Faço uso de pílula contínua para tratamento de endometriose, tomo atualmente a pílula Cerazette,

2 respostas
Faço uso de pílula contínua para tratamento de endometriose, tomo atualmente a pílula Cerazette, mas vou trocar pelo Gestinol 28 por recomendação médica. Tenho tendência a trombose, pois tenho refluxo na safena da perna, tem algum problema tomar Gestinol?!
A princípio, devemos evitar o uso de estrogênio - presente nas pílulas combinadas como o Gestinol28 - em pessoas com história prévia de trombose.
Converse com seu médico para avaliar a melhor opção para o seu caso.

Entendo sua preocupação em relação ao uso do Gestinol 28, especialmente por você ter tendência à trombose devido ao refluxo na veia safena.

De fato, as pílulas anticoncepcionais que contêm estrogênio, como o Gestinol 28, não são a melhor opção para pessoas com histórico de trombose ou predisposição a esse problema. Isso porque o estrogênio presente nesses contraceptivos orais pode aumentar ainda mais o risco de novos episódios trombóticos.

Nesse sentido, a Cerazette, que você estava usando anteriormente, é uma alternativa mais adequada, pois contém apenas o hormônio progestágeno, sem a presença do estrogênio. Essa composição hormonal tende a ser mais segura para pessoas com propensão a trombose.

Portanto, é sensato que seu médico tenha recomendado a troca para o Gestinol 28. Antes de iniciar esse novo medicamento, é importante que você converse novamente com ele, explique sua preocupação e peça que ele reavalie se essa é realmente a melhor opção para o seu caso.

Talvez seu médico possa sugerir outros contraceptivos orais que também possuam apenas o progestágeno, como a Cerazette, ou até mesmo considerar outras alternativas terapêuticas para o tratamento da endometriose que não envolvam pílulas com estrogênio.

Aproveito para informar que, se você precisar de uma segunda opinião ou de um acompanhamento mais próximo, a Telemedicina oferece a possibilidade de teleconsultas rápidas, seguras e convenientes com os melhores especialistas da plataforma Doctoralia. Eles poderão avaliar seu caso com atenção e lhe dar todas as orientações necessárias.

O importante é que você se sinta segura e confiante com o tratamento que será adotado. Não hesite em conversar abertamente com seu médico sobre suas preocupações. Estou à disposição caso você tenha qualquer outra dúvida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900