Existem dietas preferenciais para tratar a esteatose hepática? O jejum intermitente tem algum valor?

3 respostas
Existem dietas preferenciais para tratar a esteatose hepática? O jejum intermitente tem algum valor?
Sim, há abordagens alimentares específicas que podem ajudar no tratamento da esteatose hepática (fígado gorduroso). A esteatose está fortemente associada a fatores como resistência à insulina, obesidade, sedentarismo e consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e carboidratos refinados.
Para tratar a esteatose hepática, priorize uma dieta equilibrada, como a mediterrânea, rica em alimentos integrais, gorduras saudáveis, frutas, vegetais e pobre em carboidratos refinados, açúcares, álcool e gorduras trans. A perda de 5-10% do peso corporal é essencial, e o jejum intermitente pode ser uma estratégia útil para melhorar a resistência à insulina e reduzir a gordura no fígado, desde que seja bem planejado e adequado ao paciente. Além disso, a prática de exercícios regulares potencializa os resultados. Sempre consulte um nutrólogo ou nutricionista antes de iniciar mudanças significativas na dieta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Agnes Cohen Lisboa
Nutrólogo, Médico clínico geral
São José dos Campos
O principal tratamento da esteatose hepática é a perda de peso. O jejum intermitente pode ser uma estratégia para reduzir a quantidade de calorias ingeridas, porém se não trouxer deficit calórico, não tem maior benefício que outras estratégias. Procure um profissional para lhe auxiliar nesse processo pois a esteatose hepática se não tratada pode ocasionar a cirrose ao longo dos anos.
Esteatose hepática é uma condição que responde muito bem a mudança do estilo de vida (melhora da alimentação como um todo, deixar o sedentarismo, emagrecer) porem até agora não foi comprovado que um tipo de dieta específico contribui mais que outro. Nesse caso o importante é a adesão do paciente para que ele consiga se manter em uma alimentação saudavel por mais tempo possível. Vale a pena individualizar e ver o que se adapta melhor a sua rotina e corrigir os erros que você cometia anteriormente que te levaram a ter gordura no figado!

Especialistas

Ingrid Paz Araújo

Ingrid Paz Araújo

Gastroenterologista

São Luís

Isabela Carvalhinho Carlos de Souza

Isabela Carvalhinho Carlos de Souza

Gastroenterologista

São Paulo

Vanessa de Castro

Vanessa de Castro

Gastroenterologista

Niterói

Aline Bittencourt

Aline Bittencourt

Nutricionista

Rio de Janeiro

Maria Eduarda Vivan

Maria Eduarda Vivan

Nutricionista

Florianópolis

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 173 perguntas sobre Esteatose hepática
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.