Existe um acontecimento no meu passado que me faz muito mal e não consigo esquecer. O pensamento diário

14 respostas
Existe um acontecimento no meu passado que me faz muito mal e não consigo esquecer. O pensamento diário desse acontecimento pode ser o motivo da depressão ? Ou a depressão faz com que eu problematize esse acontecimento ?
Há vários fatores que predispõe o indivíduo a depressão, dentre eles, biológicos; hereditários; cognitivos, como extremismo, rigidez, perfeccionismo, pessimismo, déficit em habilidades de resolução de problemas; fatores ambientais e contingenciais, como problemas e crises vitais; fatores de personalidade, como introversão; estados subjetivos de desamparo e desesperança, dentre outros. Pode ser que você já tinha algum desses fatores presentes que colocava você um uma condição maior de vulnerabilidade ao desenvolvimento da depressão. Esse evento que ocorreu pode ter sido o fator que desencadeou a doença. Uma vez instalado o transtorno depressivo ocorre uma tendência aumentada a aplicar um viés negativo no processamento das informações, uma vez feita uma interpretação negativa, há uma tendência a resistir à desconfirmação de sua interpretação negativa inicial ou o reconhecimento de interpretações alternativas, resultando em uma queda no humor que leva a mais interpretações negativas.

As duas opções apresentadas são possíveis, um trauma vivido e não superado pode acarretar novos transtornos, assim como a depressão rebaixa o humor, fazendo com que a sua percepção de si , do mundo e do futuro seja bastante negativa.
Aconselho procurar ajuda de um profissional de psicologia
para analisar toda a complexidade da sua história e ajudar com o tratamento adequado.
Acontecimentos do passado podem não ser esquecidos, mas podem ser superados, de forma que possa ser uma base condicionadora para não mais se ver na mesma situação novamente. É possível que você esteja se sentindo triste com o ocorrido e não se perdoe por ter permitido acontecer com você. Mas tristeza não é depressão. Seria necessário uma avaliação profissional que diagnostique uma possível depressão. Mas, com certeza, esse pensamento insistente, pode sim lhe deixar cada vez mais introspectiva. Há de se avaliar o tempo que esse seu problema ocorreu e desde quando você começou a se sentir assim, pois muitos são dos fatores que caracterizam a depressão.
É importante você falar sobre esse acontecimento e ter alguém que escute, que possa te acompanhar em uma investigação a cerca dos desdobramentos dessa marca na sua história de vida. Apesar de vir seu passado, essa marca pode de alguma maneira estar relacionada ao que você vive no momento, e que agora parece surgir, como uma queixa de depressão. Como o colega acima sugeriu, procure um/a psicólogo/a ou psicanalista para tentar elaborar essa questão. É preciso entender melhor a sua demanda. Esse processo pode ter início através de uma entrevista ou algumas entrevistas com um profissional qualificado para você poder decidir com calma se você quer iniciar uma psicoterapia/análise.
Você já parece estar dando a resposta. Mesmo que este acontecimento tenha se dado no passado, você está dizendo que este te faz muito mal, está presente. Acredito na importância de que isto seja colocado em palavras. Busque um lugar que possa falar e ser ouvida, que possa compreender como e porque está lembrança vem sendo vivificada e continua tão presente na sua vida e sendo a possível causa desse sintoma depressivo.
Penso que, no momento que você viveu essa experiência dolorosa no passado, talvez você ainda não tinha recursos para lidar com ela, e não foi possível dar um sentido para o que aconteceu. Dessa forma, a angustia que você sentiu no passado continua se manifestando no seu momento atual em forma de tristeza e inquietação, que não necessariamente é uma depressão, mas, que está dando sinais de que algo precisa ser olhado. É importante que você possa falar sobre essas questões com um profissional no intuito de tentar compreender o que lhe angustia, e ao seu modo encontrar formas de lidar e superar essa experiência do passado.
Olá! Em especial o segundo caso tende a ser mais enfático quanto ao quadro da depressão.

Essas cenas que se fixam no humor deprimido são normalmente estereotipadas e acabam fazendo a manutenção dessa linha de humor.

Buscar o sentido de estar vivendo esse humor pode ser um bom caminho para superar isso.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Se está presa em um determinado acontecimento pode ser interessante buscar um auxílio visando buscar os motivos pelo qual tal fato ainda continua tão vivo em sua vida. Procure um/a psicólogo/a ou psicanalista pois certamente esses profissionais poderão te ajudar a elaborar tal questão, proporcionando um destino de seja diferente desse que você se queixa.
Isso pode ser melhor entendido em terapia, pois pode ocorre dessas duas formas... quando se olha muito para o passado doloroso caímos no mesmo sentimento de angústia e tristeza, que pode gerar pensamentos recorrentes de infelicidade.
A depressão pode esta ligado que vivido como também esta relacionado as questões genéticas. Importante que voce saiba que tem tratamento. A psicoterapia pode contribuir muito na sua melhora. Busque ajuda!
Bom dia! Sua descrição faz sentido sim! Uma situação ocorrida pode ser traumatizante e por isso trás consequências emocionais. O ideal para aliviar seu sentimento e poder lidar melhor com o ocorrido no passado e o que faz com que se estenda aos tempos atuais é o processo de psicoterapia. Fará bem a você!
Ambas as situações podem ocorrer. De repente um Transtorno de Estresse Pós Traumático está instalado aí e o faz sentir-se confuso em relação ao que sente. É aconselhável enfrentar essa situação para que você consiga seguir seus dias sem essas lembranças que tanto lhe causam mal e te deixam nesse quadro depressivo.
Então, quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Brincadeira a parte hoje se sabe que a depressão trata-se de um desequilíbrio na química cerebral que pode sim ser desencadeada por uma situação problema. No entanto eh necessário que a pessoa tenha uma predisposição para depressão, daí o evento pode sim desequilibrar a química cerebral levando a pessoa a depressão. A situação traumática em si eh neutra, outra pessoa poderia por exemplo desenvolver ansiedade, pânico, etc. Tudo depende da nossa vulnerabilidade.
Prezado(a) paciente, a sua fixação neste evento traumático é o problema. Se você acredita ter depressão é preciso efetuar acompanhamento psicoterápico.
Reviver traumas sem o correto direcionamento pode agravar ou deflagar emoções negativas como baixa autoestima, medo, raiva, mágoas, entre outras, e em paralelo, gerar um quadro depressivo.
Não tema ou se envergonhe de recorrer à psicoterapia, nela será possível revisar, analisar e identificar gatilhos negativos e assim, encontrar soluções enquanto você mesmo compreende como esses gatilhos foram criados e se percebe como alguém muito além desses eventos.