Existem formas inconstantes ou intermitentes de afasia? Ou seja, afasias em que o paciente até consegue

12 respostas
Existem formas inconstantes ou intermitentes de afasia? Ou seja, afasias em que o paciente até consegue falar em determinados momentos mas, em outros, sente sua fala fortemente obliterada, como se tivesse uma gagueira severa?
Sugiro consulta com neurologista fazer exames necessários para verificar se o paciente realmente esta com afasia . A avaliação com fonoaudióloga também e importante. Dependendo da conclusão se for necessário uma avaliação de Psicologia.

Existe vários tipos de afasias e em alguns casos existe este episodio,o correto é procurar um especialista para realizar uma avaliação e verificar a necessidade do paciente e em que momento isto ocorre, como foi a lesão, história clinica do paciente.
Encaminhamento: neurologista, fonoaudiólogo, e psiquiatra tem condição de te dar essas informações apos a avaliação do mesmo.
a disfunção da afasia esta localizada no hemisfério esquerdo do cérebro, próximo a artéria cerebral média esquerda ou nos ramos que é responsável pela linguagem, no seu caso deve ser a afasia de broca, que afeta a fala. Aconselho procurar um fonoaudiólogo para ajudar com a fala, e um psicanalista para dialogar, devido a depressão causada pela disfunção.
O acompanhamento médico é fundamental nesses casos, assim como uma avaliação fonoaudiológica para receber orientação adequada.
Após fazer exames e diagnostico neurológicos sugiro buscar terapia por hipnose que ajuda a encontrar a causa. Os resultados são fantásticos na primeira seção.
Olá, como vai?
A Afasia é uma sequela linguistica após uma lesão cerebral, ou seja, o paciente apresenta dificuldade durante uma conversa espontânea, na formação e compreensão de palavras, frases e no contexto. Existem diversos tipos de afasia, dependendo muitas vezes da caracteristica e manifestações na compreensão e expressão linguistica.
Já a disfluência (gagueira), pode ter como origem do desenvolvimento (no decorrer da vida, sem lesão cerebral), questões neurogênicas (após lesão cerebral) ou psicogênica (origem psicológica e/ou psiquiatrica), esta ligada a questão da área da fala, diferente de uma afasia.
Na literatura, podemos ver que pacientes com disfluência podem piorar sua disfluência (frequência das gagueiras) de acordo com as manifestações linguisticas, por isso, em terapia em alguns momentos é trabalhado a linguagem para observar a melhora na disfluência.
Tudo depende da avaliação deste paciente, tanto com exames neurológicos e uma avaliação completa de linguagem e fala, com o fonoaudiólogo para entender a origem da disfluência e as questões de linguagem.
Oi, sim existe esta possibilidade, o ideal é procurar um médico, fazer os exames e começar o tratamento alopático, mas eu também sugiro que você faça um tratamento complementar 100% natural e reconhecido pelo SUS que é o Reiki, pois ele reduz os efeitos colaterais e potencializa o seu tratamento.
Sim. É possível. E como psicóloga oriento o paciente a fazer psicoterapia pois trabalhar estados de ansiedade, por exemplo, pode ajudar no tratamento como um todo. Deste modo, trabalha-se a integralidade em saúde.
sim, é possível, se for recomendo analisar a questão emocional que pode ser a causa do problema
Sim, existem formas de afasia que são intermitentes ou inconstantes. Esta condição é conhecida como afasia progressiva e pode ser causada por lesões cerebrais, doenças neurodegenerativas ou distúrbios vasculares. Esses pacientes podem experimentar mudanças na fluência da fala ao longo do tempo, alternando entre períodos de falar sem dificuldades e períodos de dificuldades na fala. É importante que esses pacientes recebam avaliação e tratamento adequados para ajudá-los a maximizar sua capacidade de comunicação.
Olá!
Existe sim algumas possibilidades.
É preciso mais informações para orientar você melhor, entretanto, se você já tem esse diagnóstico, recomento fortemente que busque novamente seu médico especialista. Porém, caso você não tenha esse diagnóstico clínico e tenham sido descartadas possibilidades orgânicas, você pode estar com problemas psicossomáticos que podem ser tratados com hipnoterapia integrada. Caso você tenha o diagnóstico e esteja em tratamento, agregar hipnoterapia também ira ajudar no tratamento. Em casos de dificuldades psicológicas, pode acontecer sim devido a traumas emocionais que disparam esse tipo de reação, nesse sentido, a hipnoterapia é uma excelente alternativa para você resolver o problema
Sim, existem formas intermitentes ou inconstantes de afasia. A afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de uma pessoa compreender, expressar ou expressar a linguagem. Essa condição pode se manifestar de diferentes maneiras, e a gravidade dos sintomas pode variar de nível a grave.

A afasia pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo a natureza da lesão cerebral subjacente e a causa da afasia. Em alguns casos, um paciente com afasia pode apresentar sintomas que variam de intensidade ao longo do tempo.