaba sendo para ter uma companhia, mesmo que seja idealizada. O fato de estar sozinha quase sempre é algo que você percebe que influencia negativamente? Seja qual for a situação é importante que você observe se isso te traz sofrimento e qual a intensidade desse desconforto. Caso perceba que a dor está muito intensa sugiro que busque ajuda profissional, pois com o auxílio de um psicoterapeuta você terá acesso a essas respostas que te fiz e poderá desenvolver estratégias para lidar com essa situação.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!