Exodus pode ser usado na gravidez e amamentação? O que pode causar ao bebê?

2 respostas
Exodus pode ser usado na gravidez e amamentação? O que pode causar ao bebê?
Não é recomendável o uso de Exodus* (escitalopram) durante a gravidez. Existe um risco pequeno de malformações cardiovasculares, no primeiro trimestre e de alterações comportamentais e aumento da pressão pulmonar, no final da gravidez, no feto. Na mãe, possivelmente aumenta a incidência de hipertensão arterial. Entretanto, em alguns casos, os riscos de suspensão do tratamento são suficientemente grandes para que ele seja mantido, durante a gravidez. Deve discutir isto com seu, psiquiatra, o obstetra e o pediatra e, enquanto isto, não engravide. Na amamentação, uma parte do escitalopram é eliminada no leite, potencialmente levando a alterações comportamentais no bebê. Deve-se pesar os riscos de retirada do remédio e manter a amamentação, de manter o remédio, mas não amamentar ou de manter a amamentação, tomando o remédio. Deve discutir isto com seu psiquiatra e o pediatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Exodus (Escitalopram) é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) e é frequentemente prescrito para o tratamento da depressão e transtornos de ansiedade. Assim como outros medicamentos antidepressivos, o uso de Escitalopram durante a gravidez e a amamentação é uma questão complexa que deve ser cuidadosamente avaliada. Seu uso durante a gravidez pode estar associado a alguns riscos para o feto, como um possível aumento do risco de malformações congênitas, complicações respiratórias e problemas de adaptação ao ambiente após o nascimento. No entanto, é importante considerar que a interrupção abrupta do tratamento pode levar a complicações de saúde mental para a mãe, como recaídas da depressão ou ansiedade.
- Durante a amamentação, o Escitalopram pode ser excretado no leite materno e passar para o bebê. Embora a quantidade que chega ao bebê seja geralmente baixa, existem relatos de efeitos colaterais leves em bebês amamentados, como sonolência, irritabilidade e problemas de alimentação. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um Psiquiatra, considerando o histórico médico da mãe, a gravidade da condição mental a ser tratada, os riscos potenciais para o bebê e outras opções de tratamento disponíveis. Em alguns casos, pode-se recomendar ajustes na dose, monitoramento mais frequente ou a busca por alternativas terapêuticas mais seguras durante a gestação e a amamentação. A decisão de usar antidepressivos durante a gestação e a amamentação deve ser feita em conjunto com um especialista, considerando todos os aspectos envolvidos.

Especialistas

Isabel Botelho

Isabel Botelho

Ginecologista

São Paulo

Leila Maria Froes

Leila Maria Froes

Ginecologista

Ribeirão Preto

Paulo Roberto Monteiro Massahud

Paulo Roberto Monteiro Massahud

Ginecologista

Belo Horizonte

Joaquim Machado Neto

Joaquim Machado Neto

Ginecologista

Sete Lagoas

Hugo Drumond Ribeiro

Hugo Drumond Ribeiro

Ginecologista

Belo Horizonte

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 289 perguntas sobre Complicações Na Gravidez
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.