Faço psicoterapia para o TOC meu terapeuta aborda sobre a temática das pulsões de vida e de morte ,

16 respostas
Faço psicoterapia para o TOC meu terapeuta aborda sobre a temática das pulsões de vida e de morte , gosto muito da abordagem dele porém tem sido pouco efetivo para o TOC seria interessante eu procurar um outro terapeuta ou eu posso fazer terapia com dois psicólogos?
Olá! Em alguns casos o TOC precisa ser tratado com medicamento também. Esse transtorno é multifatorial, a existência de alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina, fatores psicológicos e histórico familiar também estão entre as possíveis causas. Converse com o seu terapeuta sobre a sua sensação de não haver melhoras, juntos podem entender o que está acontecendo e buscar outros caminhos. Em relação à psicoterapia com 2 profissionais não é indicado. Caso queira buscar outro psicólogo é recomendável interromper o tratamento com o atual. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendo experimentar a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental, pois essa apresenta muita publicação acerca do tema e suas diferentes facetas. Como leitura faz parte do tratamento da TCC, sugiro a leitura do capitulo sobre TOC, do livro Livre de Ansiedade, do Robert Leahy. Esse é um livro escrito para pacientes, então a linguagem é clara, com ele você vai ter uma noção de como seria trabalhado o TOC na abordagem TCC.
Olá! Você diz que está achando pouco efetivo, gostaria de deixar as seguintes questões: O que seria efetivo, para você? Você fala no sentido da eliminação dos sintomas do TOC? Como você tem lidado com esses sintomas? Houve alguma mudança nesses sintomas ou na sua relação com eles?
Oriento que você converse abertamente sobre isso com o seu terapeuta, pois na terapia, o processo é seu, e é de extrema importância que você fale abertamente sobre como tem se sentido e sobre as expectativas que você tem depositado.
Não recomendo o acompanhamento com dois psicólogos ao mesmo tempo.
Espero ter ajudado de alguma forma, abraços!
Olá! Me parece que vc gosta do seu terapeuta e observa benefícios com essa terapia, talvez seja uma primeira boa alternativa conversar com ele sobre a persistência do TOC e elaborarem juntos um plano para abordá-lo. Muitas vezes as coisas na terapia que vcs abordam não tem a ver diretamente com o TOC mas ele pode ser expressão de conflitos internos que estão sim sendo abordados nesse processo. Um abraço!
Olá! Talvez seja importante levar em conta alguns pontos: Há quanto tempo está em acompanhamento com o referido profissional? A relação com o terapeuta é uma relação transferencial, importante se sentir vinculado e à vontade com ele para que o teu processo se desenvolva bem. Outro fator é a expectativa quanto à psicoterapia, pois muitas vezes o objetivo não é a completa remissão dos sintomas, mas sim ajudar o paciente a desenvolver recursos para o melhor enfrentamento dos mesmos. Seja transparente com seu psicólogo e converse com ele sobre os seus desconfortos. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Não costuma ser recomendado passar com dois profissionais da mesma função. Imagina que cada pessoa faz um plano terapêutico, que até pode levar a um mesmo fim, mas por rumos diferentes? Outro aspecto que me chamou a atenção foi em relação ao vínculo que você tem com seu terapeuta. Já pensou em dizer a este que precisa de mais acessoria quanto ao TOC? Você tem falado sobre seus sintomas nas sessões? O trabalho depende de uma parceria do terapeuta com o paciente. Aí sim, os resultados são satisfatórios para ambos! Até mais!
Olá, é muito importante que você leve essa questão para seu terapeuta, pois a sinceridade no entre vocês é de grande valia para seu desenvolvimento. Fazer psicoterapia com dois profissionais não é indicado e nem eficaz, muito pelo contrário, pode causar mais conflitos. Depois de conversar com o profissional que te acompanha, se perceber que o processo não está caminhando a contento e sentir a necessidade de outro terapeuta, primeiramente encerre o processo atual para iniciar outro. Fique bem!
Recomendo que leve esta questão ao seu psicólogo para que juntos possam rever as expectativas e as ansiedades quanto ao processo psicoterápico. Não é aconselhável realizar psicoterapia com dois profissionais ao mesmo tempo. Cada profissional atua numa abordagem e isso pode causar resultados conflitivos. Sugiro que reavalie seu processo atual. Cuide-se bem!
A psicoterapia indicada ao TOC. é a TCC.
O tratamento deve ser com um profissional apenas
Não é recomendado e nem correto fazer terapia com dois profissionais.O tratamento inclui psicoterapia, medicamentos ou ambos.A abordagem terapêutica mais indicada para o tratamento do TOC é a Terapia Cognitivo Comportamental.
Você deveria levar esta questão ao seu Psicólogo, assim ele vai entender o que te aflige neste momento e talvez ele faça alguma alteração no seu atendimento. Não é recomendável fazer terapia com 2 profissionais ao mesmo tempo.
As referências a pulsões de vida e pulsões de morte são característicos da psicanálise, uma disciplina cujo fundador é o Freud. Provavelmente a abordagem de seu psicólogo é a psicanálise. Talvez você não tenha se dado muito bem com a abordagem do seu psicólogo; pode também acontecer do problema não ser a abordagem, mas a relação com seu psicólogo não "bater" tanto. Nesse sentido, ou continuaria com ele e comentaria sobre seu incômodo, ou trocaria de psicólogo; mas não passaria com dois diferentes.
Olá, tudo bem? como disseram os colegas ai de cima, o recomendado e que vc converse com seu psicologo e leve suas angustias. NAo e recomendado q faça psicoterapia com dois profissionais, pois pode gerar mais confusao. COnverse com seu psicologo, e pense na melhor estrategia para vc. O Mais importante na terapia e a relaçao de vcs. Espero ter ajudado. @LETICIAFERNANDESPSI
Olá!! O TOC, é um transtorno e por isso, precisa de um olhar mais amplo no que se refere ao tratamento. Seria interessante, considerar a possibilidade de tratar de forma multidisciplinar (psicoterapia e medicação - psiquiatra).
Com relação à abordagem, a terapia cognitivo comportamental, costuma ser muito eficaz para tratamento do TOC.
Qualquer abordagem é eficaz para o tratamento do TOC, inclusive a psicanalítica. É preciso entender o porquê desses comportamentos.
A terapia de exposição e prevensão de rituais da TCC é a que tem mais evidências científicas, aconselho procurar um psicólogo que tenha familiaridade com essa terapia específica para TOC.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 242 perguntas sobre Luvox
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.