existem exames para diagnosticar a sindrome de asperger?

4 respostas
existem exames para diagnosticar a sindrome de asperger?
O diagnóstico de qualquer doença psiquiátrica deve ser feito por medico de preferência com especialização em psiquiatria após minuciosa história, exame físico completo, história familiar e realização de uma rotina de exames complementares básicos para excluir outras patologias. Teste com neuropsicólogo não fornece diagnóstico e isso é exercício ilegal da medicina. No entanto, sao testes muito Importantes para quantificar as funcoes psíquicas.
Dito isso, cada vez mais se avança na pesquisa de biomarcadores de pacientes com autismo e espectro autista, de forma que já existem alguns testes com grande potencial de uso como a avaliação dos potenciais anti sacádicos oculares , a inibição pre pulso e a pesquisa de grupos enzimáticos alvos como a IDO.
Embora estes exames sejam feitos apenas para pesquisa, num futuro próximo deverão ser incorporados no diagnóstico.
A disposição
Prof david

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnostico é eminentemente clínico e preconiza-se que seja feito de forma multidisciplinar, depois da idade de 3 anos. Normalmente os neuropediatras, pediatras, neurologistas, psiquiatras que estiverem suspeitando se determinado paciente é autista pedem exames, como o de neuroimagem, eletroencefalograma, exame de sangue, com intuito não de fechar um diagnostico de autismo ou de Síndrome de Asperger, mas de descartar outras patologias de base orgânica, como as encefalopatias, problemas neurológicos causados por hipóxia no período perinatal, por exemplo, que podem levar a um quadro de retardo mental. Quando não existe nenhum quadro orgânico de base, que justifique os sintomas apresentados pelo paciente e estes são compatíveis com diagnóstico de autismo, pode-se fazer essa hipotese e acompanhar a evolução do quadro. O importante é não abrir mão de confiar em uma boa equipe de profissionais para o tratamento.
Boa tarde
O diagnóstico para o Transtorno de Asperger é primordialmente realizado pelo Psicólogo ou Psicanalista. O profissional pode, na consulta, avaliar através da coleta de dados do paciente, da história de vida, dos hábitos e de uma observação clínica e apurada, se há a possibilidade de Asperger ou Autismo . Os exames neurológicos não são a 1a opção para um diagnostico, neste caso.
Síndrome de Asperger na nova classificação do DSM-V é considerado como autismo leve ou de auto desempenho. Algumas características são marcantes no ponto de vista emocional, comportamental e cognitivo. Os autistas de auto-desempenho apresentam altas habilidades em algum interesse específico e geralmente apresentam inteligência bem acima da média. Porém, a vertente relacionamento social é bastante prejudicada . Para um diagnóstico mais adequado a avaliação neuropsicológica é bastante recomendada pelos médicos, uma vez que cabe ao Neuropsicólogo e Psicólogo o uso exclusivo de testes psicológicos para mensurar habilidades cognitivas e inteligência em suas variedades.

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Angélica Aguiar

Angélica Aguiar

Psicopedagogo

Sorocaba

Gelaine Souza

Gelaine Souza

Psicopedagogo

Magé

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.