Faço uso do desduo para depressão, e mesmo assim fico buscando a tristeza, mas ela não está lá, não

19 respostas
Faço uso do desduo para depressão, e mesmo assim fico buscando a tristeza, mas ela não está lá, não consigo chorar é angustiante. É normal? O que faço para tirar essa ansiedade e procura por esse sentimento?
Olá! Fale sobre isso em análise. O primeiro passo é encontrar um profissional que possa te escutar e acolher em suas angústias. Espero ter auxiliado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130

Olá. Bom, penso que seria muito importante conversar a respeito disso com seu psiquiatra para entender se é um efeito colateral da medicação ou se esse estado ansioso a que se refere está intensificado de alguma maneira e precisa de atenção também. Também acredito que seja importante falar a respeito disso em psicoterapia, você está fazendo acompanhamento com alguém? Talvez seja importante iniciar para entender melhor se há algum mecanismo de defesa psicoemocional acontecendo. Veja, algumas vezes, quando passamos por vivências traumatogênicas, podemos desenvolver comportamentos de autoproteção quando identificamos alguns estados emocionais como muito desestabilizantes. Nesses casos, podemos nos manter em estado de atenção e de alerta, que além de nos manter em estado crônico de estresse, também é um recurso de proteção psíquico. Antes de "eliminarmos" esse recurso emocional, o que pode ser perigoso e ameaçador, já que nos protege, seria importante desenvolver outros recursos de estabilização emocional para nos sentirmos capazes de acessar essas emoções que consideramos desestabilizadoras. Espero ter ajudado a pensar no assunto e estou a disposição se fizer sentido.
Olá! Considero importante levar essa questão para seu psiquiatra e seu psicólogo, caso ainda não esteja fazendo acompanhamento psicológico, aconselho buscar um profissional para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para esse sofrimento, possibilitando assim, entrar em contato com suas emoções e sentimentos, compreendê-los e encontrar saídas. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá. A medicação atual sobre a intensidade da emoção, mas não sobre os pensamentos que os causam. No contexto que você relatou, sugiro que procure um bom psicólogo para juntos encontrarem formas de se regular emocionalmente de forma satisfatória, e se for o caso, conseguir chorar.
É compreensível que você se sinta angustiado ao buscar a tristeza e não conseguir encontrá-la, especialmente enquanto faz uso de medicação para depressão, como o desvenlafaxina (Desduo). Essa experiência pode ser frustrante, pois às vezes, o que parece ser uma busca por tristeza é, na verdade, uma tentativa de se conectar com seus sentimentos ou de expressar emoções reprimidas.
Sentir-se desconectado de suas emoções, ou como se estivesse "procurando" por elas, pode ser um efeito da medicação ou uma parte do processo de lidar com a depressão e a ansiedade.
Para ajudar a lidar com essa ansiedade e a busca por sentimentos, pode ser útil conversar com um profissional. Ele pode ajustar seu tratamento ou sugerir estratégias de enfrentamento, como técnicas de mindfulness, exercícios de respiração, ou atividades que ajudem a reconectar você com suas emoções de maneira saudável. É importante continuar se cuidando e buscar formas de aliviar essa angústia com apoio profissional.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 175
Ola!

É comum que o uso de antidepressivos como o Desduo traga uma diminuição na intensidade das emoções, o que pode gerar uma sensação de vazio ou dificuldade em acessar sentimentos como a tristeza. Isso pode ser angustiante, especialmente quando você está acostumado a lidar com as emoções de uma maneira específica. Essa busca por um sentimento que não está mais presente pode ser reflexo da ansiedade, e é importante lembrar que não significa que você não está progredindo, mas sim que está vivendo uma nova fase emocional, que pode ser desconfortável.

Para lidar com essa ansiedade e a procura por sentimentos específicos, conversar com seu médico sobre suas experiências é fundamental, pois eles podem ajustar a dosagem ou avaliar a necessidade de mudanças. Além disso, buscar apoio psicológico pode ajudar a entender melhor esses sentimentos e desenvolver novas formas de lidar com o vazio emocional. Envolver-se em atividades que tragam prazer, mesmo que inicialmente não pareçam tão gratificantes, pode ajudar a reacender emoções positivas e trazer mais equilíbrio emocional. É importante lembrar que aceitar essas mudanças e permitir-se vivenciar essa nova fase faz parte do processo de cura, e não há problema em dar tempo ao tempo.

Espero que fique bem :)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Entendo o que pode estar sentindo. Os medicamentos para transtornos psiquiátricos a depender da dosagem e de como está sendo seu uso pode estar afetando a maneira que você sente suas emoções. Ao mesmo tempo que o medicamento pode ajudar a você lidar com o cotidiano e realizar as atividades diárias, se você estiver somente por acompanhamento medicamentoso ele pode não estar ajudando-o totalmente. Para casos como esse sempre busca-se recomendar você passar por um profissional psicólogo juntamente com o auxílio medicamentoso. Essas emoções são trabalhadas ao longo da terapia e abre espaço para você compreendê-las melhor e lidar com elas de uma maneira mais saudável. Se desejar, sou psicólogo e fico a disposição! Abraços, cuide-se! :)
Olá! É muito comum acontecer de, por exemplo, um paciente abandonar a análise/terapia quando começam a apresentar melhoras, justamente porque não querem se desprender da tristeza, da depressão ou do seu sintoma. Cada um tem o seu próprio motivo, mas alguns se prendem a esse sentimento porque é tudo o que conhecem, porque o sintoma os acompanhou durante toda a vida e não sabem ser sem ele. Outros se prendem a esse sentimento e sintoma porque gozam dele de alguma forma, tiram alguma satisfação da tristeza. Não precisa se sentir estranha ou anormal por isso, mas acho válido buscar entender, através da análise/terapia, qual é o seu próprio seu intuito ao buscar por esse sentimento, quais são as motivações, o que você pode estar ganhando com isso e que a impede de abrir mão dele. Caso queira conversar, fico à disposição!
Ola, bom dia!
Busque um profissional da Psicolgia, ele instrumentaliza-ra voce a curar-se da depressao!
Conte conosco!
Olá! O efeito de uma certa estabilização afetiva é esperado com o uso de medicações antidepressivas, podendo conter as reações emocionais a um nível mediano de expressão. Se você sente que esse efeito te incomoda converse com seu psiquiatra e também busque ajuda psicológica para procurar entender qual é a razão que motiva essa busca por uma tristeza que não está mais lá e qual é a função desse sentimento em sua vida. Estou à disposição!
Todo e qualquer medicamento para ansiedade ou depressão causa efeitos colaterais e mechem com a parte cognitiva mental do cérebro e é normal sentir incomodada em não conseguir sentir as emoções e ficar ansiosa. É importante falar isso para seu Psiquiatra para avaliar este medicamento ou a dosagem. Com a ajuda de um Psicólogo trabalhar este controle emocional e esta ansiedade.

Não tem como, simplesmente, remover esses sentimentos. Eles são apenas sinais de algumas experiências vividas e que precisam vir a tona para serem repensadas.
O processo terapêutico e de análise pode lhe ajudar a entrar em contato com essas emoções e sentimentos que "fogem" ou que não estão bem representados.
Nessa caso, um psicólogo(a) pode o auxiliar a nomear essas novas experiências e compreender essa angústia, dessa forma, dando corpo e um novo significado a elas.
Na psicanálise o sintoma é compreendido como uma forma do corpo/sujeito expressar algo que é desconhecido e que ainda não é possível ser elaborado ou colocado em palavras. No decurso da psicoterapia, o sujeito vai entrando em contato com esses significantes, e dessa forma, reelaborando esses sentimentos e experiências que desencadearam o quadro patológico atual, e dessa forma, obtendo a melhora da qualidade de vida. Espero ter ajudado, e, caso necessite, estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 130
Entendo como pode ser desconfortável lidar com os efeitos colaterais de medicamentos para ansiedade ou depressão. É comum que esses tratamentos afetem a parte cognitiva do cérebro, e muitas pessoas relatam sentir dificuldade em acessar suas emoções ou enfrentar aumento da ansiedade. A desvenlafaxina, por exemplo, pode causar sedação, o que pode influenciar ainda mais neste seu sentimento. Por isso, é muito importante ter acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Olá , muitas pessoas que estão em uso de algum antidepressivo relatam essa dificuldade de chorar mesmo que estejam angustiados. É importante avaliar se esse medicamento ( desvenlafaxina) está lhe deixando mais ansiosa, o que vejo acontecer com algumas pessoas que usam, converse com seu médico. E a psicoterapia também é de extrema importância nesse momento.
Olá, O princípio ativo de Desduo® age aumentando a disponibilidade de dois neurotransmissores (serotonina e noradrenalina, substâncias encontradas no cérebro). A falta desta substância pode causar a depressão. O uso de Desduo® ajuda a corrigir o desequilíbrio químico da serotonina e da noradrenalina no cérebro que é a causa bioquímica da depressão. Portanto esse medicamento não trata as questões psicológicas que dão origem a esse desequilíbrio químico que , aliás são mais intensos e contínuos que te dá
vontade de chorar mas não consegue pelo fato de estar medicada. NÃO PARE de tomar os medicamentos, mas use-os concomitantemente acompanhada por um psicólogo que te ajudará a neutralizar a causa dessa depressão.
Boa sorte!
Olá, sinto muito que esteja se sentindo "bloqueada" para expressar a sua tristeza, o choro é uma ótima forma de "por pra fora" nossas aflições, né? A forma de regulação do nosso corpo e da nossa psique podem ter feitos antagônicos, como esse que você relatou, como se houvesse uma desconexão entre o que você quer e o que você sente. Isso ocorre por uma multiplicidade de fatores que nos limita em responder a questão pela forma "causa e efeito". Os pensamentos, que influem diretamente nas emoções, muitas vezes estão relacionados com representações que não nos damos conta (são inconscientes) e podem inibir nosso processo natural de regulação por via das emoções. É importante que você faça um acompanhamento psicológico para compreender melhor os processos de regulação do seu corpo e a percepção de si e do mundo que você vem formando ao longo de sua vida. Se não tiver condições financeiras acione os serviços públicos de saúde ou vá até faculdades de Psicologia onde há serviços gratuitos também. Procure um bom Psicólogo e de preferência para abordagens como Gestalt-terapia, Psicanálise, Sistêmica e Psicodrama. Espero ter ajudado! Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá!
O primeiro falar isso em terapia e entender os pensamentos que te levam a se sentir assim? existe uma recompensa por essa busca de tristeza? quais os prós e contras de se sentir assim. Comente com seu Psiquiatra também para rever a medicação caso seja necessário. Se precisar elaborar mais isso em terapia, estou à sua disposição. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! A depressão pode ser uma forma que se acostumou a sentir e estar no mundo. Falar sobre isto em processo terapêutico é bastante importante. Se perguntar o que tu procuras de fato ao procurar o sentimento de tristeza, é fundamental. Quais outras emoções queres sentir? Se ainda não está em tratamento, para além da medicação, ou seja, terapia ou análise, é urgente começar. A medicação é apenas uma parte do processo de sair da depressão.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!