Extrato de própolis com álcool piora a irritação na garganta?

3 respostas
Extrato de própolis com álcool piora a irritação na garganta?
Olá, normalmente é atua anestesico local diminuindo a sensibilidade a dor na garganta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O extrato alcoólico de própolis pode causar uma pequena irritação no momento que é aplicado, que sentimos como desconforto ou ardor, mas esse efeito é breve e não é esperado que piore a irritação.
Olá! Respondendo a sua pergunta de forma mais completa, o uso de extrato de própolis com álcool pode, em alguns casos, piorar a irritação na garganta, especialmente em pessoas que já apresentam sensibilidades ou inflamações pré-existentes. Isso ocorre porque o álcool presente no extrato pode ser irritante para as mucosas da garganta, exacerbando a inflamação e causando desconforto.

Estudos indicam que o álcool pode desidratar e irritar as membranas mucosas, o que pode agravar sintomas como dor, ardência e sensação de secura na garganta. Por outro lado, o própolis, quando utilizado sem álcool (em formas como sprays ou extratos aquosos), é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que podem ajudar a aliviar a irritação e promover a cicatrização.

Para pessoas com sensibilidade ou irritação na garganta, pode ser mais indicado utilizar formas de própolis sem álcool, como extratos aquosos, que são menos irritantes para as mucosas. Sempre é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso de qualquer suplemento ou tratamento, para garantir que ele seja adequado ao seu caso específico.

Se tiver mais dúvidas ou precisar de orientação adicional ao seu tratamento, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.