Faço tratamento de ansiedade e depressão com Escitalopram, posso ingerir alcool uma vez ou outra mod

1 respostas
Faço tratamento de ansiedade e depressão com Escitalopram, posso ingerir alcool uma vez ou outra moderadamente em ocasioes especiais? Como beber cerveja ou vinho? (Lembrando que é moderadamente, nunca a ponto da embriaguez).
Olá! Não existe uma contra-indicação formal de usar álcool com essa medicação, no entanto, o uso de álcool, mesmo em pequenas quantidades*, é prejudicial tanto para a ansiedade quanto para a depressão. O álcool é um mau remédio, em doses baixas tem tanto efeito antidepressivo quanto ansiolítico mas por um período muito curto de tempo, o efeito passa rapidamente e a resposta a isso é um rebote dos sintomas tanto de ansiedade quanto de depressão, ou seja, o álcool funciona como um "desestabilizador" do humor trazendo mais prejuízo do que benefício. Portanto, o uso de álcool é totalmente desaconselhável para quem sofre de ansiedade e/ou depressão ou qualquer outro transtorno mental. Na verdade, a nível mais amplo, o uso de álcool é desaconselhável para qualquer pessoa, pois o álcool é um fator causador ou agravante de muitas patologias, tanto físicas quanto mentais.
* Ah, mas é só um pouquinho. Quanto a isso vale lembrar que os medicamentos também contém pequenas doses de substância ativa, ou seja, também são só um pouquinho delas. Portanto, um "pouquinho "de álcool tem tanto efeito quanto um "pouquinho" de medicação. Sendo que em uma dose normal de vinho (uma taça de 250 ml) a pessoa está ingerindo cerca de 4 mg de álcool, suficiente para ter algum efeito, tanto que essa dose já é detectada no bafômetro e é proibida para quem dirige por afetar a coordenação motora.
Em resumo, sem uso de álcool seu tratamento será muito mais eficaz, com uso de álcool haverá uma perda na eficácia do tratamento.