Faço acompanhamento das mamas desde os 16 anos quando descobri um nódulo fibroso. Agora aos 40 anos

3 respostas
Faço acompanhamento das mamas desde os 16 anos quando descobri um nódulo fibroso. Agora aos 40 anos recebi um BI-RADS 3, seis meses depois outro BI-RADS 3. Agora estou com com quase seis meses do último exame e estou sentindo mais dores na mama. Será que antecipo o próximo exame antes dos 6 meses?
Olá. Se você faz o acompanhamento clínico e ultrassonografico deste nódulo mamário desde os 16 anos, isto é, há 24 anos, e ele não apresentou nenhum crescimento significativo, alteração do exame físico do seu médico e alteração das características ao ultrassom, ele é classificado como BI-RADS 2 por tempo de seguimento e por definição.
Este nódulo é benigno e com risco de malignidade quase igual a zero.
Possivelmente ele não é a causa da dor. A avaliação do seu médico é muito mais importante que o ultrassom. Agende a sua consulta. Após os 40 anos, a mamografia é necessária. Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dor nas mamas é um sintoma associado eminentemente a alterações benignas das mamas (alterações funcionais cíclicas, alterações fibrocísticas, pequenos traumas) e também a sentimentos de ansiedade/expectativa em relação às mamas (ao aguardar a realização/resultado de algum exame/biópsia das mamas p.e.) A dor como sintoma isolado de câncer de mama é muito infrequente (menos de 1% dos cânceres de mama). Eu diria que no seu caso, seria importante retornar primeiro ao seu mastologista, para uma avaliação clínica detalhada das mamas e após isso, se pertinente, ele antecipará/solicitará a realização dos exames necessários.
Condordo com as respostas acima.
O nódulo fibroso é benigno e ocorre sobretudo nas mulheres jovens e de cor negra. Ocorre devido ao hormonio feminino e o risco de cancer é zero e o BI-RADS 2. Já as dores,também são devidos aos hormônios. Filho do mesmo pai, mas independente.
Pare de neurose e faça uma mamografia por ano, exceto se um parente do 1º grau teve cancer da mama. Alcides

Especialistas

Alice Tonak

Alice Tonak

Ginecologista

São Paulo

Lucas Domingos Rodrigues da Cunha

Lucas Domingos Rodrigues da Cunha

Cirurgião plástico

Catalão

Vinicius Iglesias

Vinicius Iglesias

Cirurgião plástico

Niterói

Heloisa Helena Rengel Gonçalves

Heloisa Helena Rengel Gonçalves

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Ana Maria Godoy

Ana Maria Godoy

Cirurgião plástico

Brasília

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Doenças Mamárias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.