Faço tratamento de ansiedade e depressão com Escitalopram, posso ingerir alcool uma vez ou outra mod

1 respostas
Faço tratamento de ansiedade e depressão com Escitalopram, posso ingerir alcool uma vez ou outra moderadamente em ocasioes especiais? Como beber cerveja ou vinho? (Lembrando que é moderadamente, nunca a ponto da embriaguez).
Olá! Não existe uma contra-indicação formal de usar álcool com essa medicação, no entanto, o uso de álcool, mesmo em pequenas quantidades*, é prejudicial tanto para a ansiedade quanto para a depressão. O álcool é um mau remédio, em doses baixas tem tanto efeito antidepressivo quanto ansiolítico mas por um período muito curto de tempo, o efeito passa rapidamente e a resposta a isso é um rebote dos sintomas tanto de ansiedade quanto de depressão, ou seja, o álcool funciona como um "desestabilizador" do humor trazendo mais prejuízo do que benefício. Portanto, o uso de álcool é totalmente desaconselhável para quem sofre de ansiedade e/ou depressão ou qualquer outro transtorno mental. Na verdade, a nível mais amplo, o uso de álcool é desaconselhável para qualquer pessoa, pois o álcool é um fator causador ou agravante de muitas patologias, tanto físicas quanto mentais.
* Ah, mas é só um pouquinho. Quanto a isso vale lembrar que os medicamentos também contém pequenas doses de substância ativa, ou seja, também são só um pouquinho delas. Portanto, um "pouquinho "de álcool tem tanto efeito quanto um "pouquinho" de medicação. Sendo que em uma dose normal de vinho (uma taça de 250 ml) a pessoa está ingerindo cerca de 4 mg de álcool, suficiente para ter algum efeito, tanto que essa dose já é detectada no bafômetro e é proibida para quem dirige por afetar a coordenação motora.
Em resumo, sem uso de álcool seu tratamento será muito mais eficaz, com uso de álcool haverá uma perda na eficácia do tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 805 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.