Extrai 2 sisos do lado esquerdo e a dentista apenas suturou o inferior, deixando o superior sem sutura,

4 respostas
Extrai 2 sisos do lado esquerdo e a dentista apenas suturou o inferior, deixando o superior sem sutura, alegando que não precisava.
Isso é um procedimento normal ou ambos precisam ser suturados?
OBS: Após alguns dias da exodontia, posso colocar uma pomada de neomicina + bacitracina para cicatrizar?
Olá. Há diversas condições que devem ser analisadas
Via de regea, suturamos quanfo o dente nasceu somente para preservar o coágulo de sangue, no interior.
Se a cicatrização está se dando normalmente sem queixas maiores de dor ou qualquer outro tipo de problema, não há necessidade por ora de nenhum procedimento adicional.

O procedimento de suturar um alvéolo existe somente para reter o coágulo evitando risco de hemorragia. o reparo tecidual se dá espontaneamente. Nåo há necissidade de se acrescentar nada em medicacāo tópica para acelerar o procedimento, alem do mais os próprios fios de sutura se tornam agentes agressores após um determinado tempo. Deste modo, pelo fato do dente superior ter muitas vezes uma posiçao a qual a própria bochecha se torna um tampão, nao há esta necessidade. O mais importante de tudo isso é a higiene, esta sim pode complicar a recuperaçao pos operatória, caso nao esteja sendo feita segundo sua orientação , pode levar à dor e inflamaçāo.
Não há necessidade de suturar muitas vezes, até mesmo porque os pontos podem acumular bactérias e atrapalhar a cicatrização. Pomada de neomicina não melhorará a cicatrização, visto que é uma pomada de antibiótico, e antibióticos somente deverão ser usados caso haja infecção. Para a higienização geralmente se usa bochechos com Periogard (clorexidina) e o bochecho também não pode ser muito vigoroso para não remover o coágulo e atrapalhar a cicatrização. O que provavelmente ajudaria na cicatrização seria a laserterapia e o Bepantol.
Em muitas situações não é necessário a sutura da mucosa do siso superior, mas via de regra o ideal é suturar.