Existe uma quantidade mínima de sessões para o psicólogo(a) entender o problema e começar o tratamen

11 respostas
Existe uma quantidade mínima de sessões para o psicólogo(a) entender o problema e começar o tratamento para caso de Transtorno da personalidade Borderline ( Limítrofe)?
Olá. Em todos os tratamentos precisamos saber, em detalhes, quais são as queixas e as demandas do(a) paciente. É fundamental que tenhamos acesso às vivências pelas quais ele(a) passou. Essas informações nos servirão de base para um entendimento sobre a vida dessa pessoa, para podermos atendê-la com mais propriedade, mais assertividade. Mas, o tratamento se inicia desde o primeiro dia de atendimento.

Olá! Não, pois para a psicanálise as construções possíveis sobre o caso, intervenções, interpretações se dão a partir da transferência (relação de confiança que o paciente constrói com o profissional), diante disso, não é possível definir um período exato porque trata-se de um tempo subjetivo, do inconsciente do indivíduo em questão e não do tempo cronológico. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Olá! Não acredito que exista um número certo, pois isso irá depender da construção de confiança com o profissional e do desenvolvimento individual de cada paciente durante as sessões. Porém, o acompanhamento terapêutico irá englobar diversos assuntos e demandas, então é preciso entender o tempo para elaborar e entender cada uma dessas questões. Fico a disposição e espero que tenha te ajudado!
Olá, creio que não existe um número mínimo de sessões para o psicólogo entender e começar o tratamento do Transtorno da Personalidade Borderline (TPB), pois isso varia conforme a complexidade dos sintomas e a história de cada paciente. Geralmente, as primeiras 3 a 5 sessões são dedicadas à avaliação, onde o terapeuta coleta informações sobre a vida do paciente, sintomas e padrões de comportamento. No TPB, a construção de uma relação de confiança entre paciente e terapeuta é fundamental, o que pode levar algum tempo.
A resposta curta é: não há uma quantidade mínima definida de sessões para iniciar o tratamento de um Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).

Pela minha experiência, percebo que é importante o terapeuta poder identificar os recursos pessoais e sociais do paciente, como habilidades de enfrentamento, apoio familiar e rede social, que podem ser utilizados durante o processo terapêutico. Assim o processo pode ser mais eficaz.

Existe ganho terapêutico, para o paciente, mesmo antes do início da terapia, nas sessões iniciais de entrevista ou de psicodiagnóstico. Ou seja, nesse período inicial pode ser estabelecido a base da relação terapêutica e proporcionar ao paciente os primeiros benefícios do processo. A redução da ansiedade e do sofrimento, são frequentemente relatados, ao se permitir falar sobre seus problemas com um profissional - efeito catártico.

Os benefícios obtidos nesse período podem ser um ponto de partida importante para o trabalho terapêutico mais aprofundado e podem ser um fator motivacional significativo para a continuidade do tratamento.

Em resumo:

Não existe uma fórmula determinada com a duração do tratamento para TPB (Transtorno de Personalidade Borderline). O processo é individualizado e depende de diversos fatores.

> O mais importante é buscar um profissional qualificado e estabelecer uma relação terapêutica sólida. Com paciência, dedicação e o apoio de um bom terapeuta, é possível alcançar resultados significativos e melhorar a qualidade de vida.

Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Primeira entrevista psicológica - R$ 280
Não é possível definir um tempo cronológico exato para colher as informações necessárias para se trabalhar o caso por se tratar da construção de uma relação de confiança estabelecida entre paciente e terapeuta. Em psicoterapia , esse tempo é subjetivo.
Olá!
Não existe uma quantidade mínima e nem máxima para nenhum tipo de tratamento. Cada caso depende da demanda e das necessidades do paciente, assim como é possível definir metas e hierarquias do quê carece de mais atenção no momento.
Caso seja o Transtorno de Personalidade Borderline, é possível focar nesta demanda e procurar atenuar ao longo do tratamento os sintomas que mais causam sofrimento.
Fico à disposição caso queira seguir em tratamento psicoterápico :)
Olá! Não existe uma quantidade exata de sessões para que o psicólogo defina qual será a melhor forma de tratamento para o paciente. Cada paciente tem as suas particularidades. Mas é sim, durante as primeiras consultas, que o psicólogo terá a oportunidade de entender o que acontece com o paciente, e então, propor o tratamento ou fazer encaminhamento necessário.
Não há tempo mínimo necessário para entender o problema, mas o tratamento já começa antes mesmo de sua chegada ao consultório, pois avaliamos a sua comunicação, respostas, ansiedade, pontualidade, etc., desde o primeiro contato. As primeiras sessões servem para avaliação e estabelecimento da relação terapêutica, e boa parte da duração do tratamento também depende da participação do paciente: quanto mais ativo ele for, melhores resultados são obtidos. Perceba que não há necessidade de cobrar resultados rápidos, mas sim duradouros e consistentes, que levem a uma vida plena e que valha ser vivida.
Olá! Cada abordagem trabalha de uma forma, algumas de uma maneira mais focada e outras de uma buscando entender a questão de uma forma mais ampla, mas, como os colegas já te responderam, não é possível determinar o número de sessões para se aproximar da sua questão, pois depende de muitos fatores. Além disso, não é interessante para o paciente que isso seja previamente fechado, pois poderia se colocar como uma barreira ao seu próprio tratamento, fazendo que aquilo que deveria te trazer benefícios possa piorar ou, pelo menos, te fazer perder um tempo importante. Estou à disposição! Um abraço.
"Olá! O tratamento tem início a partir do momento em que o paciente decide se comprometer com ele. A identificação do transtorno ocorre ao longo das sessões, por meio de uma análise cuidadosa, até que se possa chegar a um diagnóstico. A psicoterapia cognitivo-comportamental atua diretamente na raiz da questão, trabalhando para tratar as crenças limitantes. Espero ter ajudado e estou à disposição para qualquer dúvida! Um abraço."
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150