Fagofobia tem tratamento medicamentoso ou só psicoterapia? Já tentei psicoterapia mas não surtiu muito

28 respostas
Fagofobia tem tratamento medicamentoso ou só psicoterapia? Já tentei psicoterapia mas não surtiu muito efeito...
Olá! O importante seria fazer os dois tratamentos juntos, para conseguir lidar com os medos e ansiedades, sugiro que procure um profissional que trabalhe com a linha da terapia cognitivo comportamental. Fico a disposição!

Olá! Existem medicamentos que podem ajudar no alívio dos sintomas, isso é algo que você deve conversar com seu psiquiatra, mas mesmo com a utilização de medicamentos é importante a continuidade do tratamento psicoterapêutico.

Caso você tenha tentado a psicoterapia e não tenha se identificado com a linha, procure um terapeuta de outra linha, que talvez possa te ajudar mais. Algumas técnicas de TCC (terapia cognitivo comportamental) são extremamente eficazes em casos de fagofobia.

Espero ter ajudado!
Olá!
é importante entender as causas que te trazem esse sintoma.
A fagofobia é um medo excessivo de comer e engolir. A primeira providência é procurar um profissional especialista (gastro, otorrino e/ou fono) para verificar se há alguma alteração fisiológica.
Se você já investigou essas questões e não há alteração justificável, o diagnóstico pode ser psicológico e devem ser investigadas as causas desses sintomas.
Procure um bom profissional para auxiliá-lo na sua ansiedade e medos.
Fico à disposição.
Tratamento medicamentoso (se for necessário) junto com a terapia tem resultados muito bons!
Converse com um psiquiatra para tirar suas dúvidas sobre tratamentos e medicações.

Já sobre a psicoterapia, pode acontecer de não dar certo por vários motivos, e as vezes você pode não ter se identificado com o profissional, mas não desista. Ache um profissional que te passe segurança e faça você se sentir a vontade para falar sobre suas questões. Um bom vínculo pode fazer com que a terapia ajude muito.

Espero ter ajudado de alguma forma. Se precisar, estou a disposição!
Bom dia precisa dos dois tratamentos medicamentoso e psicoterapêutico, se já fez terapia e não surtiu os efeitos desejado mude de linha teórica as vezes uma se adéqua melhor a você que a outra não canse de procurar. Tem possibilidade de cura sim e/ou um maior autocontrole.
Não sei como está sendo seu tratamento , mas geralmente leva um tempo...
Att.
Eduardo
Boa tarde! É importante ressaltar que um processo analítico não é imediato, demanda um período significativo de tempo e investimento pessoal. Sugiro que, se possível, volte a investir em sua análise pessoal.
Com relação a medicação; não foi explicitado qual o profissional que fez o seu diagnóstico e como este lhe orientou porém, tratando de fagofobia, corre-se o risco de esbarrar na dificuldade para tomar qualquer medicação.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Prezado (a),
os sintomas relacionados à alimentação são bastante frequentes hoje em dia, como a fagofobia, a hiperfagia, a bulimia, dentre outros.
O acompanhamento psicoterapêutico muitas vezes se mostra eficaz, porque a partir dele é possível analisar os motivos causadores de tal sintoma. Entretanto, muitas das vezes precisa-se de tempo, de uma maior análise da sua questão, visto que muitos dos fatores etiológicos você ainda pode não saber, e isso só surge com uma investigação aprofundada. Além disso, pode haver outros fatores que pode criar resistência à terapia, como a não identificação ao terapeuta, à sua linha teórica, etc. Oriento que você dê prosseguimento à sua psicoterapia, e caso não se sinta à vontade com essa linha teórica ou terapeuta que você o comunique, passe sua opinião a ele, e se for o caso que mude de profissional.
Sobre a medicação, oriento que você procure um especialista da área para você tirar suas dúvidas, entretanto, na maioria dos casos os fatores etiológicos são psíquicos, tratados pelo psicólogo ou psicanalista.
Atenciosamente,
Renato Palma.
É necessário o acompanhamento com psiquiatra e psicólogo, a medicação vai tratar os sintomas, você se sentirá bem melhor, e até mesmo uma reposição química de neuro-hormônios, no entanto a causa é tratada por meio da psicoterapia. Sugiro que vc busque um outro profissional, pois talvez a abordagem não tenha ido de encontro com sua visão de homem/mundo.
É importante o acompanhamento dos dois psicoterapia e o uso de medicamentos .
Vale lembrar que o efeito do medicamento geralmente com meses e a psicoterapia se estiver disposto a mudança.
Olá! A fagofobia é uma condição psiquiátrica pelo medo de engasgar ao engolir alimentos ou comprimidos e até líquido. O indivíduo apresenta um estado de ansiedade importante que recusa se alimentar podendo ter prejuízos graves para saúde. O tratamento é multidisciplinar com o psiquiatra, psicóloga da terapia cognitiva comportamental (é o mais indicado) e um médico clínico caso a saúde do corpo já tenha comprometimento. Você deve ver o que faltou para que possas encontrar a ajuda que precisa. Busque os profissionais novamente que com certeza você vai conseguir a ajuda se persistir e fizer conforme as sugestões, recomendações dos profissionais da saúde. Busque profissionais que formem um vínculo empático com você. Procure profissionais que se interessem pelo caso e, trate essa patologia. Lembre-se que o desencadeador desses sintomas é um transtorno de ansiedade e que com uso de medicações (se necessário) e psicoterapia cognitiva comportamental com técnica de respiração e etc. você vai melhorar ou até mesmo ficar curada. Depende muito da sua perseverança, vontade e que invistas na psicoterapia (TCC) que age na causa e no uso das medicações conforme a orientação médica. Boa sorte!
O processo terapêutico, não depende apenas do profissional ser de excelência. É necessário que o paciente se entregue de fato ao tratamento. Existem muitas resistências por parte do paciente que impedem e/ou retardam a melhora. Portanto, não tenha medo, ou, vá com medo mesmo, mas, vá. E com certeza descobrirá o motivo de eleger essa fobia específica para te atrapalhar na vida. Boa Sorte!
Acho que não deveria desistir de fazer psicoterapia, porém, vejo a importância de um médico especialista vir avaliar seu caso, depois entrar com um medicamento para ajudar com este transtorno. Lembrando que um não se desvincula do outro, ambos caminham juntos para sua melhora.
Bom dia! Nos casos de fobias e ansiedade, indico procurar um psicólogo para avaliação. Algumas abordagens interessantes são EMDR, Brainspotting e Terapia cognitivo Comportamental, que têm base na neurociência, mas qualquer psicólogo poderá lhe ajudar nessa situação e melhorar sua qualidade de vida. Espero ter ajudado. Abs
A psicoterapia irá lhe ajudar com certeza. Por mais que tenha tido uma experiência com um profissional que talvez não deu certo, lhe aconselho a procurar outro. O profissional irá avaliar se precisará consultar um psiquiatra pra prescrição de medicamentos.
Já tentou Terapia EMDR?
Importante ajuda de um profissional especialista em fobias, para investigar quais os gatilhos que acionam os sintomas. Não desista da terapia, talvez não tenha se identificado com a abordagem do profissional.
Medicamentos psiquiátricos reduzem os sintomas, o que pode ser eficiente associado a contra-condicionamento e reestruturação cognitiva. Psicoterapia e psiquiatria são complementares e não há o que comparar. Busque um profissional que tenha a visão multidisciplinar e obtenha melhores resultados.
Olá, a psicoterapia cognitivo-comportamental é indicada para fobias e conheço várias pessoas que se beneficiaram nesse caso. Me coloco a disposição para trabalharmos e oriento que o o trabalho em rede é muito importante nessa situação. Cada caso é diferente, você pode levar mais ou menos tempo para conseguir alcançar seu objetivo. Construa um vínculo de confiança com seu psi, será importantíssimo para seu tratamento. Grande abraço, melhoras e boa sorte!
Existem causas e sintomas... As causas que te levaram à isto podem ser investigadas com o psicólogo mediante uma psicoterapia sim, até você sentir-se bem entendendo que isto não deve mais fazer parte de seu mundo... Já os sintomas são tratados com uso medicamentoso por um especialista na área médica minimizando os seus efeitos para uma melhor qualidade de vida.
Boa noite. A fagofobia pode ser tratada por equipe multidisciplinar: psicólogo, psiquiatra e nutricionista. Entendo que a tentativa de psicoterapia por si não parece ter surtido o resultado esperado, mas ainda assim vale a pena tentar novamente, pois é através dela que você terá o suporte psicológico para enfrentar os medos, se conhecer melhor e entender a origem e o que desencadeia os sintomas. Medicamentos são paliativos, vão te ajudar a enfrentar a situação e diminuir o sofrimento, mas não podem sozinhos agir na causa do sintoma, por isso a importância do trabalho em equipe multidisciplinar. Fico à disposição.
Olá, para o seu tratamento sugiro associar acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Hoje, a psicoterapia com maior nível de evidência científica para tratamento de quadros de fobias específicas é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Técnicas como: dessensibilização sistemática e exposição, entre outros, podem ser usados para buscar contribuir com a melhora do paciente. Espero ter ajudado!
O tratamento nestes casos tem que ser multidisciplinar, com medicamentos para aliviar os sintomas e psicólogo par tratar a parte comportamental. A Psicoterapia Cognitivo Comportamental tem mostrados resultados eficazes no enfrentamento de fobias. Pense nisso!
Olá, pode ser que a ansiedade pelo tratamento não está permitindo o vinculo com o profissional escolhido. Todas as abordagens tem ferramentas adequadas para te ajudar nessa situação em que se encontra, o importante é estar vinculado ao profissional e se permitir ao tratamento. Abraço fraterno!
Olá! O tratamento é combinado (medicamentoso e psicoterapia). Como é um processo, leva um certo tempo. A psicoterapia é um processo colaborativo de ambas as partes (envolve o comprometimento do terapeuta e do paciente) e se o vínculo não for bem estabelecido, o processo pode ficar prejudicado. De repente você pode tentar buscar outro profissional ou abordagem que se identifique mais. Vale a pena a tentar! Espero que fique bem! Um abraço!

Olá! A fagofobia, ou medo de engasgar ou de ter dificuldades para engolir alimentos ou líquidos, é uma condição que pode ser bastante incapacitante e afetar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com ela.
Os pacientes podem se beneficiar de uma abordagem centrada na psicoterapia, enquanto outros podem precisar de medicação para controlar os sintomas.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das abordagens psicoterapêuticas mais eficazes para tratar a fagofobia. A TCC envolve a identificação e a modificação de padrões de pensamento e comportamento disfuncionais que estão contribuindo para o medo de engasgar. Inclui técnicas de dessensibilização sistemática, exposição gradual a situações temidas e reestruturação cognitiva.
Alguns medicamentos, como os ansiolíticos e os antidepressivos, podem ser prescritos para ajudar a controlar a ansiedade e reduzir os sintomas.
É importante lembrar que o tratamento deve ser personalizado e levar em consideração as necessidades individuais de cada paciente. É recomendado que você converse com um profissional de saúde mental, que poderá avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado para você. Além disso, não se preocupe se a psicoterapia não surtiu efeito imediato, pois muitas vezes pode ser necessário um tempo para que os resultados sejam notados. Persistir no tratamento pode ser a chave para superar essa dificuldade. Sempre à disposição.
Ola, boa tarde! A A fagofobia é um medo excessivo de comer e engolir, e precisa ser investigado e tratado de forma multiprofissional. Necessário passar por um gastro para descartar quaisquer causas orgânicas, e sendo assim o tratamento passa a ser com psiquiatra e psicólogo, em conjunto.
Importante que você encontre um psicólogo que se sinta acolhido, que sinta confiança e se identifique para que o tratamento flua melhor.
Sou psicologa e me coloco a disposição para conhecer meu trabalho. @psiluanamarys
Converse com um psiquiatra para avaliar a necessidade de medicamentos. A decisão deve ser tomada em conjunto com profissionais de saúde mental, considerando suas necessidades específicas. Lembre-se de que a terapia é fundamental para tratar a fagofobia. A terapia cognitivo-comportamental (TCC), por exemplo, é altamente recomendada para ajudar a enfrentar e superar o medo de engolir ou comer. Caso necessite, estou aqui para ajudar;
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 50