Existem vários tipos de transtornos obsessivo-compulsivos?

7 respostas
Existem vários tipos de transtornos obsessivo-compulsivos?
Tantos quantos a criatividade humana permite. Para a psiquiatria, existem apenas graus desse mesmo transtorno. Para a psicanálise, essa sintomatologia pode ocorrer como "montagem" na maior parte das pessoas, mas é o mecanismo por excelência da neurose obsessiva. Nesse quadro, ainda que os rituais obsessivos estejam "sob controle", os pensamentos ruminantes (recorrentes e repetitivos) são uma constante.
A neurose obsessiva é uma das estruturas em que mais facilmente se pode observar os riscos de um tratamento voltado exclusivamente para o sintoma. Quanto mais subitamente os rituais e pensamentos forem suprimidos (pelo próprio paciente ou por técnicas diversas), mais o "aparelho psíquico" se empenhará em produzir outros. A "cura" ou alívio dos mesmos (sem deslocamentos) só virá definitivamente quando as causas mais profundas forem alcançadas, seja por um episódio fortuito como conversar com um amigo ou assistir um filme, seja por um tratamento longo e complexo como uma análise.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno obsessivo-compulsivo é uma psicopatologia, o que acontece é que existem vários tipos de obsessões e compulsões que variam de uma pessoa para a outra, uma mesma pessoa pode desenvolver obsessões e compulsões diferentes no decorrer de sua vida, porém o transtorno continua sendo o mesmo. A gravidade do transtorno também pode variar. Atenciosamente.
Além do Transtorno Obsessivo-Compulsivo classificado no eixo I do DSM, também há o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo, classificado no eixo II. Os transtornos de Personalidade são caracterizados pela presença de alguns sintomas do transtorno, dentro de um padrão persistente, mas que não preenchem o quadro completo. O tratamento de ambos segue as mesmas diretrizes: Pode ser utilizada medicação, com acompanhamento psiquiátrico, que diminuirá significativamente a intensidade dos sintomas. A psicoterapia cognitivo-comportamental pode ajudar o paciente a entender e modificar as ideias obsessivas, diminuir a frequência dos comportamentos repetitivos, além de aprender novas formas de lidar com a ansiedade.
O Transtorno obsessivo-compulsivo é um transtorno de ansiedade, em que as pessoas apresentam pensamentos, sentimentos, idéias e sensações (obsessões). em diversos níveis.

Geralmente a pessoa concretiza a ação para ser livrar dos pensamentos obsessivos, mas este alívio é apenas temporário.

Apoio familiar e tratamento multidisciplinar tende a promover momentos de estabilização dos sintomas mais graves da doença e aquisição da qualidade de vida.
Estou de acordo com as explicações acima descritas . O que tenho a acrescentar são os vários tipos de TOC :
Simetria-quando a pessoa insiste em manter os objetos numa ordem sequencial , sempre daquele mesmo jeito.
Toque de conferência- quando a pessoa confere várias vezes a porta conferir se está mesmo fechada . Como pode também fazer o mesmo com o fogão.
Religioso, pensamentos homossexuais ( não são homossexuais) , de contaminação ( a
Lavar várias vezes as mãos)
TOC de pensamento e o mais difícil de diagnosticar e de responder ao tratamento.
Sim, existem vários tipos de tr. obsessivo-conpulsivo: em alguns pacientes predominam as obsessoes(pensamentos repetitivos), em outros predominam as compulsoes(rituais).
Olá, existe a possibilidade de ter somente pensamentos que se repetem com pouca ritualização (compulsão) e outros com mais ritualização e menos pensamentos. O que varia são os tipos de pensamento e o tipo de ritualização. Espero ter ajudado!

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Milena Cristina Da Silva

Milena Cristina Da Silva

Psicólogo

Assis

Erika Felix da Silva

Erika Felix da Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.