Existem algumas emoções que só consigo sentir durante sonhos, quando a situação vivida durante o son

20 respostas
Existem algumas emoções que só consigo sentir durante sonhos, quando a situação vivida durante o sonho desperta essas emoções como paixão, felicidade, entusiasmo, tristeza. No entanto, na vida real, desde a adolescência parece que eu vivo num constante estado de indiferença emocional onde não consigo sentir realmente alegria ou tristeza mesmo em casos extremos como perder alguém próximo. Pode ser característica de alguma doença?
Lamento ouvir que você está passando por essa experiência emocional. A condição que você descreve, na qual há dificuldade em sentir emoções intensas na vida real, é conhecida como anedonia. A anedonia pode ser um sintoma de várias condições, incluindo: depressão, transtorno de personalidade esquiva, transtornos de ansiedade, outras condições médicas como distúrbios hormonais ou neurológicos, podem afetar a regulação emocional. Essa condição geralmente é fácil de resolver. Vem conversar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50

O sonho é uma via de satisfação de desejos inconscientes e ao dormir, em estado de relaxamento as defesas diminuem e por consequência sonhamos e damos vasão ao que às vezes não está podendo se manifestar de outras formas. O quadro citado pode ter se desenvolvido e se intensificado devido a vivências de sua vida que foram vividas e interpretadas por você de tal forma que essas emoções não são mais experenciadas naturalmente no dia a dia, mas somente nos sonhos, criando "bloqueios". O interessante é poder ter um acompanhamento psicológico no momento, ainda mais após ter identificado o quadro como mencionado, pois assim o profissional pode auxiliar no entendimento do que foi acontecendo desde a adolescência para que as vivências das emoções fossem evoluindo para serem vivenciadas somente dessa forma. Trata-se de um estado emocional que pode ser trabalhado evoluindo para novas saídas.
Olá, os sonhos podem ser um espaço onde a mente encontra para explorar os sentimentos e situações de maneira diferente do que é vivido durante o dia, buscando experimentar aquilo que esta sendo reprimido de alguma forma pela mente consciente.
A ausência de emoções intensas na vida real, especialmente nas situações em que normalmente deveríamos sentir alegria ou tristeza, é algo que merece ser explorado. Cada pessoa é única, e a forma por trás de cada experiência pode variar, mesmo assim, o importante é que você esta percebendo estas diferenças e buscando compreender mais sobre elas. Eu recomendo que você leve essas observações a um profissional que pode te ajudar e muito cuidado com diagnósticos na internet.
Olá! Para a psicanálise os sonhos têm relação com nossos traumas e desejos inconscientes, tendo um conteúdo manifesto (que aparece no consciente) e um conteúdo latente (inconsciente), talvez por questões das suas vivências você tenha "camuflado" as emoções para si e os únicos momentos em que elas aparecem são durante os sonhos que têm função de simbolização, trazendo o que é real no indivíduo como descarga, diante disso, aconselho que busque um psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, a interpretação das narrativas dos seus sonhos e consequentemente as questões inconscientes atreladas á eles. Espero que ter ajudado, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
O que você está descrevendo pode estar relacionado a uma condição conhecida como anedonia, que é a incapacidade de sentir prazer ou alegria em atividades que normalmente seriam consideradas agradáveis. Também pode estar relacionado a um estado de despersonalização ou desrealização, onde a pessoa sente uma desconexão de suas emoções e do mundo ao seu redor.

Esses sintomas podem ser indicativos de diversas condições, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), ou outros transtornos psicológicos. A sensação de indiferença emocional pode ser debilitante e impactar significativamente a qualidade de vida.

Para entender melhor o que está acontecendo e obter um diagnóstico adequado, é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem realizar uma avaliação completa e oferecer um plano de tratamento adequado, que pode incluir terapia, medicação ou uma combinação de ambos.

Além disso, compartilhar essas experiências e sentimentos com um terapeuta pode ajudar a explorar as possíveis causas e desenvolver estratégias para lidar com essa indiferença emocional e melhorar seu bem-estar geral. Não hesite em buscar ajuda, pois é o primeiro passo para encontrar alívio e compreensão para o que você está vivenciando.

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Existe várias condições que podem explicar os sintomas relatados. Uma delas é o transtorno depressivo, especialmente a depressão atípica ou a distimia, onde a pessoa pode experimentar uma espécie de "entorpecimento" emocional. Tal condição também pode ser explicado por uma possível anedonia, que é a incapacidade de sentir prazer nas atividades cotidianas e pode ser um sintoma de depressão ou de outros transtornos, como o transtorno de estresse pós-traumático. As sensações de indiferença podem estar associada ao transtorno de despersonalização, em que a pessoa se sente desconectada de seus próprios sentimentos e do mundo ao seu redor.

Porém, é importante ressaltar que esses são apenas exemplos de condições que podem estar relacionadas aos sintomas descritos. O diagnóstico exato só pode ser feito por um profissional de saúde mental, que considerará todo o contexto da sua experiência.

Se isso está afetando sua qualidade de vida, recomendo fortemente que procure um psicólogo para uma avaliação mais detalhada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
O que você parece descrever é anedonia, é interessante investigar se está é a sua forma basal de sentir ou como isso foi surgindo em sua vida. E sobre o aparente surgimento de emoções vividas durante os sonhos o uso de substâncias (lícitas e ilícitas) pode acentuar estes sentimentos durante o sono. Os sonhos também são uma porta do inconsciente então é difícil ter uma resposta rápida sem conhecer sua história de vida.
Sua experiência não precisa necessariamente ser enquadrada em um diagnóstico ou chamada de doença. Sentir-se insatisfeito com nossa reação emocional às coisas é algo genuíno e nos caracteriza como humanos. Um processo terapêutico pode ser a possibilidade de você descobrir novas formas de sentir e mudar sua relação com o mundo. Fico à disposição!
Acredito que o primeiro passo para responder aos seus questionamentos, que parecem trazer prejuízos emocionais, caso ainda não tenha feito, são exames clínicos. Doenças como hipotireoidismo podem ter sintomas semelhantes ao de depressão, por exemplo. Uma outra possibilidade, que pode ser visitada em uma psicoterapia, é algum trauma, algo que tenha te impedido de fazer contato com a dor e que pode ter como consequência, a falta de contato com outras emoções, que você encontra nos sonhos. Acredito que a psicoterapia será muito importante para que você encontre um lugar seguro de conexão consigo mesma e com a sua forma de estar no mundo.
Existem tantas possibilidades, variando entre o físico e o mental. O ideal seria procurar um médio e um psicólogo para que essa situação seja investigada.
Por exemplo, é possível que o que você está experimentando seja uma forma de anedonia, que é a incapacidade de sentir prazer ou emoção em atividades normalmente consideradas agradáveis. Esse estado de indiferença emocional, onde as emoções parecem ausentes ou embotadas, pode ser sintomático de várias condições psicológicas, como depressão, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou até certos transtornos de personalidade.
A depressão, como outro exemplo, frequentemente se manifesta como uma perda de interesse ou prazer nas atividades cotidianas e pode incluir sentimentos de apatia e desinteresse geral. No caso do TEPT, experiências traumáticas podem levar a um estado emocional embotado como um mecanismo de defesa, para evitar o sofrimento intenso associado às memórias traumáticas.
Outra possibilidade é o transtorno de despersonalização/desrealização, onde a pessoa se sente desconectada de suas próprias emoções e experiências, como se estivesse vivendo em um sonho ou observando sua vida de fora.
É importante destacar que esses são apenas exemplos e hipóteses baseadas em descrições gerais. A avaliação de um profissional de saúde mental é essencial para uma compreensão precisa do que está acontecendo com você. Um psicólogo ou psiquiatra pode conduzir uma avaliação completa, levando em consideração seu histórico pessoal, sintomas específicos e outras variáveis relevantes.
Um abraço!
Olá. Sim, pode ser. Não deixe se arrastar mais ainda esse estado de apatia que voce descreve por mais tempo, pois além de você não ter qualidade de vida satisfatória , esse estado em não sendo tratado adequadamente por um psicólogo e psiquiatra( dependendo de uma boa anamnese de seu caso), ele tende a se agravar com o tempo. Portanto busque ajuda de um profissional de saúde mental. Isso que você sente é absolutamente tratável e com índices altíssimos de êxito.
Olá. É recomendável fazer avaliação psicológica e/ou psiquiátrica e analisarem juntos, cautelosamente, sobre o que pode se tratar.
O que você descreveu sobre sentir emoções intensas apenas durante os sonhos e se sentir emocionalmente indiferente na vida real é algo que merece atenção e compreensão.

As emoções são complexas e podem ser influenciadas por muitos fatores, incluindo nossas experiências passadas e presentes, nossos pensamentos e como lidamos com nossas emoções. O fato de você estar percebendo essa diferença entre seus sonhos e sua vida cotidiana é um passo importante para entender melhor suas emoções.

Conversar com um psicólogo pode ajudar a explorar essas experiências de forma mais profunda e encontrar maneiras de se reconectar com suas emoções no dia a dia. O objetivo da terapia é fornecer um espaço seguro para você expressar e entender suas emoções, além de desenvolver estratégias para lidar com elas de maneira saudável.

Se sentir que essas emoções estão afetando sua qualidade de vida, procurar ajuda pode ser um passo valioso. Estou aqui para apoiar e ajudar você nesse processo, se decidir avançar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
Olá! Sintomas muito parecidos com Anedonia, porém sugiro procurar ajuda psicológica para uma avaliação. Importante a coleta de mais informações para esclarecimento daquilo que te causa angústia.
Sim, este quadro de apatia pode sinalizar algum transtorno psiquiátrico como depressão etc, precisa ser investigado.
Aplico testes faço anamnese para um diagnóstico preciso
Quanto aos sonhos a terapia vai ajuda-la a compreender sua história de vida. Recalques, traumas , seus mecanismos de defesa etc, a terapia no seu caso é fundamental
Olá, como tem passado?
Importante tal qual pesquisar qual suposto transtorno seria, é procurar um(a) psicólogo(a) para falar sobre essa indiferença e o que ela significa em sua vida. Pelo visto existe uma comparação com intensidades de emoções, as dos sonhos e as da vida real, importante falar sobre como foi a adolescência e como lida com situações extremas.
Espero ter ajudado, procure um(a) psicólogo(a), será um percurso interessante para elaborar essas questões que nos trouxe e te acompanham desde a adolescência.
Olá, seria importante ouvi-lo, saber um pouco a sua história e entender como essas emoções foram reduzindo internamente. Provavelmente o peito deve estar com pouquíssima mobilização, o que chamamos de encouraçamento na terapia reichiana, sendo uma forma de defesa do organismo, mas que há formas de afrouxar essa couraça ao ponto do paciente começar a entrar em contato com a suas emoções e tendo espaço para expressá-las ou descarregar essa emoções.
Caso haja interesse, posso explicar melhor a respeito.

Espero ter ajudado.
Abraço
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 220
Para a psicanálise, consideramos que os sonhos são uma via importante para acessar o inconsciente, onde emoções e desejos reprimidos podem se manifestar de maneira mais livre. O fato de você experimentar emoções intensas apenas nos sonhos pode indicar que há sentimentos e conflitos internos que estão sendo reprimidos ou não totalmente acessados na sua vida consciente.

Sentir-se emocionalmente indiferente na vida cotidiana, ao ponto de não experimentar alegria ou tristeza mesmo em situações extremas, pode ser um sinal de uma condição psicológica que merece atenção. Algumas possíveis explicações incluem:

Um profissional pode ajudá-lo a explorar suas experiências e emoções. Com a terapia, você pode começar a desvendar os possíveis motivos subjacentes para essa indiferença emocional e encontrar maneiras de reconhecer as suas emoções na vida cotidiana.

Buscar ajuda é um passo importante e corajoso. Com o suporte adequado, você pode começar a entender melhor suas emoções e encontrar caminhos para uma vida emocionalmente mais rica e satisfatória.
A dificuldade em sentir emoções intensas na vida real, enquanto você as experimenta durante os sonhos, pode estar relacionada a condições como despersonalização, desrealização, ou alexitimia, que dificultam o reconhecimento e a expressão das emoções. Do ponto de vista neurológico, alterações no cérebro e neurotransmissores podem também influenciar isso. Buscar a ajuda de um profissional de saúde mental pode ser útil para identificar a causa e aplicar técnicas, como a terapia cognitivo-comportamental, para melhorar a conexão com suas emoções.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270
Olá, durante os sonhos, as barreiras restritivas da mente se afrouxam, desta forma te permitem acessar emoções que estão bloqueadas no estado de vigília. Portanto, é do inconsciente que se trata, pois parece que você está intrigado com o que te acomete. Importante começar sessões de psicanálise para falar disto tudo, ajudará muito!