Faço tratamento para ansiedade e sinto que o café piora muito os sintomas, até mesmo 30ml ja é suficiente

10 respostas
Faço tratamento para ansiedade e sinto que o café piora muito os sintomas, até mesmo 30ml ja é suficiente pra me deixar hiper ansiosa. Tomar o descafeinado funcionaria ou vou ter que excluir o saboroso cafezinho da minha alimentação?
Boa noite! A ansiedade é uma resposta natural do corpo ás situações que você está vivenciando, se ela está muito intensa é porque você precisa mudar a sua forma de lidar com esses desafios, e a psicoterapia vai te ajudar com isso. Então indico que você busque um psicólogo, e então você nem vai precisar abandonar o seu cafezinho. Bom tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Nesse caso vc terá que testar o café descafeinado para ver como se adapta. Caso não tenha exito, o jeito será desistir. Boa sorte.
O café pode sim deixar algumas pessoas mais agitadas, mas, não "ampliar" um quadro de ansiedade, falando de forma geral. Se isso está acontecendo converse com seu terapeuta ou com a pessoa que você faz esse tratamento e explique a situação. Se você se trata a base de remédios pode ser que o café possa estar agindo negativamente com a substancia ingerida e causando esse aumento na ansiedade.
Procure profissionais que trabalhem em conjunto, psicologo + psiquiatra, as vezes é preciso estar biologicamente bem para podermos organizar nossa vida emocional. Fique bem.

Mauricio Cardoso.
Cafeína é um estimulante pode ser util em alguns momentos e em outos não, a terapia costuma ajudar a combater a ansiedade, nâo acho q o seu saboroso cafezinho seja culpado dela se intensificar em alguns momentos.
Olá!
Antes de tudo, reavalie com o seu psiquiatra os seus hábitos alimentares, pois tem alimentos que podem ter uma quantidade muito superior de cafeína ou serem estimulantes. Alguns pesquisadores informam que o lado negativo de consumir café em excesso é que o corpo libera adrenalina e o cérebro entenderá que você está em estado de alerta para "correr ou para lutar". Logo, se não há nenhum das duas ações, você tenderá a se irritar ou ficar ansiosa. Antes de tudo, reavalie com o seu médico e psicólogo os seus hábitos gerais. Se você já é uma pessoa inerentemente ansiosa, possivelmente o café não será o único responsável pelo aumento da sua ansiedade.
Olá, boa tarde, tudo bem? respondendo a sua pergunta, acredito que seja interessante antes de mais nada, testar para ver os resultados que você verá no seu organismo com o café descafeinado, se por acaso ainda apresentar os sintomas é necessário verificar qual é a crença que pode estar potencializando tais sintomas, para que assim você possa reestruturar (ressignificar) suas cognições disfuncionais, obtendo e treinando técnicas funcionais, com o objetivo lhe proporcionar melhor bem estar e diminuindo seus sintomas.

Uma grande abraço.
O melhor a fazer é testa o café descafeinado e ver como seu organismo reage. Por outro lado, o processo de terapia vai ajudá-lo a entender os porquês da sua ansiedade.
Olá!
É possível que mesmo após substituir o cafezinho por uma opção descafeinada, você continue a perceber maior agitação, pois outros tipos de alimentação também influenciam nos quadros de ansiedade. No entanto, lembre-se que a ansiedade é uma resposta natural do organismo desde que não esteja trazendo prejuízos psicossociais. Te recomendo fazer a tentativa, mas também conversar com o especialista que te acompanha.
Primeiramente precisaria saber que tipo de tratamento vem realizando. Acredito que mais importante entre saber se pode ou não tomar café e isso aumenta ou não sua ansiedade, você precisa buscar as causas que faz com que tenha uma ansiedade acima do normal.
É preciso um espaço para que você possa falar sobre e em que momentos esse quadro se intensifica. Sugiro pensar com carinho a respeito em buscar um espaço onde possa falar sobre os seus sintomas e tentar se responsabilizar por aqui que queixa. Não desista de você.
Essa questão do café é realmente um ponto discutível, mas o melhor que você tem a fazer é buscar uma profissional neurologista para uma avaliação neurológica e ver o impacto que o café está tendo realmente em sua vida, juntamente a isso busque um atendimento psicológico para conter a questão emocional relacionada a ansiedade, os dois atendimentos sendo regulados e bem trabalhados, irão lhe proporcionar uma melhora no seu quadro de ansiedade sem duvida. No mais não se precipite em tirar totalmente o café da sua vida, quadros de abstinência também podem piorar outros sintomas psicopatológicos.
Cuide-se!

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.