Existem sintomas mais predominantes no transtorno de ansiedade generalizado?

9 respostas
Existem sintomas mais predominantes no transtorno de ansiedade generalizado?
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é caracterizado por um longo período de sintomas ansiosos, que podem acontecer em contextos diversos, ou seja, vai flutuando ao longo do tempo, com períodos de melhora e piora. Existem sintomas de nervosismo mantido, tremores, tensão muscular (principalmente lombalgia e cervicalgia), taquicardia, sintomas gastrointestinais (como frio na barriga e alterações do hábito intestinal), tonturas, desconforto. Pode existir alterações de sono, piora na concentração também. Coexistem, muitas vezes, medos de que algo aconteça com o próprio paciente ou com familiares próximos. O tratamento psicoterápico e o tratamento medicamentoso são efetivos para este tipo de transtorno. Um abraço. Luiz Dieckmann

O que caracteriza TAG é o fato da ansiedade surgir com determinada frequência em diversos contextos, não havendo situações específicas, fazendo com que a pessoa tenha prejuízos em sua vida. Os sintomas que podem surgir na ansiedade são tremores, palpitações, tonturas, transpiração, medo de algo aversivo acontecer com você ou com alguém próximo, desconforto epigástrico e sensação de vazio na cabeça.
O Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG) se caracteriza pela presença quase permanente de preocupação ou tensão, mesmo quando não existe um motivo aparente para isso. Normalmente esse sentimento persiste por períodos muito longos, e passam a interferir nas atividades do dia a dia da pessoa. Mesmo quando as pessoas têm consciência de que suas preocupações ou medos são mais fortes que o necessário, eles ainda apresentam dificuldade para controlar essas reações. Como bem descreveu a cima o Dr. Luiz Henrique, sintomas como, dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, alterações do ciclo do sono e vigília, inquietação, tensão muscular e problemas de estômago (náusea e/ou diarreia) podem estar presentes.

Abraço,

Dr. Manoel Junior
A ansiedade generalizada é caracterizada por constantes sinais e sintomas que aparecem sem um causador fixo( lugar fechado, altura, inseto, etc) Vários são os sintomas como taquicardia, tremores, tonturas, dor no peito, mal estar, frio nas extremidades, estômago embrulhado. O tratamento é feito com psicoterapia e intervenção medicamentosa.
Olá!
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é caracterizado por uma preocupação excessiva, sensação de que coisas negativas irão acontecer, dificuldade de controlar a preocupação e angústia, além dos sintomas físicos.
Os temas das preocupações geralmente são relacionados à família, trabalho, questões econômicas, doenças... Os sintomas mais comuns são incapacidade de relaxar, alterações no sono, irritabilidade, dificuldade de respirar, sudorese, náuseas..
Se possível, busque a ajuda de um psicólogo para que juntos vocês entendam as causas dessas preocupações e busquem técnicas para lidar com elas.
Abraço!
Concordo com a clareza da informação exposta acima pelo Dr. Luiz e acrescento que a Terapia Cognitivo- Comportamental, vem se mostrando uma técnica bastante eficaz no tratamento dos transtornos de Ansiedade.
Esta abordagem utiliza diversas técnicas buscando reduzir os sintomas e auxilia o paciente a identificar as possíveis causas desencadeadoras.
Você pode buscar atendimento individual ou em grupo. Os atendimentos em grupos, geralmente são realizados em instituições psiquiátricas. Boa Sorte. Cleunice
Há a predominância de sensações como dificuldade para relaxar, inquietação, se sentir cansaço com facilidade, dificuldade para controlar preocupações e para se concentrar e irritação. Sensações físicas como dor de cabeça, suor e taquicardia podem acometer o paciente com ansiedade generalizada.
Para além dos diagnósticos existe o ser que sofre. E aos poucos, caso nada seja feito (intervenção medicamentosa e psicoterapia), o cotidiano vai se tornando empobrecido. O ser que sofre, começa a ter outros problemas, devido ao afastamento do trabalho e das suas redes sociais, por exemplo. Procure tratamento e Sucesso!
O Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG) se caracteriza pela presença quase permanente de preocupação ou tensão, mesmo quando não existe um motivo aparente para isso. Normalmente esse sentimento persiste por períodos muito longos, e passam a interferir nas atividades do dia a dia. Mesmo quando as pessoas têm consciência de que suas preocupações ou medos são mais fortes que o necessário, elas ainda apresentam dificuldade para controlar essas reações. Sintomas como dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, alterações do ciclo do sono e vigília, inquietação, tensão muscular e problemas de estômago (náusea e/ou diarreia) podem estar presentes.