Faço uso da sertralina ( para ansiedade) tem 3 meses, estou com falta de memória, pode ser reação do

16 respostas
Faço uso da sertralina ( para ansiedade) tem 3 meses, estou com falta de memória, pode ser reação do medicamento? Coisas simples como pagar uma compra no mercado e cinco minutos depois se alguém me perguntar o valor não consigo me lembrar. Devo me preocupar?
Olá não é um efeito colateral da Sertralina a perda de memória, geralmente transtornos tratados pela sertralina como a Ansiedade e a Depressão podem trazer a piora da atenção e dificuldade de memorização como sintoma e teoricamente a sertralina é uma medicação cujo uso a longo prazo é seguro ou seja, não causa danos. Fico à disposição.

Olá! Que bom que você está procurando ajuda!
Alguns transtornos como Depressão e Ansiedade, podem impactar negativamente na memória, causando esquecimentos como esse que você relatou. No entanto, com o tratamento, medicamentos e psicoterapia, os esquecimentos tendem a diminuir ou cessar.
Fique atento a esses esquecimentos, anote a sua percepção sobre eles durante algum tempo e observe se com o uso da medicação eles não se tornam menos frequentes. Depois relate para o seu médico o que foi observado, afinal, ele está te acompanhando e poderá te esclarecer melhor as suas dúvidas.
Espero que você encontre o que busca!
Fique bem!
Olá! Não costuma ser um efeito colateral da sertralina, mas cada organismo costuma reagir de um jeito. É importante comunicar ao médico que está te acompanhando. Ele pode esclarecer melhor e fazer algum ajuste na medicação caso seja necessário.
Espero que fique tudo bem!
Olá! A Sertralina está indicada para o tratamento da depressão, e, inclusive, também quando esta (depressão) está acompanhada de episódios de ansiedade. É um antidepressivo que aumenta a disponibilização de serotonina no cérebro, um hormônio responsável pelo prazer, bem-estar e pela regulação do humor. Os principais efeitos colaterais da Sertralina, são: náusea, queimação no estómago, dor de cabeça e boca seca. A Sertralina não causa ou provoca perda de memória. Quadros de ansiedade e depressão podem provocar esgotamento mental e cansaço, o que pode trazer esquecimentos/alterações na memória.
Olá! Relate ao seu médico seus sintomas, assim poderá avaliar a medicação. Ressalto que, o tratamento deve ser realizado não somente com a medicação, mas a psicoterapia também... isso porque o remédio ira agir sobre os sintomas e a causa tem que ser trabalhada pela pessoa. Por isso a psicoterapia. Desse modo, a terapia irá ajudar a se conhecer, identificar e modificar os pensamentos que são gatilhos para ansiedade, aprenderá técnicas para aliviar os sintomas e controlar a ansiedade. Procure um psicólogo para ajudar no tratamento.
Olá!
A Sertralina não provoca perda de memória. E o uso não causa danos se usada por muito tempo. Sertralina, um medicamento antidepressivo, não causa prejuízo de memória. Inclusive, ela é indicada para tratar quadros ansiosos ou depressivos, que podem cursar com “perda” de memória, e ajuda a melhorar este sintoma.
Seria interessante, relatar os sintomas ao seu médico e procurar tratamento psicológico.
Olá! Nesse caso, é muito importante que vá acompanhando seus sintomas com a/o médico que prescreveu o medicamento. Apesar de perda de memória não ser um efeito colateral da Setralina, não deixe de comunicar a ela/ele como está se sentindo, principalmente nos meses iniciais de uso. É importante também ir percebendo como está sua rotina e como você vem se sentindo em relação à ansiedade e como isso pode estar relacionado com sua queixa de perda de memória.
Olá! É importante que retorne ao seu médico e converse com ele sobre esses sintomas.
Buscar ajuda é sempre um primeiro passo importante. Se esta fazendo uso de medicação, significa que existe um medico lhe acompanhando, como já ressaltaram meus colegas, é importante abordar esse assunto com seu médico.
Mas gostaria de te auxiliar a pensar em outros motivos para a perda de memória, como o stress, a própria ansiedade, falta de sono (de qualidade). Observe sua vida como um todo e busque um psicólogo para te orientar nessa trajetória.
Eu costumo dizer que a medicação nesses casos (depressão, ansiedade...) é uma muleta e não um tratamento, se bem utilizada pode auxiliar muito o processo de cura, mas se utilizada de forma irresponsável, pode trazer mais danos que benefícios.
A ansiedade é uma emoção complexa derivada do medo. O corpo humano e até de outros entes vivos reage ao medo preparando-o para fugir, lutar ou ficar sem qualquer reação/sensação. O intuito disso é conseguir contornar uma ameaça contra a vida. Na natureza é muito claro que uma ameaça contra a vida é algo que pode matar. Na vida cultural e social humana, nos dias de hoje, o medo, atrelado à ansiedade, é difícil de explicar por vezes, já que não é que você sinta que vai morrer por uma razão concreta. Quando o nosso cérebro "entende" que há uma ameaça contra a vida, seja concreta ou não, ele só foca nisso: as outras funções cognitivas que nem a memória, e outras como a linguagem, o pensamento mesmo, e até a percepção, acabam sendo alteradas. Nada que não tenha a ver com a ameaça de base irá ser percebido, entendido ou lembrado. As medicações psiquiátricas ajudam no equilíbrio da disposição corporal das emoções, e permitem que, por exemplo, nossos corpos relaxem e durmam. Claro que isso depende do corpo e a sua reação à medicação específica. Se você quiser tratar aquilo que te deixa tão ativado/a para se defender de ameaças, que não necessariamente são tão concretas quanto um animal selvagem querendo te caçar, muito provavelmente a tua ansiedade baixe e as tuas funções cognitivas funcionem melhor para todo o que você precisar.
Olá, tudo bem?
Você está certa em se preocupar, mas acredito que os sintomas que você nos traz falam mais da ansiedade e do que causa em você esse estado ansioso do que da Sertralina em si. Essa causa precisa ser tratada ou os sintomas podem piorar cada vez mais. Para isso indico que procures um psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Fico a disposição, grande abraço.
Procure o médico que te medicou e relate estes sintomas a ele, ele pode ajudar.
É possível que a falta de memória que você está experimentando possa estar relacionada ao uso de sertralina, um medicamento comummente prescrito para ansiedade e outros transtornos. A sertralina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), que pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo problemas de memória em alguns casos.

Se você notou que sua falta de memória começou após iniciar o uso da sertralina e não tinha esse problema antes, pode ser aconselhável falar com seu médico ou psiquiatra. Eles podem avaliar se a sertralina está contribuindo para seus sintomas e discutir opções de tratamento alternativas ou ajustes na dosagem.

Além disso, é importante considerar outros fatores que podem influenciar a sua memória, como estresse, falta de sono, outros medicamentos que você esteja tomando ou condições médicas subjacentes. Discutir todas essas possibilidades com seu médico pode ajudar a entender melhor o que está causando seus sintomas e encontrar a melhor solução para você.

No entanto, é sempre importante não interromper o uso de um medicamento prescrito sem consultar seu médico, pois isso pode levar a complicações e agravamento dos sintomas.
Olá!

É possível que seja um efeito colateral da medicação, mas antes de qualquer conclusão, sugiro que retorne ao médico e exponha esta situação para que seja possível adequar a medicação.

Fico à disposição!
A sertralina é um antidepressivo que também é comumente prescrito para o tratamento de transtornos de ansiedade, como você mencionou. Os principais efeitos colaterais para esse medicamento são náuseas, insônia, sonolência, tonturas, boca seca e existem efeitos colaterais menos frequentes como aumento da pressão arterial, problemas de visão e convulsões. Até onde eu sei, não foram descritos em estudos com esse medicamento efeitos colaterais relacionados a memória.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Sim, a falta de memória pode ser uma possível reação ao uso de sertralina ou a qualquer outro medicamento antidepressivo. Embora não seja uma reação comum para todos os usuários, algumas pessoas relatam dificuldades de memória enquanto estão em tratamento com antidepressivos.

É importante avaliar a gravidade e a frequência desses episódios de falta de memória. Se você está encontrando dificuldades significativas para lembrar de eventos recentes ou informações simples, pode ser útil discutir isso com seu médico ou psiquiatra que prescreveu a sertralina. Eles podem ajustar a dosagem do medicamento, considerar uma mudança de medicação ou explorar outras possíveis causas para esses sintomas.

Como psicólogo, posso ajudar a explorar como esses sintomas estão impactando sua vida diária e oferecer estratégias para lidar com possíveis efeitos colaterais do tratamento medicamentoso. Em uma sessão de psicoterapia online, podemos também trabalhar na melhoria da memória através de técnicas cognitivas e estratégias de autocuidado.

Se você está preocupado com a falta de memória e deseja obter suporte profissional, estou aqui para ajudar. Agendar uma sessão pode proporcionar um espaço para discutir suas preocupações, entender melhor suas necessidades e colaborar para encontrar soluções que promovam seu bem-estar geral.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150