Faço uso do alprazolam a noite a 2 anos, tomava 1 mg com o passar do tempo diminui pra 0,5 mg até aí

2 respostas
Faço uso do alprazolam a noite a 2 anos, tomava 1 mg com o passar do tempo diminui pra 0,5 mg até aí tudo bem. Agora o médico mandou eu diminuir para 0,25 mg, eu diminui porém após 1 mês da diminuição da dose sinto sintomas intensos de ansiedade como sudorese, coração disparando e insônia . É normal ter esses sintomas 1 mês após a diminuição da dose ? Estou em abstinência após 1 mês ?
Bom dia. O Alprazolam é uma medicação que reduz sintomas ansiosos, o que provavelmente está acontecendo com você é que com a redução da alprazolam sintomas ansiosos seus estejam emergindo.
É preciso conversar novamente com seu psiquiatra para reavaliar o ajuste do tratamento da ansiedade.

Sim, é possível que você esteja experimentando sintomas de abstinência ou um retorno dos sintomas de ansiedade após a redução da dose de alprazolam, mesmo um mês após a mudança de dose. Os benzodiazepínicos, como o alprazolam, podem causar dependência física, e a redução da dose pode levar a sintomas de abstinência, que podem variar em intensidade e duração.

Possíveis Motivos para os Sintomas:

Sintomas de Abstinência: Mesmo após um mês, o corpo pode ainda estar se ajustando à dose mais baixa. Sintomas de abstinência podem incluir ansiedade aumentada, sudorese, palpitações e insônia, que são semelhantes aos sintomas que você está experimentando.

Retorno dos Sintomas de Ansiedade: É possível que a dose mais baixa não esteja controlando os sintomas de ansiedade tão eficazmente quanto a dose anterior.

O que Fazer:

Consulta Médica: É importante discutir esses sintomas com seu médico. Eles podem avaliar se a redução da dose está causando os sintomas e considerar ajustes no tratamento, como uma redução mais gradual ou a introdução de outras terapias para ajudar a gerenciar a ansiedade.

Redução Gradual: Às vezes, uma redução ainda mais gradual pode ser necessária para minimizar os sintomas de abstinência. Isso deve ser feito sob supervisão médica.

Estratégias de Manejo da Ansiedade: Considere complementar o tratamento com técnicas de manejo da ansiedade, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), meditação, exercícios de respiração ou atividade física regular.

Monitoramento dos Sintomas: Mantenha um registro dos sintomas que você está experimentando para discutir com seu médico. Isso pode ajudar a ajustar o tratamento de forma mais eficaz.

A transição e descontinuação de benzodiazepínicos devem ser cuidadosamente gerenciadas por um profissional de saúde para garantir que você receba o suporte adequado durante o processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500