Existem atualmente alguma droga aprovada ou ensaios clínicos em andamento que possa retardar ,paralisar

3 respostas
Existem atualmente alguma droga aprovada ou ensaios clínicos em andamento que possa retardar ,paralisar ou limpar os neurônios das placas amiloides?
Olá. Os neurônios localizados nas placas amiloides já estão mortos. As placas são compostas pelo peptídeo beta-amilóide 42, em forma de polímero insolúvel no centro, com restos neuronais com emaranhados neurofibrilares intracelulares na periferia.

Não existe nenhum medicamento comprovadamente eficaz para retardar a progressão da doença. O peptídeo beta-amilóide causa a hiperfosfororilação de uma proteína chama Tau que forma emaranhados nos neurônios levando à sua morte.

A Memantina, por atuar como antagonista de receptores Glutamatergicos NMDA, pode freiar um processo chamado neuroexcitoxicidade que contribui para a morte celular. Por este motivo, tal droga é administrada na fases moderada e avançada da doença, independentemente da resposta do paciente, visando neuroproteção. Tal proteção não foi ainda totalmente comprovada. É uma possibilidade que temos.

Sugiro que procure um Médico Neurologista para maiores esclarecimentos.

Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
Nas últimas décadas 99% dos medicamentos para doença de Alzheimer falharam na progressão da doença.
Em andamento na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, estudam o bloqueio da produção de uma proteína chamada Step- importante para formação das placas e inflamatória. Em fase de teste ainda sem nome.
Israel e França estão estudando o fato de que alguns quimioterápicos para o câncer produzem melhora da cognição já que bloqueiam a resposta inflamatória excessiva que há no cérebro no Alzheimer- o quimioterápico reduziria os linfócitos- que são responsáveis pela inflamação. Os testes realizados foram para memória com melhora expressiva. A fase de estudos está em humanos sem divulgação do nome.
Alemanha tem um tratamento à base de fitoterápicos - em fase de teste em humanos. o objetivo deles é retardar a doença. Fitoterápicos não divulgados
Nos EUA, USP São Paulo e italianos estudam estimulação por ressonância magnética profunda. Estudos são controversos

Espero ter ajudado!
Como foi bem explicado anteriormente por dois Neurologistas, ainda não se tem bons medicamentos quando pensamos em cura para o Alzheimer. O uso de psicotrópicos pode ser excelente recurso para as alterações comportamentais. Porém há outras alternativas que, aliadas a medicação disponível, ajuda a "atrapalhar" a evolução da doença. Estudos importantes tem mostrado os benefícios da atividade física, melhorando a oxigenação corporal e cerebral. Também a terapia ocupacional e exercícios de estimulação cognitiva tem demonstrado excelentes resultados quanto a manutenção dos pacientes em estado de maior autonomia e funcionalidade. Pode-se assim adiar a a evolução da doença e suas consequentes complicações.

Especialistas

Agabio Diogenes Pessoa Neto

Agabio Diogenes Pessoa Neto

Neurologista

Natal

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Karin Correa

Karin Correa

Neurologista

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.