Faço tratamento de artrite reumatoide desde do ano 2000, em uso de Orência e Metrotexato - 39 anos,

4 respostas
Faço tratamento de artrite reumatoide desde do ano 2000, em uso de Orência e Metrotexato - 39 anos, já falei do desejo de engravidar com o médico da reumato. Mas só me pedem para esperar pq a doença está em atividade. A 18 anos espero para o sim e estou ficando mais velha. Qual outra alternativa no meu caso?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. Com certeza o seu médico está fazendo o melhor por você.
Após os 35 anos, a mulher apresenta uma redução da fertilidade e aumento do risco de malformações. Você está com 39 anos e a sua fertilidade com certeza já está reduzida. Não perca mais tempo!!!
O ideal é que você entre na gravidez com a doença estável, controlada e em remissão. Se a artrite tiver controlada, a gravidez não irá piorar a sua doença.
Cuidado com as medicações em uso para artrite. Uma grande parte das medicações como o metrotexate não pode ser usada durante a gravidez.
Devido ao uso destas medicações, é importante você fazer uma anticoncepção efetiva.
Hoje existem alternativas para que você se torne mãe, desde as técnicas de reprodução assistida, a doação de óvulos e até a adoção.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

Existem estratégias que ajudam na diminuição de inflamação crônica e que também ajudam em processos inflamatórios de doenças auto imunes. Estratégias alimentares que diminuem picos de insulina, redução de tecido adiposo, fitoquimicos (micronutrientes) anti-inflamatórios são tratamentos que modulam genes pró inflamatórios e controlam a inflamação. É necessário acompanhamento com Nutrólogo ou Médico que trabalhe na área de Medicina Integrativa e Nutricionista funcional, em conjunto com o seu Reumatologista, para um bom acompanhamento e orientações. Espero ter ajudado.
Já há um medicamento semelhante ao Orencia (mesmo principio, mecanismo diferente) e que tem demonstrado segurança na gestação e amamentação.
Maiores estudos estão em andamento, mas há mais de 200 casos de pacientes com artrite reumatóide que utilizaram o certolizumabe e a gestação ocorreu sem problemas.
Em alguns casos o desejo de engravidar é soberano, então pode ser mantido o uso de corticoides durante a gravidez e amamentação.
Outra possibilidade é utilizar no lugar do metotrexate a sulfassalazina, que é segura na gravidez.
Há algumas opções, converse com seu reumatologista.
Olá! A maternidade (uma benção!) em pacientes com Artrite Reumatóide é possível mas precisa ser bem planejada! É interessante dizer que até 50-70% das pacientes com a doença entrarão em remissão durante a gestação, sobretudo aquelas que engravidam com a doença em remissão! Infelizmente, o Oremcia e o metotrexato (precisa ser suspenso pelo menos três meses antes da gestação!) não são fármacos com bom perfil de segurança! Existem outros fármacos mais seguros (mas não totalmente isentos de risco para a mãe e para o bebê!) e a decisão de usá-los deve ser bem discutida e compartilhada entre a futura mamãe e seu reumatologista! Para aquelas em que, no momento, a gestação não é uma boa idéia mas o tempo também é uma questão (pelo aumento de riscos materno-fetais), existe a possibilidade de se usar os bancos de óvulos até ocasião mais oportuna para gestar! Uma conversa franca com seu reumatologista e o apoio de um especialista em reprodução humana poderão ajudá-la a realizar seu sonho!