Faço tratamento para ansiedade e melhorei consideravelmente os sintomas, porém tenho alguns D'javus

9 respostas
Faço tratamento para ansiedade e melhorei consideravelmente os sintomas, porém tenho alguns D'javus as vezes, isso me incomoda bastante. E um sintoma de ansiedade ou está ligada a ela?
Olá! Se você está em tratamento é importante rever essa questão, pois pode ser um sintoma da ansiedade, caso não esteja em tratamento aconselho a procurar um profissional para lidar com essa situação. Fico no aguardo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não necessariamente seria um sintoma. Caso esteja ainda em tratamento, é interessante compartilhar desta questão com o profissional que lhe atende. Caso não e de repente a frequência deste evento aumente ou te atrapalhe seria interessante marcar uma consulta e conversar sobre. Espero ter ajudado e sucesso pra você!
O "déjà vu" (é assim que se escreve) é um fenômeno no qual a pessoa tem a vivência de que já esteve num determinado lugar, que já o viu. Por exemplo, chega numa cidade onde nunca esteve e, subitamente, sente "como se" já estivesse estado lá.

O "déjà vu" pode ocorrer com qualquer pessoa e não ter nenhum significado patológico (i.e., não ser sintoma de nenhum transtorno) mas, realmente, na presença de quadros psiquiátricos como a ansiedade ou mesmo a esquizofrenia, pode ser mais frequente.

Outra causa muito frequente de "déjà vu" são as enxaquecas. Nas enxaquecas, este fenômeno pode ocorrer antes da dor, durante a dor ou mesmo no lugar da dor. Neste caso, o tratamento é idêntico ao da enxaqueca - procure um médico que entenda de cefaleias (dores de cabeça).

Em crises epilépticas, também podem ocorrer fenômenos de "déjà vu". Nestes casos, entretanto, é de se esperar que ocorram outros fenômenos epilépticos concomitantes ou em seguida e não somente o "déjà vu".
Olá, como você mesmo relata, já vem tratando ansiedade há algum tempo e sente melhoras com a conduta que vem sendo adotada. Você não cita nada sobre estar atrelando a psicoterapia ao tratamento medicamentoso, caso não esteja seria importante que pudesse se consultar com um psicólogo. O trabalho em conjunto da Psiquitria com a Psicologia é um dos caminhos mais eficazes para a melhora nos quadros de ansiedade, a medicação pode melhorar os sintomas até muitas vezes físicos que ansiedade desperta porém é na psicoterapia que você encontrará caminhos para compreender e aprender a lidar com o que lhe causa a ansiedade melhorando sensivelmente sua qualidade de vida. Pense com carinho nesta possibilidade. Fico a disposição, melhoras.
Olá! Não necessariamente! esse tipo de sintoma pode surgir nas questões neurológicas. Busque por um bom Psicólogo, Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta somado a um bom neuro Paz e Bem!
Olá! Penso que esse sintoma de “deja vú” pode ser muita coisa, é comum que pacientes com Síndrome do Pânico, por exemplo, apresentem agorofobia (medo de ter medo). De todo modo, os sintomas precisam ser investigados e cuidados terapeuticamente dentro da sua história de vida, relações e experiências. Procure um terapeuta de confiança para aliar o suporte dos remédios ao suporte emocional.
Boa tarde meus colegas a cima já deram bastantes sugestões sobre o que fazer com os sintomas do "déjà vu" o que posso acrescentar é que, precisa fazer psicoterapia para poder ter respostas pessoais sobre o que acontece com você no cotidiano, os incômodos que você sente. Precisa ter um acompanhamento de um profissional da área para te ajudar descobrir / perceber o que acontece no teu dia dia, a melhor escolha é si fazer ajudar, os medicamentos não são suficiente para a tomada de consciência e se incomodar menos.
Olá. Como disse o colega, deja vu por si só não é considerado um sintoma de nada, qualquer um pode ter. Mas seria legal compartilhar isso com o seu médico e ver a opinião dele
Boa noite. Existem estudos científicos que correlacionam ansiedade e funcionamento na memória e o fenômeno do Déjà vu é um fenômeno dessa ordem. Ele não é um sintoma em si (assim como relataram alguns colegas) . No entanto, me chama a atenção a sua preocupação com a ocorrência do fenômeno, algo muito característico do de um funcionamento ansioso / preocupado.

Sugiro que você continue seu acompanhamento para cuidar da ansiedade, com terapia e caso necessário, medicação e se ainda estiver com muito receio, busque um neurologista apenas para sanar suas dúvidas e preocupações. Pois o sintoma, no caso, me parece ser a sua preocupação com o Déjà vu, e não o fenômeno em si.

Um forte abraço

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.