Existem remédios diferentes para níveis altos e níveis baixos de serotonina? O que muda em casos de
2
respostas
Existem remédios diferentes para níveis altos e níveis baixos de serotonina?
Teoricamente, os remédios que aumentam os níveis de serotonina, como os da classe de Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram, escitalopram), teriam maiores efeitos em situações onde os níveis de serotonina estejam previamente baixos. Contudo, essa correlação neuroquímica não necessariamente se reflete como correlação clínica, ou seja, não quer dizer que os níveis de serotonina têm correlação direta com a intensidade dos sintomas depressivos, nem que o efeito antidepressivo será maior quando do uso dos medicamentos dessa classe (ISRS) quando os níveis de serotonina estão baixos. Converse com o seu médico assistente para que ele possa avaliar qual o melhor perfil de medicamento para o seu caso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os níveis de serotonina no cérebro podem influenciar o humor, o sono, o apetite e outros aspectos do funcionamento mental e emocional. Quando os níveis de serotonina estão desequilibrados, isso pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Para tratar esses transtornos, medicamentos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) ou inibidores da recaptação de serotonina-noradrenalina (IRSN) são úteis. Esses medicamentos ajudam a aumentar a disponibilidade de serotonina no cérebro, melhorando os sintomas dos transtornos associados a baixos níveis de serotonina.
Por outro lado, se os níveis de serotonina estiverem excessivamente elevados, isso pode levar a uma condição conhecida como síndrome serotoninérgica, que pode ser potencialmente perigosa.
Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso.
Por outro lado, se os níveis de serotonina estiverem excessivamente elevados, isso pode levar a uma condição conhecida como síndrome serotoninérgica, que pode ser potencialmente perigosa.
Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Se eu usar o cloridrato de paroxetina eu posso parar de produzir serotonina? Quais outros colaterais posso ter com uso continuo e longo???
- Fui diagnosticado com TDAH e TAG comórbida. Meu psiquiatra recomendou Metilfenidato (10mg 2x/dia), Escitalopram (15mg 1x/dia) e Litio (450mg 1x/dia). Tenho risco de desenvolver síndrome serotoninérgica?
- Não faço uso de antedepressivos, mas tomo whey protein que contém 517mg de triptofano e tomava um remedio natural (serenzo com mais 50mg de triptofano). O psiquiatra me pediu dosagem de serotonina e deu muito elevada (696 quando o máximo pelo laboratório é de 280). Esse remedio natural e o whey podem…
- A depressão pode tirar totalmente o sono de uma pessoa e possível voltar dormir normal com o tratamento e o tempo ?
- comecei tratamento para ansiedade com sertralina 25 mg, no 3 dia de medicaçao passei bem mal, senti gelo pelo corpo, sensacao de desmaio, pressao ficou instavel, formigamentos e tremores, sudorese e rigidez nas maos, durou uns 20 minutos. pode ter sido a sindrome ou só ataque de ansiedade?
- Fiz o exame de sangue para medir o nível de serotonina e o resultado foi 3, faço uso sertralina a mais de 2 anos , devo tomar suplementar com B6 e Triptofano?
- Se eu tomar uma cartela de Lorax 2mg + uma cartela de Toxetin XR 12,5mg, posso morrer?
- Estou há 10 dias tomando escilatopram e não tive aumento de libido, é normal? Já qu na bula diz que pode acontecer ao contrário
- Estou em uso de antidepressivos do tipo IMAO. Posso usar meia bala na balada? Não vou usar junto.
- Todos os medicamentos que já utilizei para ansiedade, venlafaxina, desvenlafaxina, escitalopram, sertralina me causam sudorese excessiva. Pode ser Síndrome serotoninergica?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Síndrome Da Serotonina
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.