Faço tratamento de depressão e ansiedade há muitos anos, já tomei todo tipo de antidepressivo, eu só

2 respostas
Faço tratamento de depressão e ansiedade há muitos anos, já tomei todo tipo de antidepressivo, eu só me sinto bem realmente (com disposição, sem fadiga, ansiedade e tristeza) quando tomo o clonazepam. Os médicos que passei sempre

tiveram uma resistência em relação a ele então nunca perguntei se poderia tomar todo dia. Isso é ideal em algum caso? Quais os riscos que eu corro?
O clonazepam não trata ansiedade e depressão, ele melhora o sintoma momentaneamente. A resistência dos psiquiatras em prescrevê-lo diariamente é devido à dependência que este remédio causa. Ele serve para uso pontual por no máximo 4 meses. Se usado por anos pode causar sintomas de demência e "memória".

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Clonazepam, assim como todos o demais benzodiazepínicos e outros medicamentos que contém a tarja preta na embalagem, usado a longo prazo pode causar dependência, de modo que quando o paciente que já adquiriu dependéncia (que é provalmente o seu caso) deixa de usar sente sintomas de abstinência (que são os sintomas que você relatou). Após instalada a dependência pode ser bem difícil fazer a substituição por outro medicamento, pois não há como fazer isso sem enfrentar um período de abstinência, como quem para de fumar ou de beber álcool. Pode ocorrer também de haver prejuízo para a memória enquanto o paciente está usando a medicação. Em função disso os psiquiatras não recomendam o uso desse medicamento por tempo prolongado, Existem várias estratégias que podem ser usadas para fazer a substituição. Converse com seu médico para saber qual a melhor a ser adotada no seu caso.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1636 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.