Faço tratamento de TDM há 9 semanas, com Fluoxetina, Topiramato e Trazodona, porém não vejo bons

3 respostas
Faço tratamento de TDM há 9 semanas, com Fluoxetina, Topiramato e Trazodona, porém não vejo bons resultados. Gostaria de saber se esses medicamentos interagem entre si, e se eles funcionam com sinergia? Pois realmente, ando meio discrente que posso melhorar, pensei até em parar de tomar eles.
A fluoxetina é um dos antidepressivos de primeira escolha para o tratamento da depressão, o tempo necessário para notar seus efeitos é, em média, 2 a 4 semanas, nesse tempo seria importante uma reavaliação de seu psiquiatra para ajuste de dose ou mudança do medicamento. A trazodona também é uma antidepressivo com ações sedativas, por isso ela interage com a fluoxetina de modo sinérgico! Já o topiramato não é tão comum em episódios de depressão.. é muito utilizado em psiquiatria para alguns sintomas e por isso deveria entender qual foi a indicação no seu caso..
de qualquer modo, se o tratamento não está funcionando, o ideal é que você retorne a um psiquiatra para reavaliação pois existem vários outros tratamentos possíveis!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A combinação fluoxetina e trazodona é adequada para TDM, não estando clara a indicação para topiramato. O importante, no entanto, são duas coisas: o período de tratamento, que com 9 semanas sem resposta adequada já indica baixa probabilidade de resposta com o esquema utilizado; assim, faz-se necessária reavaliação e mudança na terapia. A outra coisa é fazer um esforço para manter-se motivado, nem sempre as propostas terapêuticas tem um resultado inicial, mas no geral a estatística é a favor do paciente e espera-se que uma hora a melhora venha.
Existem mais de 30 medicamentos antidepressivos no mercado, isso porque cada um tem indicação específica de acordo com a predominância de um ou outro sintoma e de acordo com o grau de gravidade ou intensidade da manifestação depressiva. No entanto, é preciso avaliação de um especialista, no caso um psiquiatra assistente, para a escolha da primeira prescrição. Muitas vezes o uso de mais de um medicamento só é indicado quando a monoterapia, isto é, a tentativa de uso de duas ou três classes diferentes de antidepressivos em dose terapêutica, não se mostrou eficaz ou quando tem outra doença psiquiátrica associada. Do contrário fica difícil avaliar qual medicação verdadeiramente funciona para o caso em questão. Portanto é importante voltar ao psiquiatra e discutir a situação ou procurar uma segunda opinião profissional .

Especialistas

Andressa Almeida Mesquita

Andressa Almeida Mesquita

Psicólogo

São Paulo

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.