Existem vários fármacos que atuam especificamente na redução da função das glândulas sebácea

3 respostas
Existem vários fármacos que atuam especificamente na redução da função das glândulas sebáceas?
Olá.Obrigado por escrever.Sua pergunta:"existem vários fármacos específicos na redução da função das glândulas sebáceas?"Sua resposta pode ser um sim e um não.Há fármacos especificamente utilizados na diminuição das secreções de glândulas específicas,mas para as glândulas sebáceas e hiperidrose,não há fármacos específicos,e sua função pode ser diminuída indiretamente,e não especificamente.São esses produtos que nós utilizamos no tratamento sintomático da hiperidrose.

Acredito que sua pergunta tenha sido direcionada as glandulas sudoríparas. Estas são reguladas pelo sistema simpático e têm importante função na regulação da temperatura corporal. Em alguns casos há excesso de estímulos a essas glândulas e essas pessoas passarão a suar excessivamente em algumas partes do corpo. Nesta situação a única modalidade de tratamento que tem caráter curativo e definitivo, é a simpatectomia, mas que também pode ter efeitos colaterais importantes. As medicações como desodorantes trazem resultados bastantes frustrantes e a toxina botulinica traz bons resultados mas além de ser cara e dolorosa dura de 4 a 6 meses. As glândulas sebáceas produzem a oleosidade de nossa pele. A falta leva ao ressecamento, sendo necessário o uso contínuo de emolientes e hidratantes. O excesso pode levar a acne e a ceratose pilar. A isotretinoína (Roacutan), é uma das medicações para o tratamento. Esteróides podem causar também o aumento da secreção sebácea, levando também a acne.
O tratamento da Hiperidrose é amplo. Pode ser tópico, com desodorantes e cremes específicos (porém com resposta individual variada). A aplicação de toxina botulínica na região acometida pelo suor excessivo é uma opção bem tolerada pelos pacientes e costuma ter boa resposta, porém temporária e com duração de 4 a 6 meses, necessitando reaplicação após o término da ação. A terapia com resposta mais duradoura é o tratamento cirúrgico, com suas indicações específicas e respectivos efeitos colaterais, mas com resultados satisfatórios quando bem avaliados. Procure um especialista para adequar suas expectativas à melhor escolha.