Existem vários fármacos que atuam especificamente na redução da função das glândulas sebácea

3 respostas
Existem vários fármacos que atuam especificamente na redução da função das glândulas sebáceas?
Olá.Obrigado por escrever.Sua pergunta:"existem vários fármacos específicos na redução da função das glândulas sebáceas?"Sua resposta pode ser um sim e um não.Há fármacos especificamente utilizados na diminuição das secreções de glândulas específicas,mas para as glândulas sebáceas e hiperidrose,não há fármacos específicos,e sua função pode ser diminuída indiretamente,e não especificamente.São esses produtos que nós utilizamos no tratamento sintomático da hiperidrose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que sua pergunta tenha sido direcionada as glandulas sudoríparas. Estas são reguladas pelo sistema simpático e têm importante função na regulação da temperatura corporal. Em alguns casos há excesso de estímulos a essas glândulas e essas pessoas passarão a suar excessivamente em algumas partes do corpo. Nesta situação a única modalidade de tratamento que tem caráter curativo e definitivo, é a simpatectomia, mas que também pode ter efeitos colaterais importantes. As medicações como desodorantes trazem resultados bastantes frustrantes e a toxina botulinica traz bons resultados mas além de ser cara e dolorosa dura de 4 a 6 meses. As glândulas sebáceas produzem a oleosidade de nossa pele. A falta leva ao ressecamento, sendo necessário o uso contínuo de emolientes e hidratantes. O excesso pode levar a acne e a ceratose pilar. A isotretinoína (Roacutan), é uma das medicações para o tratamento. Esteróides podem causar também o aumento da secreção sebácea, levando também a acne.
O tratamento da Hiperidrose é amplo. Pode ser tópico, com desodorantes e cremes específicos (porém com resposta individual variada). A aplicação de toxina botulínica na região acometida pelo suor excessivo é uma opção bem tolerada pelos pacientes e costuma ter boa resposta, porém temporária e com duração de 4 a 6 meses, necessitando reaplicação após o término da ação. A terapia com resposta mais duradoura é o tratamento cirúrgico, com suas indicações específicas e respectivos efeitos colaterais, mas com resultados satisfatórios quando bem avaliados. Procure um especialista para adequar suas expectativas à melhor escolha.

Especialistas

Alexandre Virla

Alexandre Virla

Cirurgião torácico

São João de Meriti

Daniele Nakano

Daniele Nakano

Especialista em medicina estética

Curitiba

Pablo Augusto Araujo Silva

Pablo Augusto Araujo Silva

Especialista em medicina estética

Belo Horizonte

Morena de Souza Maia

Morena de Souza Maia

Especialista em medicina estética

Goiânia

Camilla Matos Pedreira

Camilla Matos Pedreira

Cirurgião torácico

Feira de Santana

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 187 perguntas sobre Hiperidrose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.