Faço tratamento com Marevan a 10 meses tive trombose venosa profunda. Faço exames de sangue toda semana

3 respostas
Faço tratamento com Marevan a 10 meses tive trombose venosa profunda. Faço exames de sangue toda semana para monitorar. Se eu engravidar eu perco no começo ou da tempo de trocar de medicacao? E o tratamento pode durar ate quanto tempo e uso meia tbm na perna esquerda?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Qual a programação da sua anticoagulação devido a trombose venosa profunda? Geralmente é feita uma anticoagulação por 6 a 12 meses. O que o seu vascular falou? Não seria melhor esperar o fim da anticoagulação para iniciar as tentativas de engravidar?
O marevan não pode ser usado no primeiro trimestre devido a efeito teratogenico, isto é, pode provocar malformações. Não pode ser usado no terceiro trimestre devido ao risco de sangramento durante o parto. Pode ser usado no segundo trimestre.
Se você está planejando uma gravidez o melhor seria trocar para heparina antes mesmo de engravidar ou mesmo trocar o marevan pela heparina assim que houver o atraso menstrual. Converse com o seu médico a melhor opção.
Qual a causa da sua trombose? Tem alguma trombofilia adquirida ou hereditária envolvida? Essas trombofilia podem alterar a evolução da gravidez e aumentar o risco. Você fez a investigação? Converse com o seu médico

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Messinger
Angiologista, Cirurgião vascular
Campos Dos Goytacazes
Existem diferentes questões a considerar. A própria escolha do Marevan é uma delas, já que atualmente dispomos de anticoagulantes com segurança e comodidade de uso muito muito superiores. A respeito da gravidez sugiro que a estratégia de anticoagulação seja revista com seu médico antes de engravidar, de forma que tanto mãe quanto bebê possam ter maior segurança.
Dr. Teodorico Neto
Angiologista, Cirurgião vascular
Olinda
Faço algumas considerações sobre suas dúvidas:
Primeiro, o tempo de tratamento da Trombose Venosa Profunda com Marevan mais recomendado é de 3 a 6 meses, a não ser que você tenha alguma doença da coagulação sanguínea tipo Trombofilia; e nesse período não se recomenda engravidar. Nas pacientes com Trombofila a recomendação durante a gravidez é usar uma heparina de baixo peso molecular em injeções subcutâneas diárias, com o acompanhamento do seu obstetra e do vascular. Recomendo usar as meias elásticas nas duas pernas.

Especialistas

Ênio Pereira Carvalho

Ênio Pereira Carvalho

Angiologista, Cirurgião vascular

Teresina

Giordano Matos

Giordano Matos

Angiologista

Teresina

Leandro Souza Fernandes

Leandro Souza Fernandes

Cirurgião vascular

Irecê

Aline Helena Gonzalez Fares

Aline Helena Gonzalez Fares

Cirurgião vascular

São Paulo

Lais Muhana

Lais Muhana

Angiologista, Cirurgião vascular

Salvador

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 832 perguntas sobre Trombose Venosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.