Faço TCC a um ano e me sinto extremamente apegada à minha psicóloga q as vzs sonho q a estou beijand

17 respostas
Faço TCC a um ano e me sinto extremamente apegada à minha psicóloga q as vzs sonho q a estou beijando romanticamente. Não consigo imaginar ter de trocar de profissional por essa razão Como eu posso lidar com isso?
Bom dia , na relaçao psicoterapêutica , analítica , pode ocorrer essa transferência , justamente pelo fato citado pelo profissional acima , onde nesta relaçao há o espaco de escuta , cuidado e o paciente está em busca de tratar suas queixas , conflitos que foram gerados na sua historia , e deposita no profissional seus anseios , desejos e traumas vividos . Sera muito importante falar sobre seus sonhos recorrentes , que abrirão espaços para ressignificar e ampliar seu processo de forma significativa .
Estou a disposiçao .

Olá! Não é incomum ter sentimentos confusos em relação à(o) psicóloga(o). Se trata de uma relação de cuidado, afeto legítimo e muita atenção dispensada por este profissional. Oriento a conversar sobre isso com a(o) psicóloga(o) que te atende. Ela será capaz de te ajudar a entender este sentimento e encontrar uma forma de conduzir esta situação. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online
Bom dia! Espero que esteja bem!
A relação terapêutica é uma relação que parte do princípio de não haver julgamentos por parte do profissional. Isso aliado ao vínculo construído com o profissional mais a relação de cuidado e acolhimento estabelecida pode sim gerar sentimentos confusos, ambíguos por parte do paciente. Entender esses sentimentos é fundamental para conseguir lidar com a situação e a melhor maneira de fazer isso é compartilhando com o profissional essa situação para que ele ajude a ampliar a compreensão dessa questão. Sei que você pode se sentir envergonhado, mas o profissional vai saber ouvir e acolher a questão sem julgar seus sentimentos. Espero que consiga resolver e que sua angústia seja compreendida. Qualquer dúvida estou a disposição.
Olá, converse com sua psicóloga e fale desses sentimentos, coloque o assunto em pauta. O que você está descrevendo pode ser entendido como uma forma de transferência, um fenômeno comum no contexto terapêutico. É importante reconhecer que esses sentimentos não são incomuns e não significam que há algo errado com você ou com o processo terapêutico. Porém é necessário que esses sintomas sejam trabalhados de maneira produtiva com sua psicóloga.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, é compreensível esse sentimento brotar no processo terapêutico. Mas também é importante que você expresse isso para a sua psicóloga, assim, conseguirá fazer um caminho terapêutico mais profundo. Pois é muito libertador, quando reconhece esse sentimento sem julgamento, mas com uma naturalidade do que se manifesta. Avante, coragem e boa terapia.
Olá! Eu sugiro levar isso para sua terapia, especialmente o fato de você dizer-se "extremamente apegada". A psicoterapia não pode gerar dependência, você construir-se emocionalmente, fortalecer-se gera e aumenta independência. E o seu sonho parece haver uma contra transferência que precisa ser comunicada para sua psicóloga fazer o manejo e te ajudar a entender o simbolismo, diferente de desejos reais. Se você não quer trocar, para uma psicoterapia verdadeira sugiro que leve esses pontos a profissional e analise como estão sendo os seus resultados ou você esta conectada por dependência/projeção.
Já pensou em conversar com ela sobre vc estar ficando apegado? O ambiente da terapia é também pra isso, falar da relação com a psicóloga. Certamente ela acolher sua demanda e trabalharão essa questão.
Olá. Considero importante que leve esses sonhos e sentimentos para sua terapia, pois a relação entre psicólogo/ paciente também pode e deve ser material de trabalho terapêutico, ajudando assim, na evolução do seu caso!
Uma das principais características da relação terapêutica é o acolhimento. Somado à isso temos a empatia, o não julgamento, o apoio e postura positiva. Tudo isso, dependendo do caso, nos faz sentir confortáveis e emocionalmente nutridos, o que pode criar a sensação de que a relação entre paciente e terapeuta possa ir além desses fatores e culminar em algo mais concreto. Felizmente, nós profissionais somos preparados para lidar com esse tipo de situação mas, para tanto, precisamos saber do que está acontecendo. Nesse sentido, recomendável que leve a situação para terapia para que possam, juntos, elaborar essas ideias de modo a não prejudicar o bom andamento do processo. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
É comum desenvolver sentimentos intensos em relação à sua psicóloga, especialmente considerando a natureza íntima e confidencial da terapia. Esses sentimentos podem incluir afeto, admiração, e até mesmo atração. Aqui estão algumas maneiras de lidar com essa situação:

Reconheça os Sentimentos: Primeiro, reconheça que esses sentimentos são normais e podem acontecer em qualquer relação terapêutica. Eles são conhecidos como "transferência" na psicologia, onde emoções e desejos direcionados a uma pessoa importante no passado (como um pai ou mãe) são transferidos para o terapeuta.

Comunique-se com sua Psicóloga: É fundamental discutir esses sentimentos com sua psicóloga. Ela está treinada para lidar com situações como essa de maneira profissional. Falar abertamente sobre seus sentimentos pode ajudá-la a entender melhor sua experiência e trabalhar com você para explorar esses sentimentos de maneira segura e produtiva.

Reflexão Pessoal: Tente entender de onde esses sentimentos vêm. Eles podem estar relacionados a necessidades emocionais não atendidas ou a questões passadas que precisam ser abordadas. A reflexão pessoal pode ser um passo importante para entender melhor a dinâmica da sua relação terapêutica.

Distanciamento Profissional: Se, após discutir com sua psicóloga, você ainda se sentir desconfortável ou incapaz de continuar com o trabalho terapêutico de forma eficaz, pode ser necessário considerar mudar de profissional. Isso pode ser difícil, mas seu bem-estar emocional e a eficácia da terapia são prioridades.

Considere um Intervalo: Em alguns casos, um intervalo curto na terapia pode ajudar a clarificar seus sentimentos e dar-lhe uma perspectiva diferente sobre a relação terapêutica.

Exploração de Outras Relações: Às vezes, sentimentos intensos por uma psicóloga podem indicar que há um desejo não realizado de intimidade ou conexão emocional em outras áreas da sua vida. Explore suas outras relações e considere formas de satisfazer essas necessidades fora do ambiente terapêutico.

É essencial que a terapia continue a ser um espaço seguro e produtivo para você. Trabalhar esses sentimentos com a ajuda de sua psicóloga pode ser uma oportunidade valiosa para o crescimento pessoal e emocional.
Olá! Isso é bem comum acontecer! Faz parte da transferência estabelecida na sua relação com ela. É importante que você fale sobre isso nos seus atendimentos, sobre os elementos do sonho, como você se sentiu... os sonhos podem nos comunicar elementos importantes para o percurso do tratamento, e a nossa função enquanto psicólogo(a), nos possibilita acolher esses relatos e trabalhar com eles em sessão junto ao paciente.
Boa tarde, o que vc relatou, chama-se de transferência, que são sentimentos positivos ou negativos que o paciente sente pelo psicoterapeuta. Freud nos ensina que estes sentimentos estão fundamentados na relação parental e tem como característica desejos inconscientes, onde o paciente projeta os conteúdos na pessoa do psicoterapeuta. A transferência é considerada fundamental para a psicoterapia, e ela irá aparecer durante o processo psicoterápico, seja a transferência positiva , assim como a transferência negativa pois vão favorecer o engajamento do paciente no processo. É importante que vc. comunique a sua psicóloga, para que vcs possam trabalhar estes sentimentos em um ambiente seguro, e ela possa usar como estratégia na resolução de conflitos reprimidos.
Olá. É natural que isso aconteça. Sugiro que converse com a sua psicóloga a respeito para que possam refletir sobre isso juntas. O sonho de estar a beijando não significa que queira uma relação romântica com ela, mas o fato de se sentir tão apegada a ela pode ser algo a ser trabalhado na sessão.
Olá! Aceitar e acolher o que está sentindo pode te acalmar, faz parte da humanidade ter desejos, e de certa forma ela quem te auxilia a lidar com enfrentamentos em sua vida, ou seja, você a admira a ponto de ter desejos por ela. Apenas leve pra sessão de forma genuína e sincera, imagino que ela vá te acolher e te direcionar pra compreensão da admiração profissional. Abraço,
Olá! Traga a questão do seu sonho de afeto, admiração e/ou atração, à sua psicóloga, sem receios ou pudores. A profissional está preparada e habilitada a lidar da melhor e mais produtiva maneira com estas questões, comuns em uma relação psicoterapêutica. É aceitável e compreensível que num ambiente de escuta atenta, acolhimento fraterno e disponibilidade integral para ajudar, que quem eventualmente tem questões afetivo/emocionais a serem visitadas e analisadas, e que precisam ser resolvidas ou ressignificadas, encontre na psicoterapeuta o espaço em que pode transferir os seus anseios, desejos e dificuldades, até pelo âmbito privado e de sigilo, cuidado e acolhimento, que pode fazer aflorar desejos não atendidos do passado e/ou situações traumáticas de privação afetiva, rejeição e abandono. A psicóloga vai acolhê-la com empatia e humanidade, fazendo-a compreender a importância de se debater esta temática, com o objetivo maior de se aprofundar o autoconhecimento e adquirir-se consciência e aceitação desta dependência, como fator libertador para o avanço produtivo da psicoterapia. A profissional saberá conduzir este processo e traçar estratégias de ação para o fortalecimento afetivo-emocional e que se dirija esta energia emocional-afetiva e psíquica para atividades, mudanças comportamentais e para outras relações pessoais, a serem exploradas. Este mergulhar nos seus sentimentos e no seu histórico de vida, pode tornar mais claros estes sentimentos e ter uma nova perspectiva e horizonte do processo e da relação terapêutica. Se mesmo após este aprofundamento na questão, não se sentir confortável e segura na relação terapêutica, considere escolher outro (a) profissional, em nome das prioridades fundamentais: o seu bem-estar emocional e a eficácia da psicoterapia. Construir uma realidade de trabalhar para Amar-se a Si-Própria, com o objetivo de poder Amar o (a) próximo (a), com autonomia e independência.
Como você está psicoeducado na Terapia cognitivo-comportamental, acredito que seja interessante identificar que seus pensamentos automáticos direcionados à profissional devem ser flexibilizados. Amplifique sobre estes pensamentos e se eles são manifestados em relação a outras pessoas também. O apego emocional com a psicóloga pode prejudicar um pouco seu processo psicoterapêutico. Outra hipótese que sugiro que você avalie é que talvez não tenha em sua história de vida recordações de ter sido tratado de foram afetuosa, por isso se afeiçoou com sua psicóloga. Lembre-se que ela é uma profissional e o vínculo que tem com você é estritamente este.
Espero ter ajudado.
Olá!
É natural que esses sentimentos surjam durante a relação terapêutica, chamamos isso de transferência, um elemento quando o paciente (analisando) projeta em pessoas do convívio presente figuras importantes dele (paciente). O terapeuta
serve como espelho para refletir suas imperfeições, daí a relação de apego. Sugiro que leve esses sentimentos para sua terapeuta imagino que ela vá te acolher e te direcionar para elaborar juntos esse sentimento. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 130

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!