Faço tratamento para pânico, tag e depressão. Os medicamentos que utilizo são : Dual de 120mg e ansi

5 respostas
Faço tratamento para pânico, tag e depressão. Os medicamentos que utilizo são : Dual de 120mg e ansitec de 10mg. Mesmo com esses medicamentos, ainda tenho crises as vezes e necessito tomar rivotril gotas como SOS de uma a duas vezes por semana. Meu médico disse que seria melhor eu tomar uma mesma dosagem do rivotril todos os dias do que tomar de 1 a 2 vezes por semana pois seria prejudicial a longo prazo. Isso faz sentido? Achei estranha essa colocação dele.
Não tenho como saber com certeza relativamente ao seu tratamento específico, porque não conheço você pessoalmente. Mas, a orientação faz sentido, sim. Acredita-se que o uso contínuo de uma dose fixa pode ser mais seguro, do ponto de vista de abuso, do que tomar só quando a pessoa se sente mal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, boa tarde! Tudo bem? Depende muito de que dose você usa nos momentos de necessidade. Quanto a outras medicações psiquiátricas eu concordo que o uso diário é melhor do que o uso eventual, mas quanto aos benzodiazepínicos ( exemplo o rivotril), não vejo a melhor saída sendo o uso diário, pois os BZD podem em uso crônico sequencial gerar alterações na memória e na atenção além de gerar tolerância e dependência. São medicações as vezes necessárias sim, mas eu sempre tendo a evitar sempre que possível para os pacientes que acompanho.
Concordo com o que os colegas responderam acima.
Como psicóloga, o que posso te orientar a fazer para além da questão da medicação (que deve ser avaliada pelo médico), é procurar um(a) psicólogo(a) e iniciar o tratamento psicoterapêutico para que você possa compreender as causas do adoecimento (tanto da depressão, quanto da ansiedade e pânico), fazer as mudanças dos padrões que estão te adoecendo e superá-los para poder se reequilibrar e ter uma vida mais saudável!
Espero ter ajudado :D
Olá, pense em associar o tratamento medicamentoso a terapia comportamental cognitiva. Espero ter ajudado
Como disse a Psicóloga Flavia Gobi, é interessante, além do acompanhamento com psiquiatra, também iniciar um tratamento com Psicólogo para te auxiliar nas questões emocionais.

Especialistas

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Shirley Menezes

Shirley Menezes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Adriane Magalhães

Adriane Magalhães

Psicólogo, Psicopedagogo

São Paulo

Schelene De Oliveira Machado

Schelene De Oliveira Machado

Psicólogo

Foz do Iguaçu

Juliana Calixto

Juliana Calixto

Psicólogo

Salvador

Alyne Marciano Morais Gouveia

Alyne Marciano Morais Gouveia

Psicólogo, Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1153 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.