Faço uso da sertralina a 4 anos e estou com problemas na lombar , é seguro tomar tramadol em caso de

3 respostas
Faço uso da sertralina a 4 anos e estou com problemas na lombar , é seguro tomar tramadol em caso de dores fortes?
Olá. A Sertralina pode diminuir o efeito analgésico do Tramadol por alterar o seu metabolismo no fígado. Além disso, Tramadol é um analgésico da classe dos opioides que idealmente não deve ser utilizado sem supervisão médica. Informe sempre a seu médico psiquiatra quais medicações está utilizando para que ele possa orientá-la de forma segura para não desenvolver efeitos colaterais indesejados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caso esteja tomando sertralina em altas doses (150-200mg) existe interação medicamentosa entre ela e o tramadol em nível farmacocinético. A sertralina nessas doses citadas inibe a metabolização do tramadol ao inibir a enzima 2D6. O a consequência é que para fazer efeito o tramadol deve ser transformado por essa enzima em seu metabólito ativo, com a inibição da enzima 2D6 pela sertralina isso não acontece em um nível adequado, diminuindo muito o efeito do tramadol em diminuir a dor.
O principal risco de interação entre a sertralina e o tramadol é a possibilidade de desenvolvimento de uma condição chamada síndrome serotoninérgica. A síndrome serotoninérgica é uma reação rara, mas grave, que pode ocorrer quando há uma superacumulação de serotonina no cérebro, e é mais comum quando medicamentos que aumentam a serotonina são combinados.

O tramadol pode aumentar os níveis de serotonina porque ele também possui uma leve ação sobre a recaptação de serotonina, além de seu efeito analgésico. Quando combinado com sertralina, que também aumenta os níveis de serotonina, existe um risco teórico (ainda que baixo) de síndrome serotoninérgica.

Em situações pontuais, como o alívio de uma dor intensa (por exemplo, uma dor lombar muito forte), o uso de tramadol pode ser seguido com cautela, especialmente se for prescrito pelo seu médico. No entanto, é essencial que o uso do tramadol seja supervisionado por um profissional de saúde. O médico pode recomendar um ajuste nas doses ou monitoramento mais rigoroso para minimizar o risco de interações, como a síndrome serotoninérgica.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2758 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.