Falar sozinho quando se sente mal (na maioria das vezes) e chorar é normal?

16 respostas
Falar sozinho quando se sente mal (na maioria das vezes) e chorar é normal?
Várias podem ser as reações das pessoas quando se sentem mal. Falar sozinho ou chorar são possíveis reações que podem surgir nessas situações. O importante é perceber a importância de cuidar de si, e a psicoterapia é uma das formas de auto-cuidado pois é por meio do processo psicoterapêutico, por exemplo, que pode-se falar sobre o que incomoda e trabalhar a percepção que se tem sobre essas situações, visando melhorar a qualidade de vida.

"Tudo é normal, o patológico é uma questão de grau". Falar sozinho e chorar são recursos normais e naturais, e até importante que os tenha. Porém, um choro muito frequente pode indicar que algo não está bem. Falar sozinho pode ser ótimo, mas será que você tem alguém para falar quando não quer falar sozinho? Ou pra te trazer um ponto de vista diferente do seu?
São algumas questões para se pensar sobre sua pergunta e que um processo terapêutico te ajudaria a aprofundar!
Se algo não está bem, procure ajuda =)
A tristeza é uma emoção importantíssima para a saúde mental. Existem muitos tabus envolvendo a expressão da tristeza na nossa sociedade. "Homem não chora", "chorar é demonstrar fraqueza", "se eu chorar vou incomodar o outro" são crenças que fazem com que as pessoas tenham essa relação de distanciamento com a tristeza. Falar sozinho e chorar podem ser formas saudáveis de expressar esse sentimento, porém, se são comportamentos muito frequentes é importante verificar se não está se sentindo muito sozinho(a) e se não seria interessante buscar psicoterapia!
Olá! Diversas reações são possíveis para diversos sentimentos, o sentir-se mal pode sim desencadear o falar sozinho e chorar, o importante é atentar-se ao grau dessas ocorrências. Acredito ser importante também atentar-se ao que se é dito durante esses momentos, um acompanhamento psicológico seria interessante para entender melhor o que está acontecendo e ajudá-lo a desenvolver mecanismos para lidar da melhor forma possível nesses momentos.
Tristeza e outros sentimentos, por mais desagradáveis que sejam, são experiências normais de serem sentidas. Elas sempre vem, naturalmente, acompanhadas de outras reações, como o choro, aceleração cardiaca, tremores. É uma forma do corpo reagir às diferentes circunstâncias e acontecimentos do mundo. Quando nos sentimos assim, tendemos a desenvolver padrões de comportamento para lidar com estas emoções. Estes padrões serão únicos para cada um, pois refletem a história de vida e subjetividade de cada pessoa. Conforme seu relato, parece que a sua maneira de reagir ao mal estar é falando sozinho. É compreensível essa dúvida de "é normal ou não agir assim?", pois nossa cultura tende a considerar a diferença algo indesejado ou patológico. Contudo, sua forma de manejo das suas emoções não precisa ser considerado anormal ou problemático desde que não cause efeitos nocivos para o seu bem estar e pessoas próximas. Caso seja difícil lidar com estas experiências sozinho, ou tenha interesse em compreender melhor o que está acontecendo, a terapia é um espaço justamente para isso. Espero que tenha ajudado. Abraços!
Oi, você deve estar preocupada com isso que vem ocorrendo com você. Esses comportamentos podem ser normais, pode ser uma maneira que lhe traga alívio para algum problema que vem acontecendo na sua vida. Porém, se estes comportamentos começaram a afetar o seu dia a dia e suas tarefas rotineiras, é necessário um olhar mais atento. Avaliar e observar isto com um psicólogo pode ser de grande importância, independente da intensidade destas conversas e deste choro. Cuidar de si nunca é demais.
Olá. Importante entender o que está te causando angústia, mais do que saber se suas reações estão normais ou não. Um processo de terapia pode te ajudar a compreender esse sofrimento, bem como a lidar com ele de forma melhor.
Procure um profissional de psicologia e avalie o que você está passando nesse momento da vida que está se sentindo mal e precisando falar sozinho. Aceite ajuda. Até mais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá!! São reações normais sim. O choro faz parte da nossa realidade desde pequenos para expressar nossos sentimentos. Falar sozinho é saudável, permite que escutemos a nós mesmos e assim ajudar a melhorar o que está angustiando. Mas se percebendo em qualquer situação na vida que cause desconforto, angustia e sofrimento é importante procurar ajuda profissional. A psicoterapia é um lugar de acolhimento, escuta e apoio.
Olá! Imagino que você se sinta só e angustiado(a), e talvez precise encontrar quem dê apoio às sua decisões. Conversar com outras pessoas faz com que se pense em opções antes não percebidas. Acolhimento pode ser de algum familiar ou amigo. Mas quando "o bicho pega"... aí é hora de procurar apoio profissional. Até, mais!
Sem dúvida é normal. Você está conversando consigo mesma, e isso é uma forma bastante saudável de se entender, de perceber o que está acontecendo com você e refletir. A reflexão é muito importante em nosso viver, pois torna claro nossos sentimentos, intenções, idéias e até conflitos. Mas se precisar de alguém para desabafar, refletir e se entender, procure um psicólogo. É a melhor coisa que uma pessoa pode fazer na vida, em qualquer etapa da vida, mas principalmente na juventude, para não ficar repetindo erros de comportamento.
Olá! Podemos e devemos expressar as nossas emoções. Existem várias formas de se fazer isso, desde que não impacte de forma negativa em ninguém. Vamos percebendo na prática o que funciona ou não, mas vale falar sozinho, conversar com alguém, chorar, escrever, contar até dez, respirar, caminhar, correr, etc. Enfim, precisamos experimentar e expressar as nossas emoções. O que não é saudável de fazer é suprimir ou evitar uma emoção. Espero ter ajudado! Um abraço!
Olá! Talvez seja interessante iniciar reforçando que todos os afetos são válidos e importantes – e merecem ser observados e acolhidos, pois nos fornecem pistas valiosas de como nos sentimos em determinada conjuntura. Contudo, para além disso, muitas vezes, quando nos percebemos falando sozinhos, diante das mais distintas emoções, estamos, na verdade, pensando em voz alta – aberta ou privadamente. Isso se torna ainda mais comum quando passamos grande parte do nosso dia a sós, isolados do convívio social. Assim, talvez seja bacana observar que quando uma pessoa fala, ela reflete melhor. De algum modo, ela organiza de maneira otimizada os pensamentos, o que ajuda em sua tomada de decisão. Nesse sentido, as palavras servem como guia ou como ponderação para comportamentos futuros. E, além disso, falar também auxilia na memória e na expressão das emoções mencionadas anteriormente. Entende? Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Olá. Normal sim. Mas o ideal é iniciar um tratamento para saber o motivo que te faz sentir-se tão mal e tentar eliminar ou, pelo menos, amenizar esse sofrimento.
Abraço.
Olá! É normal, pois cada pessoa tem um funcionamento e uma reação dependendo de suas necessidades.
Quando você se escuta, se percebe, e quando chora, está se permitindo expressar as emoções.
Falar sozinho e chorar quando você se sente mal é uma resposta humana comum e pode ser uma maneira de processar e lidar com emoções difíceis. Essas são formas naturais de expressar e enfrentar o que você está sentindo. Muitas pessoas recorrem a esses comportamentos como uma maneira de buscar conforto, clareza ou alívio em momentos de estresse ou tristeza.

Entendendo e Lidar com Esses Comportamentos
Falar Sozinho: Muitas pessoas falam consigo mesmas como uma forma de organizar pensamentos, refletir sobre situações ou processar emoções. Isso pode ser uma maneira saudável de lidar com o que está acontecendo.

Chorar: O choro é uma forma normal e saudável de expressar tristeza, frustração ou dor emocional. Pode ajudar a liberar tensão e permitir que você se sinta mais aliviado após uma liberação emocional.

Reconheça os Seus Sentimentos: É importante reconhecer e validar o que você está sentindo. Se esses comportamentos estão ajudando você a processar suas emoções, eles podem ser parte de um mecanismo de enfrentamento natural.

Procure Apoio se Necessário: Se você está percebendo que esses comportamentos estão interferindo em sua vida diária ou se você sente que precisa de apoio adicional, conversar com um psicólogo pode ser útil. Eles podem ajudar a explorar o que está por trás desses sentimentos e oferecer estratégias para gerenciar e lidar com suas emoções de maneira saudável.

Próximos Passos
Se você achar que esses sentimentos e comportamentos estão impactando seu bem-estar ou sua qualidade de vida, considerar uma sessão de psicoterapia online pode ser um excelente passo. Podemos explorar juntos suas emoções, entender melhor o que está acontecendo e desenvolver estratégias para lidar com isso de forma eficaz. Estou aqui para ajudar você a encontrar o apoio que precisa.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!