Faço TCC. As terapias que fiz antes partiam do problema, passavam pelo sentimento, causa, solução

14 respostas
Faço TCC. As terapias que fiz antes partiam do problema, passavam pelo sentimento, causa, solução e então sugestão de mudança. A TCC, parece não se interessar pelo que sou ou penso. É só: problema -> sugestão de mudança de comportamento. Está correcto? Que abordagem seria mais próx. da ACP?
A TCC, como o próprio nome diz, trata tanto a questão cognitiva (pensamento e emoções) quanto o comportamento. Não se altera comportamentos sem que saibamos sua origem e funcionalidade. A partir do conhecimento dos PAN's (Pensamentos Automáticos Negativos) e sua repercussão na forma como sente e percebe as pessoas, o ambiente e a si mesmo, propiciamos ao paciente se tornar capaz de intervir, em seus processos de crenças e comportamentos.
Portanto, a TCC não se baseia exclusivamente nos comportamentos e em sugestões de mudança, na realidade ensina o indivíduo a identificar suas distorções cognitivas (erros de interpretação) e ajustar a reação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acho que você deve achar um terapeuta com quem você tenha melhor vínculo. Quanto ao tipo de terapia, acho que você precisa de uma linha mais analítica, tipo jungueana, lacaneana ou psicanalitica.
A expressão das emoções e a forma de se posicionar (comportamento) derivam de uma complexidade de fatores. Penso ser impossível tentar enquadrar o ser humano em uma teoria X. Acredito na pluralidade e integração do saber (de forma sistêmica) entendendo que a pessoa influencia e é influenciada por diversos sistemas (personalidade, meio familiar, social e cultural). Sendo assim, não podemos controlar fatores externos e sim compreender o resultado dessa interação através de nossos sentimentos e formas de viver. Continue se buscando....
Concordo quanto à possibilidade do problema ser mais relativo ao terapeuta do que ao TCC em si.
Mas psicoterapias Existenciais, Humanistas, Corporais, Transpessoais, Gestalt, Junguianas, dentre outras atenderão melhor ao que você procura.
Acredito em linhas psicoterapeuticas que levam em consideração a causa inconsciente do problema por trás do sintoma,que pode ser entendido como um sinal de alarme de que algo não está bem. A empatia com a pessoa do psicoterapeuta também é fundamental para que o processo funcione.
Olá! Isso pode estar relacionado a empatia e vínculo do processo terapêutico, independente da abordagem isso pode acontecer em qualquer relação terapeuta e paciente.

Vc pode buscar por outro profissional e como disse um colega anterior, nunca desista no processo de auto conhecimento, e umas das coisas mais importantes é vc se sentir à vontade e acolhida em sua terapia. A maioria das abordagens podem te oferecer isso...

Recomendo uma abordagem que conheço e atuo, que prioriza o vínculo e a relação terapêutica que é a Fenomenológica Existêncial Humanista.

Fico à disposição!
Talvez sua experiência com relação a terapia possa ter a ver com o terapeuta. Se quiser insistir na TCC procure outro terapeuta. O acolhimento encontrado na ACP está presente em todas as abordagens, mas as que mais se aproximam dela são a Gestalt-terapia e a terapia Fenomenológico-existencial. Outras que vão se basear prioritariamente na sua fala para alcançar sua ampliação de consciência são a Psicologia Analítica (junguiana) e Psicanálise.

Boa sorte.
Olá!! Existem diferentes abordagens dentro da psicologia e talvez a TCC não seja a abordagem indicada para você, pois ela trabalha com o foco no sintoma e resolução do mesmo. Eu sugiro procurar um psicoterapeuta que primeiramente você se identifique e sinta confiança e empatia. A psicanálise e abordagens derivadas dela (psicoterapia corporal, psicoterapia junguiana, etc) podem ser uma boa opção para uma compreensão mais ampla da sua vida!! Abraços.
Olá! Me parece que seu problema em não sentir que é escutado pelo seu terapeuta esteja relacionado ao fato de que a TCC é fundada em estratégias para a redução dos sintomas e isso se dá de modo rápido e pragmático. De nenhum modo isso é ruim, contudo, esse pode não ser o modelo de psicoterapia mais indicado para você.

Talvez um processo com um psicoterapeuta humanista rogeriano, um gestaltista, ou um fenomenologista-existencial possa atender melhor sua necessidade de construir sua própria resposta aos seus problemas e dificuldades junto ao profissional.

Se tiver mais dúvidas, fico a sua disposição.
Você pode pensar também, em terapia de técnicas integradas.
Olá, você já percebeu que não está satisfeita com sua psicoterapia. Procure outro profissional, com outra abordagem, desistir nunca! Vá em frente você encontrará o que procura. Abraço.
Trabalho com TCC. Trabalhamos exatamente com os pensamentos para que possam ser confrontados, no caso de serem distorcidos, por isso não entendo quando diz que a TCC não se importa com o que você pensa. Nós somos um todo e a tríade pensamento-sentimento e comportamento estão interligados. Modificando o pensamento (distorcido) podemos alterar o sentimento e modificar o comportamento. Tenho acompanhado excelentes resultados usando essa abordagem. Ressalto que todas as abordagens são boas e eficazes.
Em tempo: não fazemos sugestão de mudança de comportamento. A mudança é resultado do trabalho, conforme coloquei acima.
Por um lado, você destacou a dificuldade que tem tido no processo atual de terapia, orientado pela TCC, e que sente que não está sendo considerado efetivamente como pessoa pelo seu terapeuta. Carl Rogers, fundador da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), conduziu uma pesquisa e verificou que, independentemente das abordagem teóricas utilizadas, as condições que promoviam real mudança psicológica no cliente eram atitudes experienciadas e demonstradas pelo terapeuta: empatia, consideração positiva incondicional e congruência.

Me parece que você não tem encontrado essas condições facilitadoras no seu processo psicoterápico. Está buscando uma abordagem que se assemelhe à ACP, por considerar que terapeutas dessa linha possam demonstrar mais dessa consideração por você.

Por quê não buscar um psicoterapeuta da ACP mesmo? Estamos à disposição. :)

Um abraço!

Diogo Monte-Mór
Abusca tem de partir de você, não se preocupe com a ferramenta, pois o profissional sabe utilizar seja em qualquer linha de atendimento psicoterápico for, quanto a você paciente, tende a não resistir, se entregue na prática analítica com seu terapeuta. Caso não esteja sendo mais acompanhada pode agendar uma consulta, a psicanálise vai em conjunto com a pessoa por tudo que vive, sem focar somente nas doenças.

Especialistas

Luar Violeta Perez

Luar Violeta Perez

Psicólogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Natalia Menezes Gomes

Natalia Menezes Gomes

Psicólogo, Psicanalista

Santo André

Agendar uma visita
Mayck Hartwig

Mayck Hartwig

Psicólogo

Rio de Janeiro

Fernando Bertol Scussel

Fernando Bertol Scussel

Psiquiatra

Passo Fundo

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 96 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.