Faço tratamento para transtorno de ansiedade generalizada com Duloxetina, acontece que no último dom

2 respostas
Faço tratamento para transtorno de ansiedade generalizada com Duloxetina, acontece que no último domingo bebi mais do que o normal, tanto que nem me lembro de quase nada. Na madrugada de domingo pra segunda e na manhã de segunda-feira tive muita ressaca e vomitei bastante, quando parei os vomitos que ingeri a dosagem que sempre tomo do remédio, porém já fazem 6 dias e ainda estou me sentindo como se estivesse voltando de uma crise de ansiedade, respiração ofegante, as vezes com palpitação, estômago ruim, esses sintomas já faz anos que não tenho. O fato de ter bebido muito e vomitado bastante pode ter contribuido para o remédio "sair" do meu organismo? Estou com a sensação como se estivesse iniciando o tratamento novamente.
Beber, por mais divertido que seja e que possa trazer um alívio momentâneo da ansiedade, afeta seu tratamento em vários níveis: o álcool é uma droga ansiógena, i.e., seja numa "ressaca" ou em seu uso regular, aumenta a predisposição à ansiedade; o uso do álcool interfere na eficácia do remédio em seu cérebro e, além disto, ativando a atividade desintoxicante do fígado e sendo um diurético, tende a diminuir o remédio, em seu organismo, através do metabolismo hepático e da eliminação pelos rins. Além disto, o desequilíbrio hidroeletrolítico provocado pelos vômitos também pode contribuir para sintomas de ansiedade. Portanto, converse com seu psiquiatra e, durante o tratamento, evite beber. E, se não está conseguindo evitar a bebida, faça tratamento adicional para transtorno de uso de álcool ("alcoolismo", "abuso de álcool").

Olá. Lamento saber que você está passando por isso. A combinação de consumo excessivo de álcool e os vômitos intensos pode, sim, ter afetado a eficácia da sua medicação. A Duloxetina, como outros medicamentos, precisa ser tomada consistentemente para manter níveis estáveis no organismo. Quando você vomita logo após tomar a medicação, há uma chance de que ela não tenha sido completamente absorvida pelo corpo.

Além disso, o álcool pode interferir na eficácia da Duloxetina e pode exacerbar os sintomas de ansiedade e depressão. O fato de ter bebido mais do que o normal e a ressaca intensa podem ter contribuído para o desequilíbrio que você está sentindo agora.

É compreensível que você se sinta como se estivesse reiniciando o tratamento. Seu corpo pode precisar de algum tempo para readaptar-se aos níveis consistentes do medicamento.

Minha recomendação é que você continue tomando a Duloxetina conforme prescrito e evite o consumo de álcool para permitir que seu corpo se estabilize novamente. Se os sintomas persistirem ou piorarem, por favor, entre em contato comigo ou com seu médico. Estamos aqui para ajudar e ajustar o tratamento se necessário.

Se precisar de mais orientação ou tiver outras preocupações, não hesite em nos procurar. Estamos aqui para garantir que você receba o melhor cuidado possível.

Cuide-se bem e conte comigo. Melhoras e abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!